Pesquisar No Site
Prefeitura se reúne com Ongs para tratar de ações no atendimento e proteção aos animais
Prefeitura se reúne com Ongs para tratar de ações no atendimento e proteção aos animais
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, se reuniu na manhã desta quarta-feira (22/11) com representantes de Ongs que tratam da proteção de animais do município.
Participaram do encontro Lígia Moammar, da Ong Anjo de Patas; Márcia Danese, da Cia das Patas; além do secretário de Saúde, Amauri Toledo; e a equipe técnica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Entre os assuntos em pauta estavam os avanços em relação ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado em 2011 e que estabelece os deveres da administração em relação ao bem estar animal.
Pelo documento, a Prefeitura necessitaria realizar pelo menos 1,8 mil castrações de animais por ano. Em 2017, foram realizados 2,4 mil encaminhamentos, superando em 600 procedimentos.
Recolhimento de animais
Outro ponto abordado no encontro foi o fato de que, pelo TAC, a Prefeitura não pode recolher indiscriminadamente animais abandonados e nem superlotar o Centro de Controle de Zoonoses.
Para tentar atenuar o problema, a Prefeitura determinou que os casos de animais sem dono, em situação de urgência/emergência ou de risco a saúde pública, serão encaminhados para tratamento em clínicas conveniadas. A medida vale a pena para os animais apreendidos.
Aguilar Junior anunciou ainda a construção, para o início do ano, do novo Canil Municipal. O local será adequado a todas as legislações exigentes e visa o bem estar animal.
“São pontos importantes que precisamos debater com os técnicos e com as Ongs que participaram da confecção do TAC na Justiça. Passo a passo, vamos implementando ações para estabelecer políticas de atendimento aos animais”, explica o prefeito Aguilar Junior.
Moradores de rua
Na reunião, os técnicos e o prefeito também debateram a questão dos moradores de rua na cidade.
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza atualmente a campanha “Não dê esmola, dê futuro”, porém nas abordagens feitas pela equipe de assistentes sociais, muitas pessoas que vivem nesta situação não querem o atendimento oferecido pela Casa Transitória Caminho da Luz por conta de não poder levar os animais de estimação.
Ficou acordado que a equipe técnica do CCZ e as Ongs farão um trabalho de conscientização junto aos moradores de rua para que os animais sejam chipados e castrados.
Além disso, a administração vai estabelecer na parceria, que o local de abrigo de moradores de rua tenha baias para que os animais sejam também acolhidos e supervisionados periodicamente pelos técnicos do CCZ.
Veja Também Recentes
Inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
As pessoas que não tiveram a oportunidade de terminar os estudos na idade regular ou que queiram aprender a ler e escrever, têm a chance de retornar à sala de aula, no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalmente gratuito. Em Caraguatatuba, a EJA é oferecida em duas escolas:
Três gestantes recebem kit maternidade do Fundo Social
Três gestantes de Caraguatatuba foram beneficiadas nesta quinta-feira (30) com o kit maternidade do Fundo Social de Solidariedade. A primeira dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro, realizou a entrega. “As gestantes são orientadas a procurar o Fundo Social, onde recebem o kit maternidade e o kit de
Fundo Social da Costa Sul de Caraguatatuba recebe visita de prefeito e primeira dama
O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva e a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dra. Talita Carneiro, visitaram o Fundo Social de Solidariedade na sede da Subprefeitura Regional Sul na tarde da última sexta-feira (17). O prefeito e a presidente do Fundo Social tiveram a oportunidade de
Parquímetro Virtual já está em funcionamento na Zona Azul de Caraguatatuba
Desde segunda-feira (3), a Zona Azul de Caraguatatuba conta com o Parquímetro Virtual, uma nova opção de pagamento que chegou para facilitar a vida dos condutores de veículos. O novo sistema permite a ativação de tíquetes de estacionamento rotativo por meio de pagamento via QR Code instalado nas placas de
Equipe de fiscalização da Secretaria de Urbanismo atende 26 denúncias de perturbação do sossego no fim de semana
A equipe de fiscalização da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Caraguatatuba atendeu a 26 denúncias de perturbação do sossego no último fim de semana (18 e19), que gerou duas multas no valor de 460 VRM (Valor de Referência do Município), o equivalente a R$ 2.212,00, uma para pessoa física