Pesquisar No Site
Secretaria de Urbanismo intensifica fiscalização contra festas clandestinas em Caraguatatuba
Secretaria de Urbanismo intensifica fiscalização contra festas clandestinas em Caraguatatuba
Os fiscais da Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba intensificaram o combate às festas ilegais no município para evitar tragédias como o incêndio da Boate Kiss, em janeiro de 2013, na cidade de Santa Maria (RS).
No segundo semestre, a Fiscalização de Posturas, em conjunto com a Fiscalização do Comércio e Polícia Militar, interditou diversos eventos que seriam realizados sem as devidas autorizações e vistorias dos órgãos competentes.
Apesar do rigor no combate às festas ilegais, esse tipo de atividade é permitida desde que os organizadores obtenham o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e o alvará eventual no Corpo de Bombeiro da Polícia Militar e na Prefeitura de Caraguatatuba, respectivamente, emitidos após o atendimento de uma série de exigências.
Inicialmente, o organizador deve: providenciar o projeto (Projeto Técnico de Instalação e Ocupação Temporária e Projeto Técnico de Ocupação Temporária em Edificação Permanente) do imóvel com um arquiteto ou engenheiro, juntamente com o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) ou Anotação de Responsabilidade Técnica (ART); protocolar o projeto no Corpo de Bombeiros com antecedência, recolhendo as taxas e emolumentos da análise e vistoria (os valores variam conforme o tamanho da área); e possuir uma brigada de incêndio.
Após a expedição do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o promotor do evento solicita um alvará eventual na Prefeitura Municipal, com a seguinte documentação: RG, CPF, documento da propriedade, AVCB Eventual e todas as informações referentes à festa, como período de realização, atrações, valor da entrada, entre outros dados.
Os documentos são encaminhados à Secretaria de Urbanismo para análise. Após a aprovação da secretaria, o requerente recolhe uma taxa de 10% sobre o valor previsto com a arrecadação na Fiscalização do Comércio da Secretaria da Fazenda, no Paço Municipal e, posteriormente, será emitido o alvará eventual.
O organizador da festa receberá o termo de autorização, que pode ser apresentado em uma possível vistoria da fiscalização ou da Polícia Militar, mesmo em hipótese de denúncia.
A interdição
De acordo com a diretora de Fiscalização e Obras Particulares, Andressa Dias, a ausência do alvará eventual implica na interdição do evento. “Isso pode gerar prejuízos, uma vez que não restará tempo hábil para cancelar atrações contratadas e a compra dos suprimentos”, alerta.
Caso a intimação de interdição da festa não seja cumprida, a fiscalização retorna ao local junto com a Polícia e o organizador é conduzido à delegacia para o registro da ocorrência. Ele também recebe autuação municipal por “atividade comercial sem alvará e em ambiente sem AVCB”, com multas de 718 VRM’s (Valor de Referência do Município/1 VRM = R$ 3,29) e 972 VRM’s, respectivamente. O montante equivale a R$ 5.560,10.
A diretora de Fiscalização e Obras Particulares afirma que os prejuízos gerados (multa, devolução de ingressos, diárias de atrações, aluguel do espaço, etc) pela ausência da documentação são maiores do que o custo para obter a autorização. “As chances de ocorrerem acidentes que comprometam a segurança das pessoas durante a realização do evento são extremamente reduzidas com análise do Corpo de Bombeiros”, alerta.
Os procedimentos da fiscalização são embasados na Lei Municipal nº 1.144/1980 (Código de Posturas) e na Lei Federal nº 13.425/2017, que estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público (Lei Kiss). Estima-se o processo de emissão de AVCB e alvará eventual dure em média 30 dias.
A Secretaria de Urbanismo está localizada na Av. Brasil, 749 – Sumaré. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Mais informações pelo telefone (12) 3886-6060.
Veja Também Recentes
Novos Diretores eleitos para Unidades Escolares participam de primeira reunião na Secretaria de Educação
Na quinta-feira (9), foi realizada a primeira reunião do ano, com as diretoras e diretores das unidades escolares, eleitos para uma gestão de dois anos, no salão Monteiro Lobato na Secretaria de Educação. O objetivo do encontro foi alinhar diretrizes administrativas e pedagógicas, além de apresentar os desafios encontrados e
GCM de Caraguatatuba reforça segurança com Operação Saturação
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizou, na quarta-feira (15), a Operação Saturação e Visibilidade nos bairros Ponte Seca e Jaraguazinho, região central da cidade. A ação teve como objetivo coibir furtos e roubos, além de reforçar a segurança da população por meio da presença ostensiva das equipes. Durante
Prefeitura de Caraguatatuba faz 1ª convocação de bolsistas do PEAD para atuar na manutenção urbana
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou os 20 primeiros bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (22, 23 e 24/1), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no
Caraguatatuba participa de reunião sobre Alerta e Preparação para Emergências Locais em relação ao gasoduto no município
O Governo Municipal, por meio de representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Defesa do Cidadão, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, juntamente com colaboradores da Petrobras/UTGCA (Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato), Universidade de Taubaté (UniTau), empresa de energia EDP São Paulo e do Corpo de Bombeiros de
Prefeitura de Caraguatatuba repara trecho da Avenida Geraldo Nogueira após erosão provocada pela chuva
A Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura de Caraguatatuba fez um reparo em um trecho da Avenida Geraldo Nogueira da Silva, no Jardim Aruan, em função da erosão provocada pela chuva do último sábado (4/1). Além de transbordar da galeria, a água causou erosão nos bloquetes da via. Os operários