Pesquisar No Site
Encerramento da Semana do bebê e do Brincar movimenta Praça Dr. Cândido Motta em Caraguatatuba

Encerramento da Semana do bebê e do Brincar movimenta Praça Dr. Cândido Motta em Caraguatatuba

#PraCegoVer: No primeiro plano há um menino de cabelos castanho escuro, liso e curto sentado no chão. Ele veste calça jeans e blusa de malha azul clara. Ele segura uma garrafa pet pequena com tampinha vermelha e um líquido azul. À sua frente uma professora de óculos escuros, cabelos castanho claro, lisos e presos, na mão esquerda ela segura uma garrafinha pet sem tampa. Ela explica como fazer a garrafa sensorial. Ao lado do menino, duas menias estão sentadas de pernas cruzadas colocando materiais dentro das suas garrafinhas. Todos estão sentados no chão de pernas cruzadas em uma lona azul clara. Há vários materiais disponíveis na lona como cola, glitter de estrelinhas, bolinhas, bichinhos de cores variadas e água. (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
Teatro de fantoches, pintura de rosto, escorregador inflável, piscina de bolinhas, confecção de garrafas sensorial, pula-pula, perna-de-pau, palhaços, pipoca e picolé fizeram a festa criançada que passou pela Praça Dr. Cândido Motta, nessa sexta-feira (18), no encerramento da Semana do Bebê e do Brincar (14 a 18 de maio).
Na parte da manhã, alunos da 2ª Fase da EMEI/EMEF Profª Antonia Ribeiro da Silva, no Jardim Califórnia, também participaram das brincadeiras. As crianças com idade de cinco anos foram acompanhadas pelas professoras Suzana Waack, Laura Alves e da coordenadora pedagógica, Lilian Rodrigues, e de algumas mães.
“Só de saírem da escola para virem a pé, à Praça, foi um aprendizado. No caminho explicamos como atravessar a rua, prestar atenção nos carros, ficar longe de grades e portões das casas, por causa dos cães de guarda. Além da criançada poder participar de várias brincadeiras preparadas para elas fora da escola, ao ar livre”, afirmou a mãe Cristiana Silva dos Santos. Já o filho, Pedro Henrique, disse que o que mais gostou foi poder pintar o rosto. “O pula-pula e o sorvete também gostei”, completou.
Na parte da tarde, a participação foi dos estudantes do 1º ano, dessa mesma unidade escolar, que ainda puderam assistir a apresentação do coral da Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba, que prepararam músicas infantis para a ocasião.
A articuladora regional do Programa Primeiríssima Infância, Simoninis Nascimento e a representante da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS), da Diretoria Regional de Saúde, Denise Mendes Ribeiro, vieram conferir as ações no Coreto. Na quinta-feira (17) as duas estiveram com as equipes de saúde da Família da Unidade Básica de Saúde do Jaraguazinho, para um bate-papo sobre a importância primeira infância para o desenvolvimento saudável dos bebês e a importância da família.
“Muito bom ver que as Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde estão trabalhando, em conjunto, em prol da primeira infância. Quanto mais os profissionais dessas pastas se conhecerem e interagirem, mais benefícios e resultados positivos serão alcançados para os bebês e crianças de Caraguatatuba”, avaliou Denise.
A articuladora do Comitê da Primeiríssima Infância em Caraguatatuba, Sílvia Fernandes da Silva, comemorou o resultado da Semana. “Tivemos todo o apoio da Educação, Saúde, Social e Fundacc. Assim como das supervisoras de ensino e das equipes gestoras das escolas e professores. Também de todos os CRAS(Centros de Referência de Assistência Social) e Unidades Básicas de Saúde. O Comitê da Primeiríssima Infância só tem a agradecer a todos pela parceria”, afirmou.
Toda a infraestrutura foi montada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania também para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), com o apoio da Fundacc (Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba).

#PraCegoVer: Um menino e uma menina, ambos com sete anos, estão no alto de um escorregador inflável de lona. Eles estão sentados se preparando para descer escorregando. Ambos sorriem. O escorregador tem as corres vermelha na rampa de descida e as laterais de proteção em azul e verde. (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
A Semana do Bebê e do Brincar é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, de Desenvolvimento Social e de Cidadania, Saúde, Esporte e conta com a colaboração da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Secretaria de Comunicação, Comitê da Primeiríssima Infância, Pastoral da Criança e Senac que, com ações articuladas, mobilizam a sociedade em geral sobre a importância de direcionar o olhar pontual para Primeira Infância.
Histórico – A Semana do Bebê teve início há 14 anos no município de Canela (RS). Em 2010, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a experiência foi sistematizada e apresentada em vários municípios. E tem o objetivo de chamar a atenção para o direito das crianças (0 a 6 anos), à qualidade de vida e ao desenvolvimento, na agenda dos municípios brasileiros.
Já a Semana do Brincar foi criada, em 2009, pela Organização Não Governamental Aliança pela Infância com o objetivo de lembrar os adultos sobre a necessidade de preservar e respeitar o tempo das crianças de se desenvolverem por meio de vivências e experiências durante as interações com as pessoas e com o meio.
De acordo com a Consultora de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil do Unicef, Carolina Velho, os pais que brincam com filhos criam vínculos afetivos e laços de amor, além de desenvolver na criança todos os estímulos que estão envolvidos no brincar como a cooperação, amizade, linguagem, criação.
“É no brincar que a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais, e a perceber as diferentes perspectivas de uma situação. Isso tudo é aprendizagem, que vai contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, motor”, afirmou Carolina.
Veja Também Recentes

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e

Oficina gratuita de roteiro é destaque do Pontos MIS em Caraguatatuba nesta sexta-feira
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (28/3), às 16h, a oficina do Pontos MIS “É tudo palavra! Livro = Roteiro?”, ministrada por Giuliana Monteiro. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser realizada por meio do formulário https://tinyurl.com/yck3kv4w. Classificação 16 anos. A oficina é gratuita e aborda as