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Caça ao tesouro mobiliza alunos da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar na praia do Centro

Publicado em: 28/06/2018
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Caça ao tesouro mobiliza alunos da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar na praia do Centro

#PraCegoVer: Seis alunos, dois meninos e quatro meninas, estão sentados na grama. Eles conversam e analisam mapas e dicas da caça ao tesouro. (Foto: Cláudia Moysés/PMC)

A praia do Centro, em Caraguatatuba, foi tomada por alunos do 8º ano da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar, no bairro Estrela Dalva, para uma “caça ao tesouro”, entre o palco da Praça da Cultura e a pista de skate, na quarta-feira (27), pela manhã.

A atividade diferenciada foi cuidadosamente estudada e preparada pelos professores Severo Ortiz (Geografia), Raisa Albino (Língua Portuguesa), Daniel Godoy (Matemática) e João Paulo Biscardi (Ciências) e teve como proposta trabalhar a organização, cooperação, habilidades e multidisciplinaridade.

Anteriormente, cada docente desenvolveu, em sala, assuntos pertinentes à ação na praia. Nas aulas de Português foram trabalhados textos sobre a história do município e da região e também a respeito de equipamentos de segurança na prática do arvorismo e escaladas em paredes. “A próxima atividade será a produção textual com a redação de um artigo da caça ao tesouro”, adiantou Raisa.

Nas aulas de Geografia, foi estudada a cartografia, leitura de mapas, utilização da bússola e da rosa dos ventos (extremamente comum em todos os sistemas de navegação, pois indica as direções conhecidas como pontos cardeais – Norte, Sul, Leste e Oeste, os pontos colaterais – nordeste, sudeste, sudoeste e noroeste; e os pontos subcolaterais. A rosa náutica corresponde à volta completa do horizonte e basicamente todos os pontos na linha do horizonte podem nela ser localizados). Nas de Matemática, contagem, ângulos, coordenadas e escala. Em Ciências foi estudada a identificação de aspectos físicos e biológicos dos biomas e das espécies nativas.

#PraCegoVer: Outro grupo de alunos, dois meninos e quatro meninas, estão em pé também analisando mapas e dicas da caça ao tesouro. Ao fundo, vê-se o mar e árvores. (Foto: Cláudia Moysés/PMC)

De acordo com Ortiz, o foco dos professores foi aplicar a aprendizagem ativa repassada nas capacitações da empresa Planneta, dentro do projeto #Educação Transformadora promovida pela Secretaria de Educação.

“Fizemos a caça ao tesouro com o 6º ano e aperfeiçoamos com o 8º ano. O que menos importou foi o tesouro, em si, ou seja, o chocolate. O principal foi todo o processo para chegar até ele. Agora temos um projeto documentado que pode ser seguido por outros colegas em outras unidades escolares. É gratificante ver que a teoria e a prática foram aprendidas de forma prazerosa”, ressaltou Ortiz.

A aluna Nicolly Ribeiro, 13 anos, aprovou a ação. “Tivemos que resolver os enigmas, interpretar as dicas da caça ao tesouro e nos localizar dentro da área de busca. Foi muito mais divertido do que em sala de aula”, afirmou.

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