Pesquisar No Site
Médicos de Caraguatatuba e Ubatuba participam de palestra sobre tratamento de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Médicos de Caraguatatuba e Ubatuba participam de palestra sobre tratamento de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), enfermeiros e farmacêuticos de Caraguatatuba e Ubatuba participaram de palestra com o pneumologista Paulo Roberto Tonidandel, professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, nesta segunda-feira (26/11). O bate-papo sobre identificação e tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) ocorreu no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro.
De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, cerca de 15,8% da população sofre com DPOC sendo que 87,5% desconhece ter o problema. É a terceira causa de óbito no Brasil.
“A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é um problema de saúde pública. O tabagismo é a principal causa. Também a poluição ambiental, exposição a produtos químicos, materiais de construção, fumaça inalada, tabagismo passivo, infecções virais e bacterianas também são considerados fatores de risco importantes”, explicou Tonidandel.
O pneumologista também conversou sobre o espirômetro, aparelho que mede a quantidade de ar que a pessoa expira e a rapidez com que ela faz isto.
“A espirometria pode detectar a DPOC antes dos sintomas aparecerem. O médico também pode usar o resultado do teste para descobrir a gravidade da DPOC além de ajudar a definir suas metas de tratamento e se outra doença como a asma ou insuficiência cardíaca, está causando os sintomas de DPOC”, disse.
O tratamento é feito por meio de oxigenoterapia, reabilitação pulmonar, medicamentos, entre outros procedimentos para garantir qualidade de vida ao paciente.
O médico da UBS do Tinga, Jessé Oliveira, afirmou que o encontro foi importante para orientar os médicos sobre a DPOC e encaminhamento para espirometria. “Quanto mais exames os profissionais da Atenção Básica tiverem para chegar a um diagnóstico preciso, melhor para o médico, o município e o paciente. Um bate-papo como este com um cardiologista e um reumatologista, por exemplo, seria igualmente bem produtivo”, sugeriu Oliveira.
Participaram ainda do encontro, Gisele Oliveira, coordenadora do grupo de humanização do Ambulatório de Especialidades (AME); Denise Mendes, articuladora da Atenção Básica da Diretoria Regional de Saúde; e a secretária-adjunta de Caraguatatuba, Derci Andolfo.
Veja Também Recentes
EMEFS Professor Geraldo de Lima e Luiz Silvar do Prado vencem 13ª edição dos Jogos Escolares de Caraguatatuba
A EMEF Professor Geraldo de Lima, no Perequê-Mirim, e a EMEF Professor Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, sagraram-se campeãs na classificação geral dos 13º Jogos Escolares Municipais (JEM) da Prefeitura de Caraguatatuba, nos Ensinos Fundamental I e II, respectivamente. A Emef Professor Geraldo de Lima conquistou 95 pontos
CCZ de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Somente na próxima sexta-feira (1º/11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. O atendimento será feito apenas presencialmente e as senhas começam a ser distribuídas, a partir das 8h30.
Orçamento de 2025 vai para votação em dois turnos na Câmara de Caraguatatuba
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba na última quarta-feira (13/11) e no dia 4 de novembro. Agora, o projeto que estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano será discutido e
Concessionária Tamoios aguarda 172 mil veículos com operação especial no feriado da Proclamação da República
A Concessionária Tamoios preparou uma operação especial para o feriado da Proclamação da República, celebrado na próxima sexta-feira (15/11). A expectativa é que aproximadamente 172 mil veículos trafeguem pela Rodovia dos Tamoios entre quinta e segunda-feira (14 e 18). Não haverá fechamento noturno para manutenção dos túneis da Serra Nova
Prefeitura de Caraguatatuba abre seleção de bolsista do PEAD para formação de cadastro de reserva
As inscrições online do chamamento público para a formação de cadastro de reserva de bolsista do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da Prefeitura de Caraguatatuba podem ser feitas das 17h desta sexta-feira (8/11) até às 17h do dia 22 de novembro (sexta-feira), pelo aplicativo Caraguatatuba 156 (disponível na ‘Play Store’