Pesquisar No Site
Caça ao tesouro mobiliza alunos da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar na praia do Centro

Caça ao tesouro mobiliza alunos da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar na praia do Centro

#PraCegoVer: Seis alunos, dois meninos e quatro meninas, estão sentados na grama. Eles conversam e analisam mapas e dicas da caça ao tesouro. (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
A praia do Centro, em Caraguatatuba, foi tomada por alunos do 8º ano da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar, no bairro Estrela Dalva, para uma “caça ao tesouro”, entre o palco da Praça da Cultura e a pista de skate, na quarta-feira (27), pela manhã.
A atividade diferenciada foi cuidadosamente estudada e preparada pelos professores Severo Ortiz (Geografia), Raisa Albino (Língua Portuguesa), Daniel Godoy (Matemática) e João Paulo Biscardi (Ciências) e teve como proposta trabalhar a organização, cooperação, habilidades e multidisciplinaridade.
Anteriormente, cada docente desenvolveu, em sala, assuntos pertinentes à ação na praia. Nas aulas de Português foram trabalhados textos sobre a história do município e da região e também a respeito de equipamentos de segurança na prática do arvorismo e escaladas em paredes. “A próxima atividade será a produção textual com a redação de um artigo da caça ao tesouro”, adiantou Raisa.
Nas aulas de Geografia, foi estudada a cartografia, leitura de mapas, utilização da bússola e da rosa dos ventos (extremamente comum em todos os sistemas de navegação, pois indica as direções conhecidas como pontos cardeais – Norte, Sul, Leste e Oeste, os pontos colaterais – nordeste, sudeste, sudoeste e noroeste; e os pontos subcolaterais. A rosa náutica corresponde à volta completa do horizonte e basicamente todos os pontos na linha do horizonte podem nela ser localizados). Nas de Matemática, contagem, ângulos, coordenadas e escala. Em Ciências foi estudada a identificação de aspectos físicos e biológicos dos biomas e das espécies nativas.

#PraCegoVer: Outro grupo de alunos, dois meninos e quatro meninas, estão em pé também analisando mapas e dicas da caça ao tesouro. Ao fundo, vê-se o mar e árvores. (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
De acordo com Ortiz, o foco dos professores foi aplicar a aprendizagem ativa repassada nas capacitações da empresa Planneta, dentro do projeto #Educação Transformadora promovida pela Secretaria de Educação.
“Fizemos a caça ao tesouro com o 6º ano e aperfeiçoamos com o 8º ano. O que menos importou foi o tesouro, em si, ou seja, o chocolate. O principal foi todo o processo para chegar até ele. Agora temos um projeto documentado que pode ser seguido por outros colegas em outras unidades escolares. É gratificante ver que a teoria e a prática foram aprendidas de forma prazerosa”, ressaltou Ortiz.
A aluna Nicolly Ribeiro, 13 anos, aprovou a ação. “Tivemos que resolver os enigmas, interpretar as dicas da caça ao tesouro e nos localizar dentro da área de busca. Foi muito mais divertido do que em sala de aula”, afirmou.
Veja Também Recentes

15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Complexo Turístico do Camaroeiro
O Complexo Turístico do Camaroeiro será o novo local em 2025 para a 15ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba. A encenação será realizada no dia 18 de abril, sexta-feira, às 20h. A classificação é livre e a entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento

Palestra sobre saneamento em Caraguatatuba comemora Dia Mundial da Água
Nesta quinta-feira (27), Caraguatatuba recebe a palestra com o tema “Saneamento que transforma vidas”, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O evento será realizado das 19h30 às 21h no Centro Universitário Módulo – Auditório Bloco 1, localizado na Rua Maria D’Assumpção Carvalho, 1.000, Martim

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos

Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,