Pesquisar No Site
Prefeitura dá continuidade ao plantio de árvores em escolas da cidade

Prefeitura dá continuidade ao plantio de árvores em escolas da cidade
A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou este ano as atividades do Plano Municipal de Arborização Urbana (Pmau) realizando plantio de mudas nativas na EMEF dr. Carlos Rodrigues de Almeida (Indaiá) e na EMEI/EMEF Prof. João Baptista Gerdelin (Poiares).
Uma das metas do plano é realizar o plantio de mais de 4 mil mudas de espécies nativas em torno de todos os prédios públicos, criando o chamado Espaço Árvore, necessário para o desenvolvimento da árvore, sem que suas raízes danifiquem a estrutura ao seu redor e que possibilita entrada de água de chuva e nutrientes. No ato do plantio, outra regra é o respeito às normas de acessibilidade.
O plantio faz parte das ações recomendadas pela Diretiva de Arborização do Programa Município VerdeAzul (PMVA), que avalia e apoia a gestão ambiental das prefeituras paulistas.
Atendendo a diretiva, Caraguatatuba está implantando um Projeto Piloto de Floresta Urbana, que recomenda o plantio de árvores em locais determinados: nas proximidades do Paço Municipal, na avenida principal do município, no centro comercial ou na escola pública de maior movimento.
“Com a aprovação do Plano Piloto, nossa intenção é prosseguir com o programa este ano, realizando o plantio nas escolas públicas do município”, conta o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti.
Caraguatatuba obteve a 12ª classificação no Ranking Ambiental 2017 do Estado de São Paulo, subindo 17 posições desde o ano passado e recebendo mais uma vez o certificado de Município VerdeAzul.
O certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).
Cartilha:
No site da PMC encontra-se disponível a Cartilha de Arborização Urbana, que possui as orientações necessárias para quem deseja realizar o plantio em frente à sua residência. A cartilha contem informações importantes como a escolha das espécies mais adequadas de acordo com o porte, faixa de acessibilidade, interferências como postes e fiações, tamanho de covas, irrigação, etc.
Outra ação do PMAU é o Piloto de Floresta Urbana. Em outubro do ano passado, o Prefeito Aguilar Junior plantou uma muda de ipê na calçada em frente ao Paço Municipal. A escola Thomaz foi beneficiada com o plantio também.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 171 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 171 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (24/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso. A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda

Areia, grama e muita competição marcam fim de semana esportivo em Caraguatatuba
Eventos e competições de diversas modalidades esportivas movimentaram o último final de semana em Caraguatatuba. Na sexta-feira (21), teve a final do Campeonato Municipal de Beach Soccer (categoria adulto). Melhor para o time do Rio do Ouro, que foi pentacampeão após vencer a equipe do Morro do Chocolate por 5

Projeto Cineclube Hartãt promove exibição em abril
O Espaço Hartãt exibe no dia 12 de abril, às 19h, o filme “YVy Pyte – Coração da Terra”. A ação integra o projeto Cineclube Hartãt. A entrada é gratuita e a classificação é 14 anos. O projeto promove exibições audiovisuais no Espaço Hartãt, voltadas para ampliar o alcance da programação

Oficina gratuita de roteiro é destaque do Pontos MIS em Caraguatatuba nesta sexta-feira
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (28/3), às 16h, a oficina do Pontos MIS “É tudo palavra! Livro = Roteiro?”, ministrada por Giuliana Monteiro. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser realizada por meio do formulário https://tinyurl.com/yck3kv4w. Classificação 16 anos. A oficina é gratuita e aborda as