Pesquisar No Site

Michel Temer elogia regularização fundiária em Caraguatatuba

Michel Temer elogia regularização (4)
Michel Temer elogia regularização fundiária em Caraguatatuba
Michel Temer elogia regularização fundiária em Caraguatatuba

Fotos: Luís Gava/Cláudio Gomes/PMC

Nesta sexta-feira (16), o presidente da República, Michel Temer, acompanhado do ministro da Justiça, Torquato Jardim, esteve em Caraguatatuba para entregar a escritura definitiva de imóveis a 15 moradores do município juntamente com o prefeito Aguilar Junior e o presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar. A solenidade foi realizada no Teatro Mario Covas e prestigiada por várias autoridades da região.

O município foi escolhido em todo o Brasil por ser referência nacional na tramitação e emissão de títulos de propriedade. No ano passado, em julho, Temer sancionou a Lei 13.465, que, entre outras questões, dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana. De acordo com o presidente, no estado de São Paulo serão entregues aproximadamente nove mil títulos e, no Brasil, cerca de 100 mil, até final do mandato.

Essa cerimônia simboliza milhares de brasileiros que puderam registrar sua propriedade rural e urbana e agora são legítimos proprietários. Quero parabenizar o prefeito Aguilar Junior e o presidente da Câmara Municipal, Renato de Aguilar pelo excelente trabalho realizado nesta cidade. Para mim é motivo de alegria estar, aqui, nessa região, que visitei várias vezes quando disputei e me elegi por seis mandatos, ao cargo de deputado federal, pelo estado de São Paulo”, destacou Temer.

Michel Temer elogia regularização fundiária em Caraguatatuba

Fotos: Luís Gava/Cláudio Gomes/PMC

Aguilar Junior agradeceu ao presidente pela presença e enalteceu a importância da Lei 13.465 como um marco na regularização fundiária no país.

Estamos muito felizes por Caraguatatuba se destacar como referência no país. O sucesso do Programa Regulariza Caraguá foi um somatório de forças. Meus agradecimentos à equipe da Secretaria de Habitação, aos funcionários do Cartório de Registro de Imóveis e às parcerias com o Poder Judiciário e Legislativo nessa empreitada”, destacou o prefeito.

O casal Salma e Edmir Antunes, moradores há 24 anos no loteamento Sertão dos Tourinhos, no bairro Massaguaçu, recebeu o título de propriedade e comemorou a conquista. “Quando fomos morar lá, não havia nenhuma infraestrutura. Com a regularização, agora temos luz, água, telefone e internet no local. Além disso, com esse documento, agora somos donos”, declarou Edmir.

Morador do loteamento Jardim Jorginmar, no bairro Perequê-Mirim, Renato Aparecido de Faria, disse que esperava há quatro anos por esse momento. “Muitos posseiros e pessoas de má-fé chegavam no loteamento, reivindicando a propriedade dos terrenos. Agora não passaremos mais por essa situação. Temos segurança jurídica, graças ao prefeito Aguilar Junior”, enfatizou.

Já Maria de Lourdes, 67 anos, moradora do loteamento Habitar Brasil, no bairro Casa Branca, também contemplada com o título de propriedade, resumiu a data: “Hoje é um dia de muita alegria”.

Entre as autoridades presentes no evento destacam-se: o secretário nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, Gilmar Souza Santos; o diretor Nacional de Regularização Fundiária do Ministério das Cidades, Silvio Figueiredo; a deputada federal, Pollyana Gama; o deputado estadual, Cássio Navarro; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf; o juiz da 1ª Vara Cível de Caraguatatuba, Ayrton Vidolin Marques Júnior; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Sávio Luiz dos Santos; o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto; o prefeito de Ilhabela, Márcio Batista Tenório; o prefeito de Ubatuba, Délcio José Sato; o diretor geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Marco Antonio Raupp; secretários municipais, secretários-adjuntos e vereadores.

Michel Temer elogia regularização fundiária em Caraguatatuba

Fotos: Luís Gava/Cláudio Gomes/PMC

Regulariza Caraguá – Antes mesmo da Lei Federal 13.465, Caraguatatuba já dispunha de uma Divisão de Regularização Fundiária. Em 2017, o prefeito Aguilar Junior assinou o decreto municipal 668 criando o Programa “Regulariza Caraguatatuba”, tendo como ponto forte a regularização fundiária.

Hoje já são mais de oito mil requerimentos (coletivos ou individuais) protocolados na Secretaria de Habitação do município.

Alguns locais que estavam congelados há anos, hoje estão liberados graças a uma parceria entre Judiciário e Prefeitura de Caraguatatuba. Entre os locais estão: Balneário Maria Helena, Sítio Severino e Benedito Antunes (Perequê-Mirim); Vila São Lourenço, Rua Projetada e Recanto Ana (Rio do Ouro).

Além disso, já estão em processo de descongelamento os Núcleos Reinaldo Honório (Pegorelli) e Vila Ricardo (Massaguaçu);

O Programa de Regularização Fundiária de Caraguatatuba entregou desde o ano passado 650 títulos, nos bairros Palmeiras, Pegorelli, Massaguaçu e Casa Branca. Em fase de conclusão estão mais 794 títulos. Até o final de 2018 serão seis mil títulos entregues.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Hospital Regional do Litoral Norte realiza cinco captações de órgãos e beneficia 10 pacientes em janeiro
Hospital Regional do Litoral Norte realiza cinco captações de órgãos e beneficia 10 pacientes em janeiro

O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) iniciou 2025 com cinco captações de órgãos e tecidos para transplantes, beneficiando 10 pessoas. Desde 2023, a unidade integra o Programa Estadual de Transplantes, com a criação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott). Entre os órgãos captados

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 13/02/2025
11º Encontro Internacional de Contato Improvisação no Litoral segue até domingo em Caraguá
11º Encontro Internacional de Contato Improvisação no Litoral segue até domingo em Caraguá

O projeto propõe atividades voltadas para o estudo da dança, para estudantes e profissionais. Também ocorrerão eventos abertos e gratuitos ao público Até domingo (9) Caraguatatuba recebe o 11º Encontro Internacional de Contato Improvisação no Litoral no Polo Cultural do Centro, com apoio do Governo Municipal por meio da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 04/02/2025
Agentes da Guarda Civil de Caraguatatuba atendem ocorrência de tentativa de roubo
Agentes da Guarda Civil de Caraguatatuba atendem ocorrência de tentativa de roubo

Durante patrulhamento pela região sul de Caraguatatuba na tarde da última sexta-feira (14), os agentes da Guarda Civil Municipal receberam a solicitação presencial de uma vítima que alegava ter sido assaltada há poucos instantes e entrado em luta corporal com os agressores para manter seu pertence e conseguido se desvencilhar

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 19/02/2025
PAT de Caraguatatuba inicia semana com 166 vagas de emprego e novo horário de atendimento
PAT de Caraguatatuba inicia semana com 166 vagas de emprego e novo horário de atendimento

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 166 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (10/2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 10/02/2025
Comtur delibera sobre Eventos e Infraestrutura para 2025
Comtur delibera sobre Eventos e Infraestrutura para 2025

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realizou, no último dia 5 de fevereiro, sua reunião ordinária para deliberação de temas estratégicos voltados ao desenvolvimento do turismo no município. O encontro, conduzido pelo presidente Cauê Rubio, contou com a participação de representantes da Secretaria de Turismo e conselheiros nomeados, que debateram

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/02/2025