Pesquisar No Site

Prefeitura se reúne com Ongs para tratar de ações no atendimento e proteção aos animais

Publicado em: 22/11/2017
DSC_0109
Prefeitura se reúne com Ongs para tratar de ações no atendimento e proteção aos animais

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, se reuniu na manhã desta quarta-feira (22/11) com representantes de Ongs que tratam da proteção de animais do município.

Participaram do encontro Lígia Moammar, da Ong Anjo de Patas; Márcia Danese, da Cia das Patas; além do secretário de Saúde, Amauri Toledo; e a equipe técnica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Entre os assuntos em pauta estavam os avanços em relação ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado em 2011 e que estabelece os deveres da administração em relação ao bem estar animal.

Pelo documento, a Prefeitura necessitaria realizar pelo menos 1,8 mil castrações de animais por ano. Em 2017, foram realizados 2,4 mil encaminhamentos, superando em 600 procedimentos.

Recolhimento de animais

Outro ponto abordado no encontro foi o fato de que, pelo TAC, a Prefeitura não pode recolher indiscriminadamente animais abandonados e nem superlotar o Centro de Controle de Zoonoses.

Prefeitura se reúne com Ongs para tratar de ações no atendimento e proteção aos animais

Fotos: Lucas Camargo/PMC

Para tentar atenuar o problema, a Prefeitura determinou que os casos de animais sem dono, em situação de urgência/emergência ou de risco a saúde pública, serão encaminhados para tratamento em clínicas conveniadas. A medida vale a pena para os animais apreendidos.

Aguilar Junior anunciou ainda a construção, para o início do ano, do novo Canil Municipal. O local será adequado a todas as legislações exigentes e visa o bem estar animal.

“São pontos importantes que precisamos debater com os técnicos e com as Ongs que participaram da confecção do TAC na Justiça. Passo a passo, vamos implementando ações para estabelecer políticas de atendimento aos animais”, explica o prefeito Aguilar Junior.

 

Moradores de rua

Na reunião, os técnicos e o prefeito também debateram a questão dos moradores de rua na cidade.

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza atualmente a campanha “Não dê esmola, dê futuro”, porém nas abordagens feitas pela equipe de assistentes sociais, muitas pessoas que vivem nesta situação não querem o atendimento oferecido pela Casa Transitória Caminho da Luz por conta de não poder levar os animais de estimação.

Ficou acordado que a equipe técnica do CCZ e as Ongs farão um trabalho de conscientização junto aos moradores de rua para que os animais sejam chipados e castrados.

Além disso, a administração vai estabelecer na parceria, que o local de abrigo de moradores de rua tenha baias para que os animais sejam também acolhidos e supervisionados periodicamente pelos técnicos do CCZ.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Rotary Club de Caraguatatuba beneficia Cooperativa de Reciclagem com novos equipamentos
Rotary Club de Caraguatatuba beneficia Cooperativa de Reciclagem com novos equipamentos

O Rotary Club de Caraguatatuba realizou a entrega dos equipamentos do Projeto de Subsídio Distrital para a Cooperativa de Reciclagem Maranata no último domingo (23). A cerimônia reuniu membros do clube, representantes da cooperativa e autoridades locais. A ação fez parte das celebrações dos 61 anos de fundação do Rotary

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/02/2025
Agência Móvel da Sabesp disponibiliza atendimento à região norte de Caraguatatuba
Agência Móvel da Sabesp disponibiliza atendimento à região norte de Caraguatatuba

O Governo Municipal de Caraguatatuba informa que a Sabesp, concessionária de água e esgoto no município, disponibiliza sua Agência Móvel para atendimento à população ao longo do mês de março. O objetivo é facilitar o acesso dos munícipes aos serviços da companhia, e eliminar a necessidade de deslocamento até as

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 07/03/2025
Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de crime de desacato e dano ao patrimônio público
Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de crime de desacato e dano ao patrimônio público

Em patrulhamento preventivo pela região central de Caraguatatuba na tarde de segunda-feira (17), os agentes da Guarda Civil Municipal foram alertados por um indivíduo que testemunhou que um terceiro havia acabado de ameaçar e agredir uma banhista caso não desse a ele seu par de chinelos. Durante o processo de

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 19/02/2025
Educação para Relações Étnico-Raciais entra na grade curricular da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba
Educação para Relações Étnico-Raciais entra na grade curricular da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba

Caraguatatuba introduziu este ano no Ensino Fundamental 1 do 1º ao 5º ano, na grade curricular, a disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER). Essa disciplina destina-se a promover o conhecimento e o respeito às diferentes culturas dos povos tradicionais, indígenas, afro-brasileiros e africanos; entender e valorizar a importância do protagonismo

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 05/03/2025
Concurso de Marchinhas do Carnaval de Antigamente define vencedores em Caraguatatuba
Concurso de Marchinhas do Carnaval de Antigamente define vencedores em Caraguatatuba

O Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), realizou no último sábado (22/2) mais uma edição do Concurso de Marchinhas, na Praça Dr. Cândido Motta, no Coreto. O evento abriu a programação do 25º Carnaval de Antigamente. Os doze participantes apresentaram suas marchinhas para uma

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 25/02/2025