Pesquisar No Site
Vila Dignidade de Caraguatatuba recebe dois novos moradores

Vila Dignidade de Caraguatatuba recebe dois novos moradores
O vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campus Júnior, e o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Jonas Fontes, deram as boas-vindas aos dois novos moradores da Vila Dignidade, localizada no Jardim Jaqueira, em Caraguatatuba.

Fotos: Luís Gava/PMC
O primeiro a receber as chaves da nova casa foi Francisco Scazziotta, 62 anos. “Estou muito emocionado por ter estar aqui, ter uma moradia, um cantinho para chamar de meu. Obrigado a todos que me ajudaram. Agora vou ter paz”, afirmou.
Em seguida, foi a vez de Maria de Lourdes Batista, 63 anos, ganhar suas chaves. “Lutei muito para conseguir essa casa na Vila Dignidade e estou muito alegre”, declarou.
A coordenadora de Proteção Especial da Sedesc, Ana Maria Magagnini, explicou que estão sendo desenvolvidas oficinas artesanato, esportiva adaptada e cultural, palestras educativas para prevenção e tratamento de doenças, no espaço. Além disso, os idosos contam com assistência de uma psicóloga, uma assistência social, e um enfermeiro e apoio administrativo, no local.
“Nosso trabalho junto aos moradores da Vila Dignidade visa o fortalecimento pessoal, a prevenção do isolamento, a integração social e o lazer”, acrescentou a coordenadora.
Marcaram presença no evento o secretário de Saúde, Amauri Toledo; a secretária de Comunicação, Malu Baracat; e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Alcione Aparecida Vitório Ribeiro dos Santos coordenadora da Proteção Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Espaço – A Vila Dignidade foi inaugurada em 2011 e é fruto de uma parceria entre os Governos Estadual e Municipal. O condomínio tem 20 casas para atender idosos, de acordo com o Desenho Universal, que permite facilidade no uso da moradia por pessoas com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.
Cada unidade possui 47,14 m² distribuídos entre um dormitório, sala e cozinha conjugadas, banheiro, área de serviço, aquecedor solar e uma pequena área externa, nos fundos, utilizada como horta ou jardim.

Fotos: Luís Gava/PMC
Para ocupar uma das casas da Vila Dignidade, a pessoa tem que ter, no mínimo, 60 anos, renda mensal de até dois salários mínimos, não ter nenhum vínculo familiar ou problemas de convivência familiar e ser independente fisicamente, comprovação feita por meio de avaliação médica prévia, autonomia de cuidados pessoais.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, faz o levantamento social do interessado e encaminha para uma comissão formada por representantes da Sepedi, Saúde, Desenvolvimento Social e Cidadania e Conselho Municipal do Idoso, posteriormente é formalizado o termo de Concessão de Uso por prazo indeterminado.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no