Pesquisar No Site
Educação Inclusiva da rede municipal promove capacitação sobre TEA e confecção de material adaptado
Educação Inclusiva da rede municipal promove capacitação sobre TEA e confecção de material adaptado
A equipe do setor de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Caraguatatuba reuniu, nesta quinta-feira (17/05), os 24 professores das salas de Recursos da rede municipal de ensino para formação continuada sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Na parte da manhã foram abordados os temas estrutura física do ambiente escolar, manejos comportamentais, atividades adaptadas de acordo com o nível da criança. Na parte da tarde os trabalhos foram práticos. Na oportunidade, as profissionais puderam estrear os equipamentos de plastificação e de impressão colorida, adquiridos pela Prefeitura, para a confecção de materiais adaptados, a serem usados com os alunos.
Esse é o primeiro ano da professora Thais Daiana Reis de Oliveira Gonzales, da EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, no Tinga, em uma sala de recursos. “A equipe do setor de Educação Inclusiva é nota 10. Estão sempre buscando ampliar nosso conhecimento, aprofundando assuntos importantes para o nosso dia-a-dia”, declarou.
A professora da EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, no Casa Branca, Tainá Rodrigues de Sousa Cardoso, também novata, concorda com a colega: “Para mim, tem sido um desafio grande. Estou muito gratificada por acompanhar o desenvolvimento das crianças no atendimento. Conto sempre com o apoio da equipe gestora e do setor de Inclusão”.
A veterana Kátia Gonçalves, há sete anos nessa função, se desdobra entre a EMEI/EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira, no Jardim Gaivotas e na EMEI/EMEF Prof João Baptista Gardelin, no Poiares, e afirma que os encontros de capacitação são redimensionadores. “Atualização é importante porque estamos sempre descobrindo novos materiais e novas formas de confeccioná-los. Além da troca de experiências”, observou.
A diretora do setor de Educação Inclusiva, Adriana Bueno Coelho, disse que os equipamentos ficarão disponíveis na Secretaria para que os professores de AEE possam utilizá-los na construção de materiais de apoio. Também participaram da formação continuada as coordenadoras do Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos, Juliane Ribeiro de Almeida, Josiane de Alcântara Fernandes, Márcia Cristina de Souza e a supervisora dos Centros de Referência para Inclusão Escolar e Social (Cries Centro, Sul e Norte), Maria Tereza Daniel Santos Alves Araújo.
Veja Também Recentes
Disque Dengue atende 721 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça importância de eliminar criadouros
A Prefeitura de Caraguatatuba reforça a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e destaca a atuação do Disque Dengue, canal que já recebeu 721 denúncias neste ano. As denúncias são atendidas por equipes de fiscalização em saúde pública, que visitam os locais denunciados
EMEFS Geraldo de Lima e Luiz Silvar receberam nessa terça a premiação pela vitória nos Jogos Escolares (JEM)
A cerimônia de premiação dos 13º Jogos Escolares Municipais de Caraguatatuba 2024 (JEM) foi realizada nessa terça-feira (10), na Secretaria de Educação. As EMEFs Professor Geraldo de Lima, no Perequê-Mirim, e Professor Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, sagraram-se campeãs na classificação geral dos 13º Jogos Escolares Municipais (JEM)
Câmeras do COI identificam veículo utilizado por criminosos para aplicar golpes de estelionato em idosos
As câmeras do COI (Centro de Operações Inteligentes) de Caraguatatuba ajudaram as autoridades policiais a encontrar um veículo utilizado por uma dupla de criminosos que aplicava golpes principalmente em pessoas idosas. A Polícia Civil deteve no sábado (28/12) os dois suspeitos de cometerem os estelionatos na região do bairro do
Forum Permanente de Educação de Caraguatatuba elege sua mesa coordenadora
O Fórum Permanente de Educação de Caraguatatuba, em ação contínua de reestruturação, reuniu-se na quinta-feira (5), na modalidade híbrida, na Secretaria Municipal de Educação para realização de reunião ordinária. Durante o encontro, o colegiado elegeu sua mesa coordenadora que foi composta por Paula de Campos Bueno como coordenadora, Mariana Cristina
Caraguatatuba recebe visita do Ministério da Agricultura para fortalecimento dos produtores de cerveja artesanal
A Prefeitura de Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (17), a visita do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), para tratar do registro de estabelecimentos de produtores de cerveja artesanal da cidade. O encontro ocorreu na Secretaria de Turismo e contou com a presença do auditor fiscal federal agropecuário, Fernando Guido Penariol;