Pesquisar No Site
Alunos do 6º ano da rede municipal de ensino de Caraguatatuba aprendem sobre posse responsável
Alunos do 6º ano da rede municipal de ensino de Caraguatatuba aprendem sobre posse responsável
Como a maioria dos alunos possuem animais domésticos, gatos e cachorros, professores de Ciências dos 6º anos da rede municipal de ensino, em parceria com funcionários Centro de Controle de Zoonoses, fizeram um trabalho em sala de aula, no segundo semestre letivo, sobre Posse Responsável.
Posse responsável é um conjunto de atitudes de um dono de animais domésticos (gatos e cachorros) como higiene, carinho, atenção, aplicação de vacinas, consultas com um veterinário, alimentação adequada, local adequando para dormir e também fazer suas necessidades fisiológicas, entre outras ações.
As crianças também aprenderam o significado de animais sinantrópicos (aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem), quais seriam esses animais (rato, lacraia, abelha, vespa, aranha, barata, carrapato, pulga, escorpião, mosca, etc.) e algumas doenças que poderiam ser transmitidas e os danos que poderiam causar a nossa saúde.
Foi explicado ainda o conceito de Zoonoses, que são doenças de animais transmitidas ao homem, dentre elas, destacamos a raiva, doença causada por vírus relacionada aos animais de estimação como o cachorro e gato e também por morcegos. Os estudantes entenderam as formas de transmissão da doença e ainda levar à morte, se a pessoa não procurar assistência médica com urgência.
Os alunos comentaram que nas campanhas anuais de vacinação na cidade para prevenir contra a raiva, a maioria deles leva os cachorros e gatos para vacinar. Eles também tiraram suas dúvidas sobre como funciona a colocação de chip por meio do Centro de Zoonoses da cidade.
A professora de Ciências, Patrícia Silva, da EMEI/EMEF Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra (Praia das Palmeiras), que participou do projeto, desenvolveu com os alunos diversas atividades relativas à posse responsável. O trabalho teve o lema “Animal de estimação levamos no coração”.
Os educandos assistiram ao filme “Um dia de Cão”, do Maurício de Sousa, estrelado pela Turma da Mônica. O filme relata a história do personagem Cebolinha, que pede para tornar-se cão para não fazer as tarefas de casa, entretanto, ao ter o pedido atendido, vai para a rua, onde sofre vários abusos e termina em um Centro de Vigilância Sanitária.
“Eles pesquisaram a maneira adequada de tratar dos animais: como deve ser realizada a alimentação dos animais, a importância da vacinação, destacando a necessidade dessa prática para evitar a propagação de doenças. Também foi despertada a consciência para a prática de recolher as fezes dos animais, o que possibilita melhor condição sanitária para a cidade e evita fatores potenciais para a disseminação de zoonoses”, relatou Patrícia.
Veja Também Recentes
Prefeitura transfere abertura de hoje do 6º Empreenda Caraguatatuba para às 18h
A Prefeitura de Caraguatatuba informa que devido aos fortes ventos que seguem desde a noite de quinta-feira (24/10), excepcionalmente hoje (25/10), o horário de abertura do 6º Empreenda Caraguatatuba foi adiado para 18h. A Prefeitura visa a segurança de todos e agradece a compreensão. Qualquer alteração esta nota será atualizada.
Defesa Civil do Estado alerta para chuvas intensas e fortes rajadas de vento no litoral Norte
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um aviso de passagem de uma frente fria pela costa da região Sudeste, entre quinta e sexta-feira (7 e 8), que criará condições para pancadas de chuva forte no Litoral Norte, com possibilidade de intensas rajadas de vento. Há previsão para
Prefeitura de Caraguatatuba toma providências contra perturbação do sossego
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, adotou uma fiscalização mais intensa sobre os locais onde ocorre mais perturbação do sossego na cidade. No último final de semana, foram atendidas 22 denúncias de perturbação que resultaram em multas. Dois locais foram autuados no valor de 416 VRMS,
Equipe de Caraguatatuba é campeã da Copa Caiçara de Jiu-Jitsu
Caraguatatuba foi destaque na Copa Caiçara de Jiu-Jitsu, realizada no último final de semana, e garantiu o primeiro lugar na classificação geral. O evento contou com mais de 500 atletas inscritos e um público estimado de 2.500 pessoas. A equipe do professor Ulrico Junior foi a campeã, conquistando 32 medalhas
Caraguatatuba promove Campanha Novembro Azul com ações de conscientização sobre a saúde masculina
Em alusão à campanha Novembro Azul, a Prefeitura de Caraguatatuba realiza durante todo o mês uma série de ações voltadas à promoção da saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata. A campanha tem como objetivo conscientizar os moradores sobre a importância dos exames preventivos e dos cuidados