Pesquisar No Site
Neurociência na Educação é tema de palestras para professores da rede municipal de Caraguatatuba, com especialistas renomados
Neurociência na Educação é tema de palestras para professores da rede municipal de Caraguatatuba, com especialistas renomados
Dois educadores renomados no país abriram o ano letivo dos professores da rede municipal de Caraguatatuba com palestras sobre Neurociência na Educação, no Teatro Mario Covas.
Ontem (07/02), o bate-papo foi com o neuropedagogo e doutor em Educação e Ciências Sociais, Luís Vicente Ferreira, que falou sobre ‘Neurociências e Aprendizagem’.
De acordo com o professor, a aprendizagem está nas emoções e uma das atividades que mais desenvolve o cérebro é a música. “Uma prática que deveria começar na Educação Infantil”, afirmou.
Para Luís Vicente, “a boa aula é aquela que você faz, sente e depois pensa”. Como o cérebro mantém a atenção por 12 minutos, sugeriu que os professores dividam a aula em vários recursos.
“Os estudantes precisam desenvolver competências e não decorar apenas conteúdos. As aulas devem proporcionar atenção, interesse, desejo e ação, ou seja, práticas pedagógicas diferenciadas. Trabalhem com ensino híbrido (mesclar tecnologia com trabalhos em grupos e experimentos), deixem o aluno por a mão na massa”, sugeriu.
Na terça (06/02), o encontro foi com Elvira Souza Lima, pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música, que abordou o tema ‘A Aplicação da Neurociência na Docência e na Aprendizagem’.
Para a educadora, a ciência é a peça mais importante na educação é o professor. “Vocês são responsáveis por formar memórias nos alunos. A construção do conhecimento é em cima daquilo que sabemos. Precisamos de registros. Temos que aprender a fazer o registro. Temos que ensinar o aluno a estudar. No Português, o aluno tem que saber verbo, adjetivo, substantivo, etc. Na Matemática, a base é saber multiplicar, subtrair e adir. Uma base sólida é fundamental”, ressaltou.
Ela também foi categórica quanto ao uso de celulares e tabletes na educação: “Até os dois anos de idade, nada que tenha tela deve estar ao alcance da criança. Até sete anos, no máximo uso por 30 minutos. O cérebro precisa ser ensinado. A tecnologia é ótima , mas não substitui a palavra, não substitui o olho no olho”, frisou.
Destacou ainda que brincar é fundamental, essencial para o desenvolvimento do lobo frontal e pré-frontal. Responsáveis pelo desenvolvimento da fala e escrita, da formulação do pensamento abstrato, do planejamento de ações, movimentos e tomada de decisões.
Também evidenciou a importância de treinar o aluno para não se distrair. Segundo Elvira, é necessário trabalhar desde a Educação Infantil os três níveis de atenção do cérebro – alerta, foco e atenção executiva, para formar o comportamento de atenção do aluno.
“O computador ensina justamente o contrário, a distração. Atividades aplicadas ao currículo capoeira, dança, xadrez e principalmente a música comprovadamente aumentam o foco e atenção do aluno”, afirmou.
Aos docentes, Elvira sugeriu que façam sempre atividades novas: aprender uma nova língua, pintar, dançar, cantar, tocar um instrumento musical.
O prefeito Aguilar Junior esteve presente nas duas palestras e aproveitou a oportunidade para agradecer aos profissionais pelo trabalho desenvolvido no primeiro ano da sua administração. “Os professores de Caraguatatuba são diferentes, pois têm uma competência própria de exercer seu ofício. Tenho certeza que tivemos muito mais acertos do que erros nesse primeiro ano de mandato. Estamos buscando o melhor para a população de Caraguatatuba. Contem conosco e um excelente ano letivo a todos”, disse.
O secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, afirmou que aprendeu muito no primeiro ano à frente da secretaria e reiterou que está aberto a receber críticas e sugestões que representem a maioria dos servidores da rede municipal de ensino.
As palestras fazem parte do projeto #EducaçãoTransformadora, desenvolvido pela Secretaria de Educação em parceria com a empresa Planneta.
Veja Também Recentes
Fundacc promove 13ª edição do Festival Estudantil de Teatro a partir de hoje
O Auditório Maristela de Oliveira será palco a partir desta segunda-feira (25/11), da 13ª edição do Festival Estudantil de Teatro – FET. O evento conta com 11 espetáculos gratuitos e segue até o dia 27 de novembro. O encerramento será no dia 30 deste mês, na Praça do Caiçara. O
Prefeitura continua com obras da 2ª Fase do Complexo Turístico do Camaroeiro
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com as obras da 2ª Fase do Complexo Turístico do Camaroeiro. As intervenções preveem a construção do Centro de Exposições, calçadas, infraestrutura elétrica e hidráulica, além de banheiros e espaço administrativo. As redes de água e esgoto também
Escola de Bailados de Caraguá apresenta “O conto de Lise” no Teatro Mario Covas
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) apresenta o 18º espetáculo de encerramento da Escola de Bailados de Caraguatatuba: “O conto de Lise”, balé que estreou em 2019 e volta para abrilhantar o palco do Teatro Mario Covas no dia 28 de novembro, às 20h, com entrada gratuita e classificação livre.
Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização durante feriado
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, atendeu neste final de semana 29 denúncias de perturbação de sossego. A fiscalização resultou em quatro multas no valor de 460 VRMS, equivalente a R$ 2.116 cada. Além disso, os fiscais estiveram nas praias para orientar banhistas e ambulantes a
Pré-temporada de verão: Prefeitura aumenta fiscalização nas praias, comércios e em vans de turismo de um dia
No último final de semana, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, deu continuidade à fiscalização de atividades turísticas e comerciais nesta pré-temporada de verão. Além da orientação aos ambulantes, foi realizada outra frente de fiscalização, onde montaram uma barreira para vistoriar ônibus e vans de turismo