Pesquisar No Site

Prefeitura e Judiciário visitam núcleos do Programa de Regularização Fundiária

Publicado em: 14/06/2018
06_14 Vistoria núcleos urbanos informais 1
Prefeitura e Judiciário visitam núcleos do Programa de Regularização Fundiária

#PraCegoVer Dentro do ônibus, o juiz Ayrton Vidolin, de pé, conversa com o prefeito e com os demais presentes, todos sentados em suas poltronas. (Foto: Claudio Gomes/PMC)

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, e o Juiz de Direito da 1ª Vara Cível de Caraguatatuba, Ayrton Vidolin Marques Júnior, fizeram hoje (14/06) uma diligência para vistoriar núcleos urbanos e loteamentos informais/clandestinos em diversos pontos da cidade.

Também acompanharam a ação o vice-prefeito e secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Campos Júnior; o secretário de Urbanismo, Ricardo Gaspar; o Secretário de Assuntos Jurídico, Sandro Albok; o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), Marcel Giorgetti, além de funcionários da Secretaria de Habitação e o responsável pelo Cartório de Registro de Imóveis do município, Diego Selhane Pérez.

O objetivo da diligência foi apresentar os núcleos habitacionais às autoridades diretamente envolvidas no programa de Regularização Fundiária da cidade, que, além de ser considerado o maior programa de regularização do Litoral Norte em andamento, é reconhecido pelo Governo Federal como referência em todo o país, na tramitação e emissão de títulos de propriedade.

Em um ônibus fretado, os integrantes da diligência visitaram as principais regiões onde estão os núcleos e loteamentos que ainda vêm sendo estudados para que possam ser integrados ao programa de regularização: Massaguaçu, Getuba, Cantagalo, Ponte Seca, Rio do Ouro, Gaivotas, Morro do Algodão, Travessão e Perequê Mirim.

Regiões Norte e Centro

No Massaguaçu, Região Norte, foi vistoriado o loteamento Vila Ricardo, cujo parcelamento irregular do solo está sendo estudado pela Divisão de Regularização Fundiária, juntamente com a SMAAP, para que seja iniciado o processo de regularização. Na mesma região, os loteamentos Sertão dos Tourinhos e Casa Branca Habitar já foram regularizados, somando 137 famílias beneficiadas.

Também na Região Norte, no Getuba, foram visitados os loteamentos Altos do Getuba Club e Jardim Santa Rosa, que também estão sendo estudados para que possam ser integrados ao programa.

Já o núcleo Coopervap, na mesma região, teve seu processo concluído na Secretaria de Habitação e será encaminhado ao Cartório de Imóveis para a conclusão, atendendo 182 famílias.

Na região central, foram visitados os núcleos Cantagalo e Ponte Seca. No Rio do Ouro, o grupo esteve nos loteamento Vila São Lourenço e Recanto Ana, passando pelo Núcleo Laurinda e pela Rua Projetada, que está sendo descongelada para fins de regularização.

Região Sul

No bairro Gaivotas, Região Sul, o grupo esteve nos Loteamentos Recanto Vanja 1 e 2. Também foram vistoriados dois núcleos do Morro do Algodão, Dona Jô e Belmiro Cabral, que já têm seus processos encaminhados ao cartório e, em pouco tempo, atenderão um total de 112 famílias.

A vistoria foi finalizada no Perequê Mirim, com a visita ao Balneário Maria Helena e aos núcleos Reinaldo Honório, Benedito Antunes, Jorgimar, Habitar Pegorelly e Orlando Alves de Souza.

Para o juiz Ayrton Vidolin, que durante todo o trajeto, procurou obter informações com funcionários da Secretaria de Habitação, a diligência foi muito proveitosa.

“Trabalhamos com papéis e desconhecemos as localidades das quais estamos tratando. Uma vistoria como essa nos abre os olhos porque nos faz conhecer de perto o problema. O acesso à realidade é essencial para desenvolvermos um bom trabalho”, explica.

O prefeito Aguilar Junior elogiou a iniciativa da Secretaria de Habitação. “Ações como essa ajudam a criar envolvimento entre todos os que participam do processo de regularização fundiária. Além disso, o encontro também proporciona a oportunidade alinharmos as informações sobre a questão. Otimiza os trabalhos e traz ganhos sociais, ambientais e urbanísticos”, explica.

Números

A expectativa, segundo a Secretaria Municipal de Habitação, é a entrega de pelo menos 6 mil títulos de propriedade. A estimativa foi apresentada com base nos pedidos de regularização fundiária que chegaram para análise dos técnicos.

Com os números, Caraguatatuba será a cidade do Brasil com melhor desempenho na regularização fundiária do Brasil, na relação títulos entregues/população.

“Isso é motivo de grande satisfação, pois esse programa proporciona às pessoas segurança jurídica, além de acesso a serviços de água e luz, entre outros benefícios”, disse o prefeito.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe mais de 1,5 mil pessoas para os Desafios e Travessias Aquamundo
Caraguatatuba recebe mais de 1,5 mil pessoas para os Desafios e Travessias Aquamundo

Um dos grandes eventos de maratonas aquáticas realizado em Caraguatatuba no último sábado (19) recebeu em torno de 1.600 pessoas, entre atletas e espectadores. O chamado “Desafios e Travessias Aquamundo” já é uma tradição entre os atletas e movimentou a Praia da Cocanha, na região Norte. Apesar da previsão de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/10/2024
5ª parcela do ISS Fixo e das taxas de licença da Prefeitura de Caraguatatuba vencem em 21 de novembro
5ª parcela do ISS Fixo e das taxas de licença da Prefeitura de Caraguatatuba vencem em 21 de novembro

A quinta parcela das seis do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba vence no dia 21 de novembro (quinta-feira) e a última, no dia 20 de dezembro. Os carnês online estão disponíveis para download no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 12/11/2024
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, filme Macoura chega às telas de Caraguatatuba no mês da Consciência Negra
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, filme Macoura chega às telas de Caraguatatuba no mês da Consciência Negra

No dia 23 de novembro (sábado), o Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (FUNDACC) em Caraguatatuba, recebe a aguardada estreia do filme “Macoura”, com direção de Gilda Brasileiro e co-direção de Rodrigo Pereira. O evento começa às 18h e conta com uma

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/11/2024
Prefeitura reforça limpeza da praia do Indaiá para garantir retirada de peixes mortos
Prefeitura reforça limpeza da praia do Indaiá para garantir retirada de peixes mortos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), reforçou o serviço de limpeza das areias da praia do Indaiá, onde desde o início da semana tem aparecido centenas de peixes mortos. A ação da Sesep visa garantir a limpeza e a segurança do grande número de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/11/2024
Com apoio da Polícia Ambiental, Prefeitura de Caraguatatuba impede tentativa de invasão em área pública
Com apoio da Polícia Ambiental, Prefeitura de Caraguatatuba impede tentativa de invasão em área pública

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, impediu a tentativa de invasão em uma área pública do bairro Massaguaçu nesta quarta-feira (13). A operação contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental. Os fiscais agiram prontamente para coibir o cercamento da área e degradação da mata ao

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 13/11/2024