Pesquisar No Site
Encerramento da Semana do bebê e do Brincar movimenta Praça Dr. Cândido Motta em Caraguatatuba

Encerramento da Semana do bebê e do Brincar movimenta Praça Dr. Cândido Motta em Caraguatatuba

#PraCegoVer: No primeiro plano há um menino de cabelos castanho escuro, liso e curto sentado no chão. Ele veste calça jeans e blusa de malha azul clara. Ele segura uma garrafa pet pequena com tampinha vermelha e um líquido azul. À sua frente uma professora de óculos escuros, cabelos castanho claro, lisos e presos, na mão esquerda ela segura uma garrafinha pet sem tampa. Ela explica como fazer a garrafa sensorial. Ao lado do menino, duas menias estão sentadas de pernas cruzadas colocando materiais dentro das suas garrafinhas. Todos estão sentados no chão de pernas cruzadas em uma lona azul clara. Há vários materiais disponíveis na lona como cola, glitter de estrelinhas, bolinhas, bichinhos de cores variadas e água. (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
Teatro de fantoches, pintura de rosto, escorregador inflável, piscina de bolinhas, confecção de garrafas sensorial, pula-pula, perna-de-pau, palhaços, pipoca e picolé fizeram a festa criançada que passou pela Praça Dr. Cândido Motta, nessa sexta-feira (18), no encerramento da Semana do Bebê e do Brincar (14 a 18 de maio).
Na parte da manhã, alunos da 2ª Fase da EMEI/EMEF Profª Antonia Ribeiro da Silva, no Jardim Califórnia, também participaram das brincadeiras. As crianças com idade de cinco anos foram acompanhadas pelas professoras Suzana Waack, Laura Alves e da coordenadora pedagógica, Lilian Rodrigues, e de algumas mães.
“Só de saírem da escola para virem a pé, à Praça, foi um aprendizado. No caminho explicamos como atravessar a rua, prestar atenção nos carros, ficar longe de grades e portões das casas, por causa dos cães de guarda. Além da criançada poder participar de várias brincadeiras preparadas para elas fora da escola, ao ar livre”, afirmou a mãe Cristiana Silva dos Santos. Já o filho, Pedro Henrique, disse que o que mais gostou foi poder pintar o rosto. “O pula-pula e o sorvete também gostei”, completou.
Na parte da tarde, a participação foi dos estudantes do 1º ano, dessa mesma unidade escolar, que ainda puderam assistir a apresentação do coral da Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba, que prepararam músicas infantis para a ocasião.
A articuladora regional do Programa Primeiríssima Infância, Simoninis Nascimento e a representante da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS), da Diretoria Regional de Saúde, Denise Mendes Ribeiro, vieram conferir as ações no Coreto. Na quinta-feira (17) as duas estiveram com as equipes de saúde da Família da Unidade Básica de Saúde do Jaraguazinho, para um bate-papo sobre a importância primeira infância para o desenvolvimento saudável dos bebês e a importância da família.
“Muito bom ver que as Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde estão trabalhando, em conjunto, em prol da primeira infância. Quanto mais os profissionais dessas pastas se conhecerem e interagirem, mais benefícios e resultados positivos serão alcançados para os bebês e crianças de Caraguatatuba”, avaliou Denise.
A articuladora do Comitê da Primeiríssima Infância em Caraguatatuba, Sílvia Fernandes da Silva, comemorou o resultado da Semana. “Tivemos todo o apoio da Educação, Saúde, Social e Fundacc. Assim como das supervisoras de ensino e das equipes gestoras das escolas e professores. Também de todos os CRAS(Centros de Referência de Assistência Social) e Unidades Básicas de Saúde. O Comitê da Primeiríssima Infância só tem a agradecer a todos pela parceria”, afirmou.
Toda a infraestrutura foi montada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania também para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), com o apoio da Fundacc (Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba).

#PraCegoVer: Um menino e uma menina, ambos com sete anos, estão no alto de um escorregador inflável de lona. Eles estão sentados se preparando para descer escorregando. Ambos sorriem. O escorregador tem as corres vermelha na rampa de descida e as laterais de proteção em azul e verde. (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
A Semana do Bebê e do Brincar é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, de Desenvolvimento Social e de Cidadania, Saúde, Esporte e conta com a colaboração da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Secretaria de Comunicação, Comitê da Primeiríssima Infância, Pastoral da Criança e Senac que, com ações articuladas, mobilizam a sociedade em geral sobre a importância de direcionar o olhar pontual para Primeira Infância.
Histórico – A Semana do Bebê teve início há 14 anos no município de Canela (RS). Em 2010, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a experiência foi sistematizada e apresentada em vários municípios. E tem o objetivo de chamar a atenção para o direito das crianças (0 a 6 anos), à qualidade de vida e ao desenvolvimento, na agenda dos municípios brasileiros.
Já a Semana do Brincar foi criada, em 2009, pela Organização Não Governamental Aliança pela Infância com o objetivo de lembrar os adultos sobre a necessidade de preservar e respeitar o tempo das crianças de se desenvolverem por meio de vivências e experiências durante as interações com as pessoas e com o meio.
De acordo com a Consultora de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil do Unicef, Carolina Velho, os pais que brincam com filhos criam vínculos afetivos e laços de amor, além de desenvolver na criança todos os estímulos que estão envolvidos no brincar como a cooperação, amizade, linguagem, criação.
“É no brincar que a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais, e a perceber as diferentes perspectivas de uma situação. Isso tudo é aprendizagem, que vai contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, motor”, afirmou Carolina.
Veja Também Recentes

Desconto de 5% no pagamento à vista do IPTU 2025 de Caraguatatuba vence dia 20 de março
Os contribuintes podem quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba com 5% de desconto na parcela única até o dia 20 de março. A Secretaria da Fazenda distribuiu 79.416 carnês do IPTU pelos Correios. A 2ª via do carnê do IPTU de 2025

Caraguatatuba aguarda nove mil pessoas na 1ª etapa do Circuito Mares 2025 neste fim de semana
Caraguatatuba recebe a 1ª etapa do Circuito Mares 2025 neste fim de semana, nos dias 22 e 23 de fevereiro. São 3,4 mil atletas confirmados e o público total estimado é de nove mil pessoas na Praia da Cocanha durante fim de semana. O evento traz desafios de natação, corrida,

Governo de Caraguatatuba abre inscrições para Conselho Municipal de Saneamento Básico
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba abriu, na sexta-feira (28), as inscrições para novos membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMSB). Os interessados podem concorrer às quatro vagas disponíveis, sendo duas para os indicados (titular e suplente) de associação ou entidade que exerçam atividades relacionadas

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de tráfico de drogas
Em patrulhamento preventivo pela região central de Caraguatatuba na noite de terça-feira (18), os agentes da Guarda Civil Municipal avistaram um indivíduo que retirava algo do mato e movia-se em direção a uma aglomeração de pessoas. Ao notar a presença da viatura da Guarda Civil, o indivíduo tentou se desvencilhar

Entrevistas e atividades coletivas marcam Dia da Família na Escola
Um momento de confraternização familiar, com funcionários e professores das unidades escolares com entrevistas dos pais e responsáveis e atividades recreativas, marcou, no sábado (22), o Dia da Família na Escola. Esse encontro, que ocorre há mais de 20 anos na rede municipal de ensino, é uma iniciativa que busca