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Secretaria de Educação de Caraguatatuba promove palestra sobre Competências da Base Nacional Comum Curricular
Secretaria de Educação de Caraguatatuba promove palestra sobre Competências da Base Nacional Comum Curricular
Professores, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos dos municípios do Litoral Norte – Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba – participaram de palestra sobre as 10 competências gerais que orientam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na noite de terça-feira (26/06), no Teatro Mario Covas.
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba trouxe a jornalista Anna Penido, especializada em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA, em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia (EUA), em Iniciação à Liderança Avançada pela Universidade de Harvard (EUA) e diretora do Instituto Inspirare, que abordou e aprofundou cada um dos temas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório Cultural; Comunicação; Cultura Digital; Trabalho e Projeto de Vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; e Responsabilidade e cidadania.
De acordo com a palestrante, o processo de construção da BNCC define o conjunto de conteúdo essencial para os alunos de todo o Brasil, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais previsto na Constituição Federal, em seu artigo 210, bem como nos artigos 9º e 26 da Lei de Diretrizes e Bases, nas Diretrizes Curriculares e no Plano Nacional de Educação.
“Que pessoas queremos formar? Que sociedade queremos construir? Temos que alcançar uma formação e um desenvolvimento global para a construção de uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária. Não adianta termos conhecimento, somente. Habilidade, atitude, valores universais (liberdade, justiça, generosidade, amor, paz, solidariedade e honestidade) são fundamentais na estruturação da Base Nacional Comum Curricular”, apontou Anna Penido.
Para ela é preciso ensinar o aluno a buscar conhecimento já que, atualmente, há muita informação, sendo muitas delas falsas. Também resgatar a curiosidade intelectual, fazer com que as crianças e adolescentes pensem no que estão aprendendo e se aprofundem nos estudos e nos saberes.
“Devemos estimulá-los a fazer perguntas, a expandir os referenciais quanto a religião, novas culturas, grupos étnicos, a transitarem em diferentes ambientes e incentivar o diálogo e, principalmente, a ter a capacidade de escutar o outro. Ajudá-los a desenvolver uma consciência global, socioambiental para que possam saber resolver problemas e conflitos”, destacou.
Ela também chamou a atenção para o resgate da autoestima dos estudantes, do senso de apreciação e autoconhecimento. “Eles terão que se organizar internamente para alcançar metas e concretizar sonhos. Para isso, é preciso que tenham autoconfiança, perseverança e saibam encarar a mudanças de rota no decorrer da vida”, afirmou.
Ao concluir a explanação, Anna Penido disse que para que todas as competências sejam implementadas é necessário que a escola seja um espaço de aprendizagem democrático, onde o educando seja o sujeito e o protagonista da aprendizagem. “A escola tem que ter foco nas necessidades, possibilidades e interesses dos estudantes, afinada com os desafios da sociedade contemporânea”, concluiu.
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