Pesquisar No Site
MACC e Coreto passam por reforma e se transformam em atrativos turísticos

MACC e Coreto passam por reforma e se transformam em atrativos turísticos
A reforma do MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e do Coreto localizado na Praça Dr. Cândido Mota transformou essas áreas em mais um atrativo turístico da cidade. Esse trabalho faz ainda faz parte das comemorações do aniversário de 161 anos de emancipação político-administrativa do município.
Com novo paisagismo em frente ao Museu, agora é comum as pessoas pararem em frente para tirar fotografia do novo visual idealizado pela presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, e implantado pela paisagista Marina Gonzáles Fernandes.
Dentre as reformas realizadas estão o reposicionamento da imagem do Santo Antônio estilizada, padroeiro da cidade, obra de Antônio Carneiro, que agora está voltada para Igreja Matriz representando “a benção do santo sobre a cidade e os munícipes”.
Também foram implantadas plantas nativas de Caraguá como bromélias, bambu e caraguatá no jardim do MACC, pinturas externas e internas nas dependências do museu, restauração da maquete e do muro do caiçara e o envernizamento das madeiras internas, laterais e externas.
Outro detalhe importante é que a maquete que representa Caraguatatuba e fica dentro do Museu foi totalmente restaurada pela equipe da Fundacc e ganhou novos elementos como shopping, túnel do contorno, nova serra, entre outros.
Já na praça Dr. Cândido Mota está sendo realizada a troca do telhado e madeiramento do forro do Coreto, pintura das grades, além de reparação das pedras portuguesas do piso e lavagem dos bancos.
“Esse é o presente da Fundacc para o aniversário da cidade”, conta a presidente Silmara Mattiazzo. Ainda conforme ela, quase tudo foi reaproveitado nas reformas, como os vasos que agora estão repaginados e pintados.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba adere à Campanha Nacional “Pule, Brinque e Cuide”
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, no âmbito das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), aderiu à campanha nacional “Pule, Brinque e Cuide”, uma iniciativa do Governo Federal lançada pelo Comitê Nacional Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Audiência pública aborda metas fiscais do 3º quadrimestre de 2024 em Caraguatatuba
A audiência pública do Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 3º quadrimestre de 2024 do Governo Municipal será na próxima sexta-feira (28/2), às 17h, na Câmara de Caraguatatuba, no Centro. Técnicos da Área de Contabilidade do Departamento Financeiro da Secretaria da Fazenda vão demonstrar a execução das

Ancestralidade Viva 2025 promove formação de professores na Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi
A Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi (ECARZ) promoveu entre os dias 7 e 9 de março o Encontro de Capoeira Angola – Ancestralidade Viva 2025, em Caraguatatuba. O evento contou com a participação de mestres, professores e capoeiristas de diversas regiões do Brasil e teve como destaque a formação

Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba registra aumento de 30% nas ações em fevereiro
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba intensificou sua atuação no mês de fevereiro de 2025 e totalizou 3.348 ações voltadas à segurança e proteção da população, um aumento de aproximadamente 30% em relação ao mês de janeiro, quando foram registradas 2.569 ações. Dentre as principais atividades desempenhadas pela corporação,

Entrevistas e atividades coletivas marcam Dia da Família na Escola
Um momento de confraternização familiar, com funcionários e professores das unidades escolares com entrevistas dos pais e responsáveis e atividades recreativas, marcou, no sábado (22), o Dia da Família na Escola. Esse encontro, que ocorre há mais de 20 anos na rede municipal de ensino, é uma iniciativa que busca