Pesquisar No Site

CBH-LN realiza oficina regional para revisão do Plano de Bacias Hidrográficas

DSC_0039
CBH-LN realiza oficina regional para revisão do Plano de Bacias Hidrográficas

O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) realizou durante esta sexta-feira (10/11), no auditório da Secretaria de Educação de Caraguatatuba, o seminário regional para dar prosseguimento às discussões sobre a revisão do Plano de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte.

CBH-LN realiza oficina regional para revisão do Plano de Bacias Hidrográficas

Fotos: Cláudio Gomes/PMC

Ao final do evento, foram apresentadas as ações que serão integradas ao Plano que será levado à plenária que será realizada no dia 15 de dezembro, no Observatório Ambiental de São Sebastião.

Participaram do evento os membros da Executiva do CBH, além de segmentos da sociedade civil e representantes do Estado de São Paulo e dos municípios integrantes do Litoral Norte, que trabalham na revisão de um plano de ação para a gestão dos recursos hídricos da região nos próximos dois anos.

Em agosto, foram realizadas quatro oficinas municipais para discussão do tema e, em outubro, foi feita uma oficina regional, no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba. Na ocasião, os resultados das oficinas municipais serão elencados para estabelecer as prioridades.

CBH-LN realiza oficina regional para revisão do Plano de Bacias Hidrográficas

Fotos: Cláudio Gomes/PMC

O Plano de Bacias Hidrográficas é instrumento de gestão do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN). Seu conteúdo também direciona investimentos do Governo do Estado e serve de auxílio em todas as políticas públicas municipais.

Os estudos são destinados a delinear ações e metas do Plano de Bacias, com validade até 2019. Este plano também conta com Diagnóstico e Prognóstico com três cenários (tendencial, normativo ou ideal e crítico).

Os participantes das oficinas municipais com base em seus conhecimentos empíricos e teóricos, responderam a cinco temas gerais: Disponibilidade Hídrica, Qualidade das Águas, Abastecimento de Água Potável, Esgotamento Sanitário, Eventos Climáticos e Manejo de Águas Pluviais.

Entre as várias questões pontuais debatidas, algumas são consenso entre os quatro municípios como falta de saneamento básico pleno (água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos), além de ocupações desordenadas.

CBH-LN realiza oficina regional para revisão do Plano de Bacias Hidrográficas

Fotos: Cláudio Gomes/PMC

O secretário executivo do CBH-LN, Sylvio do Prado Bohn Junior, considerou rico o resultado dos trabalhos dos presentes às oficinas, e frisou ser muito importante a reunião de esforços para que Plano de Bacias Hidrográficas da região contemple a sociedade nos próximos anos.

O projeto Elaboração do Plano de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte 2016-2019 tem o financiamento do FEHIDRO, cujo tomador é o Instituto Costa Brasilis – Desenvolvimento Sócio-Ambiental.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Programa Comércio Legal oferece oportunidade de regularização para empresários de Caraguatatuba
Programa Comércio Legal oferece oportunidade de regularização para empresários de Caraguatatuba

O governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Fazenda, reativa o Programa Comércio Legal em um evento no dia 19 de março, às 8h, na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC), no Sumaré. Instituído pela Lei Complementar nº 53/2014, o programa compreende um conjunto de medidas afirmativas,

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/02/2025
Governo Municipal institui prazo para empresa de transporte de passageiros retirar propagandas irregulares
Governo Municipal institui prazo para empresa de transporte de passageiros retirar propagandas irregulares

A Secretaria de Urbanismo se reuniu com representante da empresa de transporte por aplicativo e advogado na última sexta-feira (21) para definir a retirada de cartazes colados irregularmente em postes do município. Foram identificadas 101 ruas com postes cobertos por propagandas, número que pode aumentar, segundo secretário de Urbanismo, César

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 21/02/2025
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas do 3º quadrimestre de 2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas do 3º quadrimestre de 2024

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba prestou contas na manhã de sexta-feira (28), das ações realizadas no 3º quadrimestre de 2024, na Câmara Municipal. O balanço envolveu as atividades realizadas nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado. A audiência pública foi transmitida ao vivo pelo site

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 05/03/2025
CCZ de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos na próxima terça-feira
CCZ de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos na próxima terça-feira

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade, na próxima terça-feira (18). O atendimento é feito apenas presencialmente e as senhas começam a ser distribuídas a partir das 8h30. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/02/2025
Filme-Kasa-Branca_Projeto-Sambaqui-2-1
Videoteca Lúcio Braun exibe longa-metragem “Kasa Branca” no dia 21

O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui, em parceria com a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), realiza no dia 21 de fevereiro (sexta-feira), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, a exibição do longa-metragem “Kasa Branca”. A entrada é gratuita. Com roteiro e direção de Luciano Vidigal, o filme é

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/02/2025