Pesquisar No Site
Profissionais de saúde básica participam de curso sobre melhoria na qualidade de serviço

Profissionais de saúde básica participam de curso sobre melhoria na qualidade de serviço
Buscando melhoria nos serviços de atenção básica, a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba está capacitando 250 profissionais que lidam diariamente com esta área e que serão avaliados pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), criado pelo Governo Federal.

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
O PMAQ é um programa que incentiva as gestões municipais a melhorar seus serviços de saúde por meio de repasses financeiros. A cada nível de avaliação atingido, maior é o repasse recebido pelo município. O programa encontra-se em seu 3º ciclo, que tem como objetivo a repactuação das equipes de atenção básica e dos gestores com o incremento de novos padrões e indicadores de qualidade.
Segundo o especialista em saúde da família, Érico Vasconcelos, os gestores de saúde devem acabar com o pensamento de institucionalização das práticas das equipes. “Os trabalhadores de saúde precisam parar de se conformar com um padrão de qualidade de serviço. Os gestores devem guiar as equipes para uma constante evolução no trabalho”, afirmou.
Vasconcelos ressaltou a importância da participação de Caraguatatuba no curso para melhorar os serviços de saúde. “A gestão Aguilar Junior é muito sensível e buscar dar um tratamento especial aos servidores públicos, sempre oferecendo oportunidades para que todos se capacitem e melhorem a qualidade dos seus serviços”, falou.
O curso será realizado em plataforma online do Portal Educacional. Ele ensina aos trabalhadores de saúde, estratégias de qualificação, de acompanhamento e avaliação de suas equipes, por meio de conteúdos didáticos condizentes ao objetivo do programa.
Ao final do curso os serviços de saúde de Caraguatatuba serão avaliados e terão sua qualidade certificada pelo Ministério da Saúde.
Veja Também Recentes

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Estudantes aprovados para estágio são aguardados nesta semana em Caraguatatuba
Mais 92 alunos aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e novembro são esperados até a próxima quarta-feira (2/4), das 9h às 10h30

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,