Pesquisar No Site
Secretaria de Educação de Caraguatatuba promove palestra sobre Competências da Base Nacional Comum Curricular

Secretaria de Educação de Caraguatatuba promove palestra sobre Competências da Base Nacional Comum Curricular

#PraCegoVer: Plateia do Teatro Mario Covas com aproximadamente 600 pessoas entre homens e mulheres. No palco a palestrante Anna Penido fala ao microfone. (Foto: JC Curtis/PMC)
Professores, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos dos municípios do Litoral Norte – Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba – participaram de palestra sobre as 10 competências gerais que orientam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na noite de terça-feira (26/06), no Teatro Mario Covas.
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba trouxe a jornalista Anna Penido, especializada em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA, em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia (EUA), em Iniciação à Liderança Avançada pela Universidade de Harvard (EUA) e diretora do Instituto Inspirare, que abordou e aprofundou cada um dos temas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório Cultural; Comunicação; Cultura Digital; Trabalho e Projeto de Vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; e Responsabilidade e cidadania.
De acordo com a palestrante, o processo de construção da BNCC define o conjunto de conteúdo essencial para os alunos de todo o Brasil, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais previsto na Constituição Federal, em seu artigo 210, bem como nos artigos 9º e 26 da Lei de Diretrizes e Bases, nas Diretrizes Curriculares e no Plano Nacional de Educação.
“Que pessoas queremos formar? Que sociedade queremos construir? Temos que alcançar uma formação e um desenvolvimento global para a construção de uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária. Não adianta termos conhecimento, somente. Habilidade, atitude, valores universais (liberdade, justiça, generosidade, amor, paz, solidariedade e honestidade) são fundamentais na estruturação da Base Nacional Comum Curricular”, apontou Anna Penido.
Para ela é preciso ensinar o aluno a buscar conhecimento já que, atualmente, há muita informação, sendo muitas delas falsas. Também resgatar a curiosidade intelectual, fazer com que as crianças e adolescentes pensem no que estão aprendendo e se aprofundem nos estudos e nos saberes.
“Devemos estimulá-los a fazer perguntas, a expandir os referenciais quanto a religião, novas culturas, grupos étnicos, a transitarem em diferentes ambientes e incentivar o diálogo e, principalmente, a ter a capacidade de escutar o outro. Ajudá-los a desenvolver uma consciência global, socioambiental para que possam saber resolver problemas e conflitos”, destacou.
Ela também chamou a atenção para o resgate da autoestima dos estudantes, do senso de apreciação e autoconhecimento. “Eles terão que se organizar internamente para alcançar metas e concretizar sonhos. Para isso, é preciso que tenham autoconfiança, perseverança e saibam encarar a mudanças de rota no decorrer da vida”, afirmou.
Ao concluir a explanação, Anna Penido disse que para que todas as competências sejam implementadas é necessário que a escola seja um espaço de aprendizagem democrático, onde o educando seja o sujeito e o protagonista da aprendizagem. “A escola tem que ter foco nas necessidades, possibilidades e interesses dos estudantes, afinada com os desafios da sociedade contemporânea”, concluiu.
Veja Também Recentes

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro

GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Indaiá
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba efetuou a prisão de homem e apreensão de drogas na última terça-feira (25), no bairro Indaiá. De acordo com a ocorrência, uma equipe da Guarda Civil realizava um patrulhamento preventivo pela região quando se deparou com um indivíduo que demonstrou nervosismo ao presenciar a

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área