Pesquisar No Site
Mais de sete mil pessoas assistem a apresentação da Bachiana Filarmônica, sob a regência de João Carlos Martins

Mais de sete mil pessoas assistem a apresentação da Bachiana Filarmônica, sob a regência de João Carlos Martins

#PraCegoVer: Bachiana Filarmônica se apresentando no palco da Praça da Cultura em Caraguatatuba (Foto: Luís Gava/PMC)
Caraguatatuba provou que seu gosto por música é diversificado, lotando a Praça da Cultura para assistir a apresentação da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, sob a regência do mundialmente conhecido maestro João Carlos Martins.
Foi aproximadamente uma hora de apresentação de músicas de compositores eruditos como Sebastian Bach, Amadeus Mozart e Piotr Ilitch Tchaikovsky, além de canções populares como Yesterday, do grupo The Beatles e Love of my life, do Queen.
Encantado com o carisma do maestro, o público aplaudiu de pé ao final de cada música executada. João Carlos Martins, bem humorado, agradeceu a presença de todos: “Temos que ter orgulho da diversificação do gosto musical dos brasileiros pois hoje, mesmo sendo o encerramento de uma novela de TV, temos aqui um enorme público que deixou suas casas para ouvir música clássica”.

#PraCegoVer: Público sentado assistindo à apresentação da orquestra (Foto: Luís Gava/PMC)
Na plateia, o público de faixa etária variada aproveitou a noite. Vera Regina Carvalho, moradora do Travessão, chegou cedo pois sabia que a Prefeitura colocaria cadeiras para o conforto do público. “Quis pegar um bom lugar para assistir o espetáculo. Adoro o maestro João Carlos Martins”.
Morador da Martim de Sá, Tuy Victória da Silva, com 83 anos, não economizou esforços para acompanhar a apresentação da Bachiana. “Meu genro me trouxe. Ouvir música clássica me faz relembrar a juventude. É um espetáculo imperdível”.
Mesmo os mais jovens, que nunca assistiram uma orquestra sinfônica, também ficaram maravilhados. Valéria Silvano, de 15 anos, veio acompanhada de sua mãe e de uma tia. “Gostei muito. Fiquei surpresa com a apresentação. Acompanhei minha mãe para agradá-la, mas, no fim, eu gostei tanto quanto ela”.

#PraCegoVer: Maestro João Carlos Martins regendo a orquestra (Foto: Luís Gava/PMC)
A Bachiana Filarmônica
Formada por jovens e experientes instrumentistas de diversas idades, sob direção do maestro João Carlos Martins, a Bachiana contribui para a formação de talentos e dissemina a cultura da música erudita por todo o Estado. Em 2009 foi adotada pelo Sesi/SP (Serviço Social da Indústria de São Paulo), formando hoje a maior orquestra da iniciativa privada do Brasil, sem nunca abandonar seus ideais.
Maestro João Carlos Martins
Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach (1685-1750), o maestro João Carlos Martins (1940) atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão para a regência.

#PraCegoVer: Foto de close do maestro João Carlos Martins durante a regência da orquestra (Foto: Luís Gava/PMC)
Fundação Bachiana
Sonho de um grupo de músicos e empresários brasileiros, entre eles o maestro e pianista João Carlos Martins, a Fundação Bachiana, entidade sem fins lucrativos e/ou econômicos, foi constituída em 2006, tendo como finalidade apoiar, incentivar, assistir e promover o desenvolvimento de atividades de excelência e referência na formação musical e cultural, especialmente nas artes clássicas e educação musical.
Sua missão é promover, através da música, a democratização cultural, educação musical, inclusão cultural e social, conscientização ambiental, direcionados a todos os segmentos da sociedade. A fundação tem como visão tornar-se um referencial no desenvolvimento de suas atividades, através da música clássica de alta qualidade técnica e artística.
A Fundação Bachiana realiza eventos, cursos, ações educacionais e culturais para adultos, jovens e crianças, abrangendo todas as classes sociais, divulgando, valorizando e democratizando a música clássica.
Veja Também Recentes

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de

15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Complexo Turístico do Camaroeiro
O Complexo Turístico do Camaroeiro será o novo local em 2025 para a 15ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba. A encenação será realizada no dia 18 de abril, sexta-feira, às 20h. A classificação é livre e a entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Caraguatatuba recebe 5º Festival “Auracy Mansano” de Voo Livre neste fim de semana
O tradicional Festival “Auracy Mansano” de Voo Livre movimenta Caraguatatuba neste fim de semana, dias 26 e 27 de abril, das 9h30 às 17h. O evento reúne pilotos de asa delta e paraglider de diversas cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, além de representantes de

Abertas Inscrições para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O processo de eleição para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre a partir do dia 22 de abril, para selecionar membros vinculados a associações ou entidades com atuação em proteção, conservação e educação ambiental. O Conselho Gestor atua como órgão