Pesquisar No Site
Alunos do 6º ano da rede municipal de ensino de Caraguatatuba aprendem sobre posse responsável

Alunos do 6º ano da rede municipal de ensino de Caraguatatuba aprendem sobre posse responsável
Como a maioria dos alunos possuem animais domésticos, gatos e cachorros, professores de Ciências dos 6º anos da rede municipal de ensino, em parceria com funcionários Centro de Controle de Zoonoses, fizeram um trabalho em sala de aula, no segundo semestre letivo, sobre Posse Responsável.
Posse responsável é um conjunto de atitudes de um dono de animais domésticos (gatos e cachorros) como higiene, carinho, atenção, aplicação de vacinas, consultas com um veterinário, alimentação adequada, local adequando para dormir e também fazer suas necessidades fisiológicas, entre outras ações.

Foto: Cláudio Gomes/PMC
As crianças também aprenderam o significado de animais sinantrópicos (aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem), quais seriam esses animais (rato, lacraia, abelha, vespa, aranha, barata, carrapato, pulga, escorpião, mosca, etc.) e algumas doenças que poderiam ser transmitidas e os danos que poderiam causar a nossa saúde.
Foi explicado ainda o conceito de Zoonoses, que são doenças de animais transmitidas ao homem, dentre elas, destacamos a raiva, doença causada por vírus relacionada aos animais de estimação como o cachorro e gato e também por morcegos. Os estudantes entenderam as formas de transmissão da doença e ainda levar à morte, se a pessoa não procurar assistência médica com urgência.
Os alunos comentaram que nas campanhas anuais de vacinação na cidade para prevenir contra a raiva, a maioria deles leva os cachorros e gatos para vacinar. Eles também tiraram suas dúvidas sobre como funciona a colocação de chip por meio do Centro de Zoonoses da cidade.
A professora de Ciências, Patrícia Silva, da EMEI/EMEF Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra (Praia das Palmeiras), que participou do projeto, desenvolveu com os alunos diversas atividades relativas à posse responsável. O trabalho teve o lema “Animal de estimação levamos no coração”.
Os educandos assistiram ao filme “Um dia de Cão”, do Maurício de Sousa, estrelado pela Turma da Mônica. O filme relata a história do personagem Cebolinha, que pede para tornar-se cão para não fazer as tarefas de casa, entretanto, ao ter o pedido atendido, vai para a rua, onde sofre vários abusos e termina em um Centro de Vigilância Sanitária.
“Eles pesquisaram a maneira adequada de tratar dos animais: como deve ser realizada a alimentação dos animais, a importância da vacinação, destacando a necessidade dessa prática para evitar a propagação de doenças. Também foi despertada a consciência para a prática de recolher as fezes dos animais, o que possibilita melhor condição sanitária para a cidade e evita fatores potenciais para a disseminação de zoonoses”, relatou Patrícia.
Veja Também Recentes

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Indaiá
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba efetuou a prisão de homem e apreensão de drogas na última terça-feira (25), no bairro Indaiá. De acordo com a ocorrência, uma equipe da Guarda Civil realizava um patrulhamento preventivo pela região quando se deparou com um indivíduo que demonstrou nervosismo ao presenciar a

Oficina de Introdução à Linguagem Cinematográfica abre programação cultural de abril
O programa Pontos MIS realiza no dia 1º/4 (terça-feira), às 14h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, a oficina audiovisual “Introdução à linguagem cinematográfica: Direção, Fotografia e Som”, com Bruno Carneiro. A oficina é gratuita e tem classificação de 18 anos. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos