Pesquisar No Site
Lei traz incentivos para microempresários e empresas de pequeno porte de Caraguatatuba
![DCIM100MEDIADJI_0083.JPG DCIM100MEDIADJI_0083.JPG](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2018/03/DJI_0083.jpg)
Lei traz incentivos para microempresários e empresas de pequeno porte de Caraguatatuba
![](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2018/03/DJI_0113.jpg)
Foto: Cláudio Gomes/PMC
Com o objetivo de desenvolver e fomentar a economia de Caraguatatuba, o prefeito Aguilar Junior encaminhou à Câmara Municipal o projeto que institui a Lei Geral Municipal da Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedor Individual (MEI). A proposta foi aprovada pelos vereadores na sessão da terça-feira (27/03).
Fundamentada na Lei Complementar 123/2006 (Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas) e suas atualizações como as Leis Complementares 128/2008 (cria a figura do MEI), 147/2014 (universalização do Simples Nacional; consolidação das políticas de desenvolvimento e de desburocratização; e blindagem do MEI) e 155/2016 (reorganiza e simplifica a metodologia de apuração do imposto devido por optantes pelo Simples Nacional), o projeto aprovado traz dispositivos da legislação nacional para impulsionar economia do município com incentivos e benefícios aos empreendedores desse segmento.
Para o prefeito Aguilar Junior, a Lei Geral Municipal viabiliza novos instrumentos para incentivar pequenas empresas à formalização, aumento do faturamento e geração de empregos. “A lei propicia que as pessoas empregadas e os lucros distribuídos aos sócios aqueçam a economia local e gerem mais desenvolvimento, além de ser uma forma segura e tranqüila de garantir o aumento da arrecadação municipal”, reconhece.
Além do tratamento jurídico diferenciado, as EP, EPP e MEI, também fica assegurada emissão do Alvará de Funcionamento Provisório enquanto são providenciadas as licenças de autorização nos órgãos e entidades competentes para o alvará definitivo, no prazo de 60 dias, ou quando o grau de risco da atividade não for considerado alto. Entre os benefícios fiscais previstos no Artigo 23, estão: isenção no pagamento da taxa de licença e fiscalização para localização, instalação e funcionamento de microempresas e empresas de pequeno porte, relativas à primeira inscrição, correspondente ao exercício em que inicia sua atividade; a partir do segundo ano da inscrição municipal, aplicam-se às microempresas e empresas de pequeno porte, as taxas relativas a legislação municipal específica, aplicáveis às demais empresas; e a isenção dos valores referentes a emolumentos e demais custos relativos a abertura, a inscrição, ao registro, ao alvará, à licença e ao cadastro do MEI, alterações e encerramento.
As firmas com esse perfil passarão por uma fiscalização orientadora nos aspectos relativos ao uso do solo, saúde, meio ambiente e segurança. Será levado em consideração pelo poder público municipal, o critério de dupla visita para lavratura de autos de infração, salvo na ocorrência de falta de reincidência, fraude, resistência ou embaraço a fiscalização.
A Prefeitura Municipal deve atuar de forma proativa no convite de micro e pequenas empresas locais e regionais para licitações com valores até R$ 80 mil.
A Lei prevê ainda o estabelecimento de mecanismos de triagem e qualificação da informalidade, para implementação de associações e cooperativas de trabalho, visando à inclusão da população da cidade no mercado produtivo, fomentando alternativas para a geração de trabalho e renda; acesso ao crédito para investimento no negócio; e estímulo à inovação tecnológica com incubadoras e criação do Fundo Municipal de Inovação Tecnológica da Micro e Pequena Empresa.
Veja Também Recentes
![Caraguatatuba lança campanha “Ouvir e ver o mar” para coibir uso de caixas de som nas praias Caraguatatuba lança campanha “Ouvir e ver o mar” para coibir uso de caixas de som nas praias](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/WhatsApp-Image-2025-01-17-at-14.09.48-530x530.jpeg)
Caraguatatuba lança campanha “Ouvir e ver o mar” para coibir uso de caixas de som nas praias
A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou a campanha “Ouvir e ver o mar”, para desencorajar o uso de caixas de som nas praias e promover um contato maior com a natureza. A iniciativa foca no respeito ao sossego de todos, especialmente dos banhistas. De acordo com o Código de Posturas do
![Foto-Capa Foto-Capa](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/Foto-Capa-530x530.jpg)
Caraguatatuba participa de reunião sobre Alerta e Preparação para Emergências Locais em relação ao gasoduto no município
O Governo Municipal, por meio de representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Defesa do Cidadão, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, juntamente com colaboradores da Petrobras/UTGCA (Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato), Universidade de Taubaté (UniTau), empresa de energia EDP São Paulo e do Corpo de Bombeiros de
![Beach Soccer movimenta Praia do Indaiá em Caraguatatuba no fim de semana Beach Soccer movimenta Praia do Indaiá em Caraguatatuba no fim de semana](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/IMG_7480-530x530.jpg)
Beach Soccer movimenta Praia do Indaiá em Caraguatatuba no fim de semana
Os jogos do Campeonato Municipal de Beach Soccer movimentaram o fim de semana com sete partidas na Praia do Indaiá, ao lado da pista de bicicross em Caraguatatuba. Na última sexta-feira (31/1) o time do Projeto Integração venceu o VGFC/Donos da Bola com um placar de 4 a 1, pela
![45e78958-03b1-4d9c-8d09-6b8fef942bc0 45e78958-03b1-4d9c-8d09-6b8fef942bc0](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/45e78958-03b1-4d9c-8d09-6b8fef942bc0-530x530.jpg)
Prefeitura de Caraguatatuba realiza Avaliação de Densidade Larvária e monitora casos de dengue
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Caraguatatuba realiza Avaliação de Densidade Lavaria (ADL) no município, com objetivo de monitorar a infestação do mosquito Aedes aegypti e tomar providências quanto a casos de dengue. Na terça-feira (21), as equipes percorreram o bairro Massaguaçu, na região norte. O
![Guarda Municipal atua em caso de abuso contra menor em Caraguatatuba Guarda Municipal atua em caso de abuso contra menor em Caraguatatuba](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/437f8bc9-2607-4247-8ac3-5c8e1d818d68-1-530x530.jpg)
Guarda Municipal atua em caso de abuso contra menor em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi acionada para atender uma ocorrência envolvendo uma denúncia de estupro de vulnerável contra uma criança de 10 anos no último domingo (19/1), no bairro do Indaiá. A equipe foi acionada durante um patrulhamento de rotina pelo bairro, ao deparar-se com uma discussão