Pesquisar No Site
Feira Medieval movimenta escola municipal do Perequê-Mirim
![05_14 Feira Medieval (1) 05_14 Feira Medieval (1)](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2018/05/05_14-Feira-Medieval-1.jpg)
Feira Medieval movimenta escola municipal do Perequê-Mirim
![](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2018/05/05_14-Feira-Medieval-2.jpg)
#PraCegoVer: Vários alunos e alunas em pé, à frente várias mesas de tampo de madeira e pés de ferro, uma ao lado da outra, com várias maquetes de castelos, casas e cenas da vida na Idade Medieval (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
O estudo da Alta Idade Média, período entre os anos 475 e 1000 e a Baixa Idade Média, entre os séculos XI e XV, rendeu uma Feira Medieval preparada pelos alunos do 7º ano, da EMEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, no bairro Perequê-Mirim,
A feira foi o resultado de um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de História, Educação Física e Português, no qual os alunos por meio de atividades em grupo desenvolveram maquetes e roupas com materiais reciclados, além de paródias musicais sobre essa época da história. Os trabalhos foram apresentados no pátio da escola, sexta-feira (11/05), à tarde.
O aluno Brunno Evangelista Oliveira, 12 anos, ajudou a confeccionar um castelo medieval. “Aprendi que durante o feudalismo os impostos pagos pelo povo eram muito altos, que os nobres moravam em castelos e também sobre o tipo de roupa que usavam”, contou. A colega Eduarda Augusta de Sousa, 12 anos, também destacou a entrada restritiva no castelo por parte do povo, a pouca higiene corporal das pessoas, vestimenta e moradia típicas. Já Larissa Matoso dos Santos, 12 anos, disse ter ficado impressionada com a “caça às bruxas”, quando muitas pessoas foram assassinadas por não praticarem o Cristianismo.
A professora de História, Luciana Vitório, disse que em sala de aula foi trabalhado o conceito histórico de Idade Média, feudalismo e sua contextualização nos dias atuais. “Herdamos dessa época, por exemplo, a instauração da cobrança de impostos e dos pedágios”, destacou.
Idade Média – A Alta Idade Média foi marcada pelas invasões bárbaras no território do Império Romano e a consolidação do sistema econômico feudal.
O Feudalismo foi uma organização econômica, política, social e cultural baseada na posse da terra, que predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média. A sociedade no feudalismo era chamada de sociedade estamental porque era composta por camadas sociais estanques – nobreza, clero e servos. Passar de um estamento social para outro era praticamente impossível.
Na Baixa Idade Média, o sistema feudal de exploração do trabalho braçal entrou em declínio devido aos avanços no setor agrícola, como a invenção do moinho hidráulico, que facilitava a irrigação, e a atrelagem dos bois nas carroças, que possibilitou aragem e transporte da produção.
Veja Também Recentes
![Confira programação do “Canto Caiçara” para o fim de semana em Caraguatatuba Confira programação do “Canto Caiçara” para o fim de semana em Caraguatatuba](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/IMG_6175-530x530.jpg)
Confira programação do “Canto Caiçara” para fim de semana em Caraguatatuba
Shows do “Canto Caiçara” trazem variedades musicais do forró ao rock no Massaguaçu, Mirante do Camaroeiro e Centro. No sábado (1º/2), o grupo Forró de Todos toca no Complexo Turístico do Camaroeiro das 18h às 19h. No mesmo horário, o grupo Dixieland Folia traz MPB, Marchinhas de Carnaval e músicas
![Procon de Caraguatatuba fornece orientações aos consumidores sobre compra de protetor solar e repelente Procon de Caraguatatuba fornece orientações aos consumidores sobre compra de protetor solar e repelente](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/09_09-atendimento-Procon-LG-11-530x530.jpg)
Procon de Caraguatatuba fornece orientações aos consumidores sobre compra de protetor solar e repelente
Protetor solar e repelentes são alguns dos itens ofertados mais buscados por munícipes e turistas, principalmente durante a alta temporada de verão no Litoral Norte. Sabendo disso, o Procon de Caraguatatuba reforça a atenção e cuidados que o consumidor deve ter no momento da compra, tendo em vista a crescente
![IMG-20250121-WA0132-1 IMG-20250121-WA0132-1](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/IMG-20250121-WA0132-1-530x530.jpg)
Prefeitura de Caraguatatuba executa operação tapa-buraco em três bairros da região central
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, promoveu três operações tapa-buracos na última segunda e nesta terça-feira (20 e 21/1), nos bairros do Jardim Aruan, Poiares e Indaiá, região central de Caraguatatuba. A equipe da secretaria aplicou concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) em trechos esburacados das
![Corte de bambuzal auxilia na melhora da segurança de trecho da ciclovia do Jaraguazinho em Caraguatatuba Corte de bambuzal auxilia na melhora da segurança de trecho da ciclovia do Jaraguazinho em Caraguatatuba](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/IMG_7276-530x530.jpg)
Corte de bambuzal auxilia na melhora da segurança de trecho da ciclovia do Jaraguazinho em Caraguatatuba
Como parte das medidas para o reforço da segurança em um trecho da ciclovia da Avenida Presidente Campos Salles, no Jaraguazinho, o Governo Municipal de Caraguatatuba começou nesta terça-feira (28/1), a supressão total de um bambuzal no terreno baldio, onde a jovem Laryssa Cristina Agostinho dos Santos, de 21 anos,
![Guarda Municipal de Caraguatatuba localiza motocicleta furtada em terreno baldio no Travessão Guarda Municipal de Caraguatatuba localiza motocicleta furtada em terreno baldio no Travessão](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/IMG-20250122-WA0146-530x530.jpg)
Guarda Municipal de Caraguatatuba localiza motocicleta furtada em terreno baldio no Travessão
Uma motocicleta Honda CG 160 FAN, furtada no dia 17 de dezembro de 2024, foi localizada na tarde de terça-feira (21/1), pela equipe da Guarda Municipal de Caraguatatuba, em um terreno baldio na Rua Bertioga, no bairro Travessão. Durante patrulhamento preventivo na região sul, nas proximidades da EMEF Prof. Alaor