Pesquisar No Site
Caraguatatuba capacita médicos do Programa Saúde da Família
Caraguatatuba capacita médicos do Programa Saúde da Família
Médicos do Programa Saúde da Família (PSF) de Caraguatatuba passaram por capacitação teórica e prática dentro das temáticas BLS – BASIC LIFE SUPORT (Suporte Básico de Vida), RCP – Reanimação Cardio Pulmonar Suporte Avançado de Vida, Síndrome Coronariana Aguda, Infarto Agudo do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca e AVE-Acidente Vascular Encefálico.
O curso, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, foi ministrado pelo médico Pedro Duccini Trindade, cardiologista da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e diretor e instrutor de Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS) pela American Heart Association.
O treinamento foi realizado no auditório da Secretaria de Educação e contou com a participação de 22 médicos do PSF. A Secretaria de Saúde informa que o objetivo é que os profissionais médicos estejam atualizados e capacitados para dar o melhor primeiro atendimento ao paciente que chegar na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), até que o Samu o transporte para uma referência adequada.
O coordenador de Urgência e Emergência, André Leandro, afirma que a capacitação dos profissionais da Atenção Básica é fundamental.
“O primeiro atendimento é um dos componentes da Rede de Urgência e Emergência do município. Segundo diretrizes do Ministério da Saúde, é necessário equipar e capacitar essas equipes mais próximas da comunidade para que os profissionais sintam-se seguros, respaldados e assistidos pela gestão. A consequência disso é uma população melhor assistida e melhor acolhida, o que resulta na redução dos atendimentos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)”, afirmou.
Próximos passos
De acordo com a Secretaria de Saúde, todo este trabalho faz parte de um programa de fortalecimento da Atenção Básica para a melhoria no acolhimento aos pacientes que buscam as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Até o final do mês de julho, todas elas terão suas equipes de enfermagem também capacitadas e receberão novos medicamentos protocolados para atendimento de urgência e emergência e equipamentos para o primeiro atendimento.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguá intensifica ações para combater a perturbação do sossego
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, fortaleceu as fiscalizações nas praias com o objetivo de garantir o sossego e a ordem pública. Diversas ações foram registradas no último final de semana. Na ocasião, foram atendidas 26 denúncias de perturbação, que resultaram em duas multas 460 VRMS,
Caraguatatuba oferece 342 vagas de emprego, com 30% destinadas à temporada de verão
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba inicia a semana com 342 oportunidades de emprego para diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação. Destas, 30% são para contratações temporárias voltadas à alta temporada de verão, nas áreas de comércio, turismo e serviços. Entre as vagas temporárias destacam-se:
Recadastramento para transporte universitário termina no próximo dia 16
A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba informa aos universitários que estavam cadastrados no 2º semestre de 2024, no transporte com destino às Universidades em São José dos Campos, que o prazo para realizar o recadastramento para o 1º semestre de 2025, termina dia 16 (segunda-feira), e deve ser feito
Itinerário das linhas de ônibus passa por alterações no Réveillon em Caraguatatuba
A Secretaria de Mobilidade e Proteção ao Cidadão da Prefeitura de Caraguatatuba informa que nesta terça-feira (31/12), a partir das 20h, todas as linhas de ônibus deixarão de passar pela Av. Dr. Arthur Costa Filho (Av. da Praia), em razão das festividades de Ano Novo. Os ônibus com destino à
Pesquisa prevê que taxa de ocupação da rede hoteleira de Caraguatatuba chegue a 89,7% de hoje até o reveillon
A taxa de ocupação da rede hoteleira de Caraguatatuba deverá atingir o índice de 89,7% entre os dias 27 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025. Em 2023, no mesmo período, a ocupação foi de 88,31%. A pesquisa foi realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba