Pesquisar No Site
Saúde lança plano operativo para vacinação contra febre amarela que contará com 200 profissionais
Saúde lança plano operativo para vacinação contra febre amarela que contará com 200 profissionais
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba lançou nesta terça-feira o plano operativo para a campanha de vacinação contra a febre amarela, que começa no dia 3 de fevereiro. Ao todo, 200 profissionais de saúde participarão da campanha. O objetivo é vacinar 95% da população.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município (exceto do Tabatinga) contarão com equipes para a imunização. A aplicação da vacina será feita das 7h30 às 19h. Além disso, serão realizados três mutirões aos sábados nos dias 3, 17 e 24 de fevereiro.
Durante os mutirões, o atendimento será feito das 8h às 17h e outros pontos estratégicos receberão equipes para a aplicação da vacina, tais como, os residenciais de casas populares do Pegorelli, Jetuba e Travessão; os Centros Culturais dos bairros Travessão, Barranco Alto e Poiares; a Escola Municipal Honorina Pacheco, do bairro Rio do Ouro e o Museu de Artes e Cultura de Caraguatatuba (MACC), no Centro.
A vacina contra a febre amarela será aplicada de forma fracionada, ou seja, uma dose será dividida para cinco pessoas, como explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Helienne Santos. “A dose fracionada é uma forma de imunizar mais pessoas. O que muda é o período de proteção. Enquanto a dose integral imuniza por toda a vida, a dose fracionada imuniza por oito anos, sendo necessário realizar um reforço após esse tempo”, afirmou.
De acordo com Helienne Santos, a vacina tem contra indicações. “Pacientes em tratamento contra o câncer ou que tenham alergia grave a ovo, lactantes amamentando crianças menores de seis meses, pacientes em tratamentos com drogas imunossupressoras, pacientes transplantados, crianças menores de nove meses e pessoas com alguma doença febril aguda não podem ser vacinados”, disse.
Idosos e gestantes deverão passar por avaliação prévia, que já pode ser agendada nas UBSs, para saber se podem ou não tomar a vacina.
Veja Também Recentes
EMEF Professor Auracy Mansano promove Semana de Prevenção e Combate às Drogas
Os alunos do 6º ao 9º ano da EMEF Professor Auracy Mansano receberam diversas atividades durante a Semana de Prevenção e Combate às Drogas. O evento integra ações educativas da escola e trouxe uma palestra enriquecedora sobre os perigos associados ao uso de substâncias como álcool e cigarro. A palestra
Câmara finaliza audiências públicas da atualização do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do CaraguaPrev
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas sobre o projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) nas últimas segunda e quinta-feira (4/11 e 31/10), na sede do Legislativo, no Centro.
Obras de drenagem na Olaria seguem em ritmo acelerado e entram na reta final
A Prefeitura de Caraguatatuba continua os investimentos em obras de drenagem de Norte a Sul da cidade. As obras no bairro da Olaria seguem em ritmo acelerado e vão beneficiar 260 residências ou 1,2 mil pessoas As intervenções foram feitas na Rua Santa Rita de Cássia e segue neste momento
Fundo Social de Caraguatatuba doa mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba entregou nesta segunda-feira (11), mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui, dedicada ao acolhimento de pessoas em situação de rua. Os alimentos foram arrecadados por meio de doações solidárias durante um show realizado no último final de semana na cidade.
Caraguatatuba entra para guia de roteiro de mergulho do Governo do Estado
Caraguatatuba entrou para o novo guia de roteiro de mergulho da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP. A cerimônia de lançamento ocorreu nesta quarta-feira (6), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo e contou com a presença do governador, Tarcísio de Freitas e do secretário estadual, Roberto