Pesquisar No Site
Banco Municipal de Alimentos repassa mais de 10 toneladas de produtos reaproveitados

Banco Municipal de Alimentos repassa mais de 10 toneladas de produtos reaproveitados
O Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba, que tem como objetivo combater a insegurança alimentar e o desperdício de alimentos, divulgou um balanço das ações desenvolvidas desde a reinauguração, realizada em agosto deste ano.

Fotos: Lucas Camargo/PMC
Foram mais de 16 toneladas de alimentos doados pelo Cauana Hortifruti de São José dos Campos e hipermercados da cidade (Spani Atacadista, Semar, Gama e Laticínios Litoral Norte), além dos agricultores locais.
Destes, cerca de 10 toneladas de alimentos foram repassados a 16 entidades cadastradas no município, beneficiando mais de 2 mil pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
As doações recebidas são alimentos que não possuem valor comercial, mas que estão aptos para o consumo. Todos os produtos passam por triagem da nutricionista do Banco de Alimentos, Fernanda Cardoso.
Ela explica que, os alimentos são pesados, passam por triagem e em seguida, são separados em kits ou para o processo de manipulação. “Neste caso, são transformados em geleias, molhos, patês, entre outros”, disse Fernanda.
No local, também está instalado o Cresans (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável), onde são ministradas oficinas voltadas à segurança alimentar.

Fotos: Lucas Camargo
Durante o ano, cerca de 150 pessoas realizaram oficinas de salgados e doces para festas, tempero caiçara, panificação, confeitaria, aproveitamento integral dos alimentos e boas práticas de manipulação de alimentos.
Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, presidente do Banco Municipal de Alimentos, ressalta que os números superam as expectativas. “São pouco mais de quatro meses e o resultado foi melhor que imaginávamos. Para o ano que vem novas parcerias serão firmadas para atender ainda mais as entidades”, destaca.
Doadores interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-3551 ou pelo email bancodealimentos@caraguatatuba.sp.gov.br. As parcerias serão concretizadas por meio de contratos, assegurando receptor e doador dos produtos.
Serviço
Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba
Endereço: Avenida Ministro Dílson Funaro, nº 287 – Jardim Briânia
Telefones: (12) 3887-3551 ou 3883-6548
Veja Também Recentes

Neste sábado tem Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (26/4), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica pelas margens do rio Juqueriquerê. O ponto de encontro será no entreposto de pesca do Porto Novo. A inscrição deve ser realizada pelo formulário

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Homem é detido pela Guarda Civil de Caraguatatuba após fugir de viatura
Um homem foi detido pela GCM de Caraguatatuba, na tarde do último sábado (29), no bairro Rio do Ouro, após fugir de uma viatura da Guarda Civil Municipal. O caso ocorreu após uma ronda preventiva da Guarda Civil nas proximidades da rodoviária. Um indivíduo, que estava em uma moto sem

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um