Pesquisar No Site
Clássico da Literatura Inglesa é tema de estudo nas aulas de História sobre Revolução Industrial no CIDE Casabranca

Clássico da Literatura Inglesa é tema de estudo nas aulas de História sobre Revolução Industrial no CIDE Casabranca

#PraCegoVer: Parte interna do ônibus onde se vê dez cadeiras dispostas em dupla do lado direito e do lado esquerdo de um estreito corredor. Meninos e meninas sentados nos bancos. No teto há um projetor de filme. À frente, no centro, há uma tela onde passa o filme Oliver Twist. (Foto: Luís Gava/PMC)
Considerado uma obra-prima do escritor inglês Charles Dickens, o livro Oliver Twist, lançado em 1838, foi adotado pela professora de História, Joselene Ferreira de Oliveira, para explicar aos alunos do 8º ano, o processo de grandes transformações econômicas e sociais, que começou na Inglaterra no século XVIII e expandiu-se por vários países – a Revolução Industrial.
Várias atividades foram feitas a partir do texto, juntamente com a professora de Português Eva Vilma e monitores do laboratório de informática. Foi disponibilizado em xerox o resumo do livro, que de 53 capítulos passou para 16. Um glossário com as palavras consideradas de mais difícil compreensão também foi colocado em cada página com explicações. Também foi feito um exercício em equipe de reescrever os 16 capítulos com vocabulário elaborado pelos alunos. Por fim, os alunos assistiram ao filme no Cine Bus (ônibus adaptado para exibição), do diretor Roman Polanski, Oliver Twist de 2005, entre quarta e sexta (02, 03 e 04/05), na parte da tarde. De acordo com diretrizes do programa São Paulo Faz Escola.

#PraCegoVer: ônibus azul parado no estacionamento da EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, no Casabranca, com a porta aberta. O veículo é azul claro com pinturas de cenas dos filmes Piratas do Caribe, Harry Potter e Guardiões das Galáxias na lateral. Também pintado na lateral a logomarca Cine Bus (uma tira de filme com rodinhas) e brasão de Caraguatatuba em tinta branca. (Foto: Luís Gava/PMC)
“Discutimos sobre o valor do trabalho, a remuneração, carga horária, o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente sobre trabalho infantil, como eram as relações de trabalho antes e depois da Revolução Industrial, a importância dos diretos trabalhistas, entre outros fatos. Já nas aulas de Português, foi trabalhada a leitura, o vocabulário e a escrita. Eles também aprenderam a usar o Word, ao reescreverem os capítulos, no laboratório de informática. Foi uma experiência que deu muito certo”, avaliou Joselene.
Como o livro conta a história de um órfão que passou um tempo num orfanato, depois foge, vai viver nas ruas, enfrentando maus tratos, agressões e exploração da sua mão-de-obra, também foi discutida em sala questões como família, amizade, situações de violência, furto e roubo, mentira, superação e valores.
Thiago Gomes, 13 anos, do 8º A, disse que gostou mais de aprender História e Português dessa maneira. Já o colega do 8º B, Moisés Bryan, 13 anos, contou que não conhecia a história e que achou “bem emocionante”. Rebeca Pedroso, 12 anos, 8º B, foi mais eloquente: “Fiquei impressionada como antigamente homens, mulheres e até crianças trabalhavam de 14 a 18 horas por dia. Respiravam fumaça nas fábricas, adoeciam e morriam cedo. Comparando com os dias de hoje, o mundo evoluiu muito, para melhor”.
Veja Também Recentes

Programa Bombeiro na Escola retoma aulas para 8º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino
Alunos do 9º ano, da EMEF Professor Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, participaram na terça e quarta-feira (18 e 19), do projeto Bombeiros na Escola. O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros, voltado para estudantes do 8º e 9º anos, com o

Guarda Civil Municipal atende ocorrência de furto de materiais
A equipe de agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba foi acionada via rádio na manhã de quarta-feira (26) para atender a uma ocorrência de furto de bicicleta na região central da cidade. Foi constatado que o autor teria arrombado o cadeado e fugido em direção à ponte do Indaiá.

Mutirão de Limpeza dos bairros de Caraguatatuba avança para segunda fase de bairros
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, continua com os mutirões de limpeza de fevereiro nos bairros do Perequê-Mirim, Pegorelli, Barranco Alto, Jardim Jaqueira, Jetuba, Massaguaçu e Praia da Cocanha, além de diversas praças da região central de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (10/2), grupos de

25º Carnaval de Antigamente oferece quatro matinês na Praça Dr. Cândido Motta
O 25º Carnaval de Antigamente promete animar foliões de todas as idades com bailes populares em diversos pontos da cidade. Entre as atrações, estão quatro matinês, que ocorrem de 1º a 4 de março, das 16h às 18h30, na Praça Dr. Cândido Motta (Coreto). O evento conta com confetes, serpentinas

Governo Municipal fomenta empreendimentos e serviços de turismo em Caraguatatuba
O Governo Municipal de Caraguatatuba lançou o Cadastro Permanente de Empreendimentos Turísticos e Serviços Adjacentes para fortalecer a economia local e expandir o setor turístico. A proposta é criar uma conexão direta entre a administração pública e os negócios do segmento. O programa oferece oportunidades para estabelecer parcerias estratégicas, aumentar