Pesquisar No Site
Tire suas dúvidas em relação à febre amarela e sua vacina
Tire suas dúvidas em relação à febre amarela e sua vacina
A campanha de vacinação contra a febre amarela começa no dia 25 de janeiro, mas a população tem muitas dúvidas em relação à doença e a forma de preveni-la.
Para reduzir as dúvidas e o pânico, o secretário, Amauri Toledo, e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Helienne Santos, prestaram alguns esclarecimentos aos munícipes.
De acordo com Toledo, os 200 funcionários que participarão da campanha, estão capacitados e serão novamente treinados. “Nossos médicos, enfermeiros e auxiliares são capacitados, com certeza. Entretanto, antes de começar qualquer campanha, os profissionais de saúde são novamente treinados, para que entendam algum processo específico da ação”, afirmou.
Os idosos que procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS), para receber a imunização, não precisarão de recomendação médica, como disse Helienne Santos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. “A triagem será realizada no momento da vacinação, então não é necessário correr para marcar consulta”.
Vale lembrar que, pacientes em tratamento contra o câncer ou que tenham alergia grave a ovo, lactantes amamentando crianças menores de seis meses, pacientes em tratamentos com drogas imunossupressoras, pacientes transplantados, crianças menores de nove meses e pessoas com alguma doença febril aguda não podem ser vacinados.
Helienne Santos respondeu ainda algumas dúvidas frequentes da população. “Uma das dúvidas mais frequentes é referente à interrupção do uso de alguma medicação no dia da vacina. Não é necessário. Além disso, quero esclarecer que pessoas com hepatite C, ou que tenham alguma doença cardiológica não têm contra indicação em relação à vacina”, ressaltou.
A coordenadora falou também sobre a relação risco-benefício da aplicação da vacina em gestantes. “É necessário uma análise, pois cada caso tem uma forma de avaliar. Se a gestante vai viajar, eu recomendo que ela seja imunizada sim. Caso ela more em área rural ou perto de florestas, também é recomendado. Mas se ela morar em área urbana e for ficar na cidade, não é necessário vacinar, devido os efeitos colaterais”, afirmou Helienne.
A vacina contra a febre amarela pode causar efeitos colaterais, porque o imunizante contra a doença possui o vírus vivo atenuado, que desaparece do organismo três semanas após a vacinação, em média.
Quando aplicada em um paciente com sistema imunológico sadio, a vacina irá provocar as células de defesa para que criem anticorpos contra a febre amarela. Isso significa que esse paciente, ao ser eventualmente picado por um mosquito infectado, terá os anticorpos necessários para combater o vírus.
Caraguatatuba não apresentou nenhum caso da febre amarela em sua forma silvestre (transmitida pelos mosquitos Haemagogus ou Sabethes, que vivem em área florestal), desde o início do surto no Brasil. Já a versão urbana da doença, não é notificada no país desde 1942.
Veja Também Recentes
Obras de esgoto são executadas nos bairros Golfinhos, Santa Rosa, Capricórnio e Massaguaçu
Continuam as obras de esgotamento sanitário dos bairros de Golfinhos, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate), Capricórnio e Massaguaçu, em Caraguatatuba. Os trabalhos fazem parte do Onda Limpa Litoral Norte, o maior programa ambiental da costa brasileira, e vão contribuir para melhorar as condições das praias do município que é
Procon de Caraguatatuba fornece dicas sobre compras de presentes de Natal
O comércio fica aquecido em dezembro devido às compras dos presentes de Natal (25/12), “amigos secretos” das confraternizações de final de ano e da injeção do 13º salário na economia. O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba ajuda os consumidores a escapar das surpresas indesejáveis e violações dos direitos assegurados pela
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza empresas de atividades náuticas nas praias
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem realizado fiscalizações constantes nas praias e notificou alguns pontos de atividades náuticas realizadas de forma inadequada, colocando em risco a segurança dos banhistas. Conforme a Lei 2.252/15, artigo 11, as embarcações devem respeitar os limites de distância em relação
Caraguatatuba oferece 342 vagas de emprego, com 30% destinadas à temporada de verão
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba inicia a semana com 342 oportunidades de emprego para diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação. Destas, 30% são para contratações temporárias voltadas à alta temporada de verão, nas áreas de comércio, turismo e serviços. Entre as vagas temporárias destacam-se:
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 42 estagiários aprovados de seis cursos das duas seleções de 2024
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais 42 aprovados de seis cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e setembro para comparecer até a próxima quarta-feira (18/12),