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Desenvolvimento Infantil e Parentalidade Positiva é tema de palestra para ADIs da Rede Municipal de Caraguatatuba
Desenvolvimento Infantil e Parentalidade Positiva é tema de palestra para ADIs da Rede Municipal de Caraguatatuba
Dentro da Semana do Bebê e do Brincar (14 a 18 de maio) foi promovida na noite dessa terça-feira (15/05), a palestra “Desenvolvimento Infantil e Parentalidade Positiva”, com a profª dra. Anna Maria Chiesa, voltada aos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba.
O secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, abriu o evento agradecendo a parceria das secretarias de Desenvolvimento Social, Esportes, Saúde e Fundacc pelas ações desenvolvidas no Programa Primeiríssima Infância e na Semana do Bebê e do Brincar. Também adiantou aos ADIs que está em preparação uma capacitação sobre o desenvolvimento infantil visando a estimulação precoce e observação de possíveis atrasos nos bebês e crianças.
A articuladora do Comitê da Primeiríssima Infância em Caraguatatuba, Sílvia Fernandes da Silva, agradeceu à equipe do Comitê da Primeiríssima pelo trabalho desenvolvido no município, ao prefeito Aguilar Junior e aos secretários municipais que estão envolvidos em fortalecer a base desse programa que atende crianças de 0 a 3 anos.
Em seguida, a palestrante, graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de São Paulo (1981), com Habilitação em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1982), Mestrado (1994) e Doutorado (1999) em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Livre Docência em Enfermagem em Saúde Coletiva pela USP (2005), definiu a parentalidade positiva como o cuidado do pai, da mãe, dos adultos referência de uma criança e da sociedade em assegurar a sua sobrevivência e desenvolvimento pleno.
“O bebê reage a estímulos desde o útero e já foi comprovado que o cérebro da criança antes dos quatro anos é muito ativo. Muitas vezes, perde-se a oportunidade de criar processos de aprendizado, por achar que a criança não entende e isso não é verdade”, afirmou Chiesa.
De acordo com a especialista, os bebês precisam de regularidade e constância, afeto, um ambiente limpo e seguro, como também de estímulos e experiências positivas no início da vida para ajudar na construção da arquitetura do cérebro.
Nesse sentido, a professora doutora chamou a atenção para que os profissionais que atuam no ambiente escolar, na Estratégia de Saúde da Família, nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), entre outros, apoiem a família e a fortaleçam no sentido de torná-la parceira da rede de desenvolvimento voltado para a primeira infância.
“Quanto mais tivermos as famílias do nosso lado, melhores resultados teremos. Os problemas que estamos enfrentando no mundo hoje, de intolerância étnica, religiosa e de gênero, de agressão ao meio ambiente, entre outros, depende da qualidade da primeira infância para formarmos pessoas mais equilibradas, amorosas, serenas, que possam fazer do mundo um lugar melhor”, destacou.
A ADI Fernanda Amélia de Morais, no CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no Perequê-Mirim, concorda com o que foi dito no encontro. “A maior dificuldade que encontramos é realmente a falta de interação dos pais com a escola. Fazemos todo um trabalho durante a semana de alimentação, rotina, brincadeiras, comportamento, limites, que muitas vezes é jogado por terra no final de semana em casa”, ressaltou a ADI. Para ela, a solução seria a aproximação dos pais com os educadores da unidade escolar dos filhos.
Sobre a Semana do Bebê e do Brincar, Fernanda afirma que é uma diversão só. “Eu brinquei muito na minha infância. Aprendi a cozinhar em fogueira feita no quintal. Brinquei de amarelinha até meus 18 anos e adoro brincar com os alunos. Concordo plenamente que a criança tenha que brincar muito. Ela aprende brincando. Quem brinca muito na infância, com certeza será um adulto mais feliz”, afirmou.
O colega Rodrigo Brito Dias, ADI no CEI do Tinga, concorda que a aproximação dos pais e responsáveis facilita o trabalho da escola. “Sou ADI há cinco anos e não há nada mais gratificante do que receber o carinho das crianças. Mas os pais, às vezes não compreendem o trabalho do ADI como também têm preconceito quando é um profissional do sexo masculino. A cada ano é um trabalho de conquista, de confiança com os pais. Acredito que se eles fossem mais presentes na vida escolar dos filhos, mais próximos dos profissionais que atuam na escola, o trabalho de educação deles e o nosso seria muito melhor”, avaliou.
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