Pesquisar No Site
Aguilar Junior anuncia curso para que comerciantes participem de licitações públicas

Aguilar Junior anuncia curso para que comerciantes participem de licitações públicas

#PraCegoVer Comerciantes e secretários ouvem a fala do prefeito, sentados em cadeiras, em sala da Associação Comercial. (Foto: Claudio Gomes/PMC)
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, se reuniu na manhã desta terça-feira (19/06) com cerca de 100 comerciantes e empresários da cidade, a convite da Associação Comercial e Empresarial (ACE).
Foram debatidos diversos assuntos, entre eles, o incentivo ao comércio local. O prefeito aproveitou para anunciar duas importantes ações da administração.
A primeira é a realização de um curso voltado para comerciantes e empresários da cidade para que possam participar dos processos licitatórios da Prefeitura.
“O curso será realizado em parceria com o Sebrae-SP e a ideia é que os comerciantes e empresários participem dos processos licitatórios da cidade nas compras públicas”, disse o prefeito.
Além disso, Aguilar Junior anunciou que a Prefeitura de Caraguatatuba pretende realizar em breve uma Feira de Negócios na cidade. “Temos que atender todos os setores e uma feira de negócios é de vital importância para todos”.
Outro ponto abordado no café da manhã foi a realização de mais uma etapa do Programa Regulariza Caraguatatuba, desta vez voltada ao comércio.
A partir do segundo semestre, todos os comércios que estão irregulares terão a oportunidade de se legalizar. “Vamos buscar a parceria com o Corpo de Bombeiros, pois a maioria dos problemas se refere ao AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)”, destaca.
Uma cartilha do passo a passo para a regularização do comércio será produzida pela Secretaria de Comunicação para distribuição na cidade.
Ainda no encontro, o prefeito apresentou as obras que estão previstas para 2018 e 2019 e que vão ajudar no fomento ao comércio local, tais como: Complexo Turístico do Camaroeiro, Melhoria de acesso à Pedra da Freira, Revitalização Praça Diógenes Ribeiro de Lima, Centro de Tradições do Tinga, Revitalização do Morro Santo Antônio, Revitalização da SP-55, Reforma do Entreposto do Camaroeiro, Revitalização do Centro e Projeto Juqueriquerê.
Segurança
Um dos assuntos mais debatidos foi a questão da segurança pública e a união de forças para cobrar do Estado providências.
Aguilar Junior apresentou os dados da Prefeitura com o investimento na segurança, como o aumento de policiais (36 para 48 por dia) na Atividade Delegada (quando o policial em horário de folga trabalha e recebe pela Prefeitura), a compra de 54 câmeras de monitoramento, a implantação do COI (Centro de Operações Integradas), a criação da Guarda Mirim e a implantação da Guarda Civil Municipal em 2019.
“A Prefeitura tem feito investimentos, Mas o Estado precisa assumir sua responsabilidade. Não temos aumento de efetivo há mais de 15 anos e daqui a pouco vão municipalizar a segurança pública. Precisamos nos unir e buscar soluções, mas cada um assumindo a sua responsabilidade”, disse o prefeito.
Avaliações
O presidente da Associação Comercial e Empresarial, Sávio Luiz dos Santos, entendeu que o encontro foi muito produtivo. “Precisamos entender a dinâmica de uma gestão e precisamos cada vez mais aproximar o comércio da Prefeitura. O nosso foco é a união”, disse.
Santos disse que vai propor uma reunião envolvendo ACE, Conselho de Segurança, Prefeitura e Comando das Polícias Militar e Civil para discutir o assunto segurança.
“A ideia é que saia um documento e que seja entregue ao governador de São Paulo para dar mais atenção na questão da segurança na cidade e região”, disse o prefeito Aguilar Junior.
A empresária Edna Sues sugeriu que sejam feitas constantes reuniões para discutir os assuntos. “A união é sempre importante e isso nos faz inovar buscando sempre soluções para a cidade”.
Já Neusa Aparecida Correia destacou a gestão participativa. “Ouvir, propor soluções e debater são os principais pontos de uma gestão participativa e estamos vendo isso com o prefeito. Com essa união temos a oportunidade de errar menos”.
O comerciante Rodrigo Tavano falou da importância de se investir no turismo e nas campanhas de marketing. “A grade de eventos está muito boa. A união dos empresários é importante, pois a Prefeitura não realiza tudo sozinha”.
Veja Também Recentes

Estudantes aprovados para estágio são aguardados nesta semana em Caraguatatuba
Mais 92 alunos aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e novembro são esperados até a próxima quarta-feira (2/4), das 9h às 10h30

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela