Pesquisar No Site
Cursinho Popular inicia aulas em escola municipal no Indaiá
Cursinho Popular inicia aulas em escola municipal no Indaiá
Teve início nessa quarta-feira (02/05) as aulas do Cursinho Popular preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A aula inaugural foi na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá.
A parceria entre o IFSP (Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba) e a Secretaria de Educação possibilitou o aumento do número de vagas em 100%, na gestão do prefeito Aguilar Junior. Este ano, são oferecidas 60 vagas, anteriormente eram apenas 30.
O cursinho é gratuito e direcionado a jovens e adultos de baixa renda provenientes de instituições públicas, respeitada a reserva de vagas para alunos afrodescendentes, conforme a Lei 12.711/2012. Como houve mais de 130 inscritos, a seleção foi baseada nos critérios exigidos e por sorteio.
O vice-prefeito Campos Júnior e a diretora do IFSP – Campus Caraguatatuba, Tânia Cristina Lemes Soares Pontes, deram boas-vindas aos estudantes e ressaltaram que ao garantirem a vaga, cada um terá a oportunidade de ingressar em um curso superior, desde que sejam dedicados e responsáveis.
Em seguida, Renato Mainente e Ticiana Roquejane, coordenador e vice-coordenadora do Cursinho Popular, apresentaram alguns alunos e monitores que acompanharão os alunos até o encerramento no dia 30 de novembro.
O corpo docente do Cursinho Popular é provido pelo Instituto Federal e as aulas vão até o dia 1º de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h35, na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues.
O estudante Luan Lenne, 17 anos, nunca prestou vestibular e espera que o curso lhe dê base para passar no curso de Engenharia Mecânica ou em outros concursos. Janaína Tavares de Sá, 23 anos, pretende cursar Direito. “Essa é uma oportunidade para aprender e abrir portar profissionalmente”, avaliou.
Serão oferecidas as disciplinas que compõem o currículo da Base Nacional Comum, bem como atividades diversificadas, cujo objetivo é oferecer subsídios envolvendo ética, política, diversidade, meio ambiente, cultura e artes. Todas são trabalhadas em formato de oficinas, ciclo de debates, discussão de filmes e documentários.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba reforça medidas de prevenção contra casos de virose
A Prefeitura de Caraguatatuba tem intensificado as orientações de prevenção aos casos de virose na região. Além disso, a Secretaria de Saúde também atua no monitoramento da qualidade da água, e na fiscalização de ambulantes e estabelecimentos comerciais, incluindo quiosques, para garantir a segurança alimentar. O município registrou 1.054 casos
Governo Municipal de Caraguatatuba estende prazo para renegociação de dívidas com fornecedores
O Prefeito Mateus Silva estendeu o prazo para renegociação de dívidas com fornecedores e prestadores de serviços no município até o dia 7 de fevereiro. A ação é fundamentada no Decreto 2.080/2025, que estabelece revisões de pagamentos, contratos vigentes e licitações em andamento. A estratégia é equilibrar as finanças municipais
Governo Municipal de Caraguatatuba reforça fiscalização em estabelecimentos e praias
O Governo Municipal de Caraguatatuba intensificou as fiscalizações em comércios e praias no último fim de semana (25 e 26). Foram aplicadas R$ 13,5 mil em multas por estabelecimentos abertos além do horário permitido e por perturbação do sossego. Os fiscais de posturas atenderam 28 denúncias de perturbação do sossego,
Prefeitura de Caraguatatuba divulga novos horários para coleta do lixo nos bairros
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba, em conjunto com a empresa FortNort- Desenvolvimento Ambiental e Urbano, preparou um novo cronograma da coleta do lixo nas regiões Central, Oeste, Sul e Norte do município. Os caminhões da FortNorte agora circulam nos seguintes períodos: das 5h às 13h20
Governo Municipal e EDP removem cabeamentos irregulares no Centro de Caraguatatuba
O Governo Municipal de Caraguatatuba e a empresa EDP, distribuidora de energia elétrica, deram continuidade à remoção de cabeamentos irregulares de telecomunicação nos postes do Centro da cidade. A ação ocorreu na quinta-feira (23), com apoio da Secretaria de Urbanismo. O objetivo é prevenir acidentes, reduzir a poluição visual causada