Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba realiza vistoria na ETE do Massaguaçu

Prefeitura de Caraguatatuba realiza vistoria na ETE do Massaguaçu

#PraCegoVer Sete pessoas da equipe da Sabesp e equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca caminham sobre o elevado de corrimão amarelo, de onde podem observar a estação de tratamento de esgoto. Todos estão utilizando capacetes azuis e o técnico que coordena a visita utiliza um capacete amarelo, como padrão de segurança. (Foto: Claudio Gomes/PMC)
Na manhã desta quarta-feira (23/05), funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba realizaram uma visita técnica e vistoria na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Massaguaçu, da Sabesp, localizada próxima a Praia da Mococa. O objetivo da vistoria foi avaliar os processos de tratamento e lançamento dos efluentes, após algumas denúncias de possível relação com a classificação em Bandeira Vermelha, na praia da Mococa, feita pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, seu adjunto Roberto Ferreira e a diretora de Saneamento e Educação Ambiental, Tatiana Scian, foram recebidos por Pedro Ponce, gerente de Divisão, Huberson Emidio José, encarregado de esgoto e Pedro Rogério Veiga, engenheiro de operações, da Sabesp em Caraguatatuba. A equipe da concessionária explicou sobre os procedimentos de tratamento e sobre a preocupação em seguir as normas de regulamentação da CETESB.
“Eles realizam fiscalização com frequência e nós seguimos os padrões legais exigidos pelo órgão regulamentador. Muitas vezes vamos além em nossos cuidados. Por isso, temos tranquilidade em dizer que a SABESP não tem relação com a Bandeira Vermelha na praia e que os efluentes lançados no rio são devidamente tratados, de acordo com os parâmetros exigidos”, explicou Pedro Ponce, gerente de Divisão.
Segundo Ponce, membros de uma ONG local também já estiveram visitando a ETE nos últimos dias. “Eles conferiram nossas análises e puderam ter a certeza do compromisso da SABESP com a qualidade da água e do tratamento do esgoto. As pessoas muitas vezes confundem a turbidez da água, com contaminação. Estamos de portas abertas caso outras instituições e associações queiram conhecer nosso trabalho”, destacou.
A ETE Massaguaçu atende os bairros Jetuba, Capricórnio, Massaguaçu, Cocanha e Tabatinga e possui a certificação da ISO 14001/2015 (International Organization for Standardization), que atualmente é uma das mais importantes normas de gestão ambiental vigentes, e 9001/2015, que dá diretrizes e requisitos para a implementação de um sistema de gestão da qualidade.
Para o secretário municipal Marcel Giorgeti, a visita foi o primeiro passo para a sequência de ações que visam investigar as possíveis causas de contaminação das águas do rio e praia. “Viemos verificar os procedimentos, conferimos as análises e não encontramos nenhum problema nos efluentes lançados pela SABESP na região. O próximo passo é nos reunirmos com moradores dos condomínios e loteamentos das proximidades. Queremos encontrar a causa desse problema e verificar as próximas ações no âmbito do poder municipal”, ressaltou Giorgeti.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Sábado tem Feira de Adoção de cães e gatos no CCZ de Caraguatatuba
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realiza mais uma Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado (15), das 9h às 13h. Cerca de 30 animais estão à espera de um lar. Estão disponíveis para adoção 17 cães adultos, três filhotes e 10 gatos. Todos estão

Caraguatatuba recebe mil mudas de plantas nativas como parte de compensação ambiental
Caraguatatuba recebeu a doação de mil mudas de plantas nativas na última sexta-feira (14), como parte de uma compensação ambiental da empresa Pedreira Massaguaçu S.A . As mudas foram disponibilizadas para a população na Praça Cândido Mota, no Centro. Essa doação faz parte de um processo regular de compensação ambiental

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda