Pesquisar No Site
Programa Boa Energia percorre escolas municipais esta semana
Programa Boa Energia percorre escolas municipais esta semana
Seis unidades escolares da rede municipal recebem esta semana a unidade móvel da EDP Bandeirantes, empresa de distribuição de energia, que divulga o Programa Boa Energia nas Escolas. O caminhão customizado é um misto de laboratório e espaço de interação e vivência sobre formas de geração de energia.
Esse um programa educacional da EDP que tem como objetivo promover a capacitação dos professores da rede pública de ensino para que eles possam disseminar aos seus alunos e toda comunidade escolar, como usar de forma segura e eficiente a energia elétrica.
Nesta terça-feira (3), o caminhão laboratório atendeu aos alunos do 1º ao 5º ano da EMEI/EMEF Carlos Altero Ortega (Morro do Algodão). A criançada aprendeu com o vídeo “A grande corrida dos elétrons” como é produzida energia, a condução por cabos de alta tensão, como chega até nas residências e estabelecimentos e como se mede o que é consumido e a importância das estações de energia.
Os estudantes também se divertiram com uma versão pequena do gerador de Van de Graaff, que produz o efeito de cabelo arrepiado em quem toca a cúpula esférica da máquina. O aparelho é composto por uma correia de material isolante, dois roletes, uma cúpula de descarga, um motor, duas escovas ou pentes metálicos e uma coluna de apoio.
Depois houve a experiência de tocar placas metálicas que simulam o efeito de uma pilha. Os participantes puderam medir a eletricidade que passa pelo corpo.
Divertida, igualmente, foi a demonstração de pedalar uma bicicleta geradora de energia. As pedaladas aceleradas fazem com que o painel da EDP se acenda.
O orientador da empresa, Efraim Diniz, explicou que a geladeira é o eletrodoméstico que mais gasta energia, cerca de 30% da conta e, em segundo lugar, vem o chuveiro elétrico.
“Não coloquem a geladeira ao lado do fogão nem perto de janela onde bate sol e não fiquem com a porta aberta durante muito tempo, pois o consumo aumenta consideravelmente. Não fiquem mais do que oito minutos do banho, comprem lâmpadas fluorescentes ou de led que gastam muito menos energia. Não deixem aparelhos ligados na tomada depois de usá-los”, ensinou.
A aluna Beatriz Praxedes Martins, 11 anos, disse que o principal é economizar energia, pois assim se economiza água e, desta forma, todos contribuem para um planeta melhor. O colega Thiago Alves, 10 anos, fica atento a não esquecer as luzes dos cômodos da casa quando não está nele. “Quando me esqueço, minha mãe chama a atenção”, entregou.
Ontem, a unidade móvel esteve na EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos (Tinga). Amanhã, dia 4, o caminhão do projeto Boa Energia nas Escolas estará na EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho (Tinga); dia 5, na EMEI/EMEF Profª Aída de Almeida Castro Grazioli (Rio do Ouro); e dia 6, na EMEI/EMEF Profª Antônia Ribeiro da Silva (Jardim Califórnia) e na EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira (Tabatinga).
Esse Programa é uma parceria da EDP Bandeirantes com o setor de Projetos da Secretaria de Educação.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba oferece 342 vagas de emprego, com 30% destinadas à temporada de verão
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba inicia a semana com 342 oportunidades de emprego para diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação. Destas, 30% são para contratações temporárias voltadas à alta temporada de verão, nas áreas de comércio, turismo e serviços. Entre as vagas temporárias destacam-se:
Prefeitura reforça uso dos Pontos de Entregas Voluntárias (PEV’s) para descarte de bitucas de cigarro
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, reforça a adesão da população em Pontos de Entregas Voluntárias (PEV’s) para o descarte em grande quantidade de bitucas de cigarro. Os PEV’s são de grande uso para empresas ou comerciantes que acabam por acumular as
Procon de Caraguatatuba fornece dicas de pesquisa e economia na compra de materiais escolares
Com foco no equilíbrio orçamentário das famílias, busca de melhores ofertas de materiais didáticos e evitar golpes na internet, o Procon da Prefeitura de Caraguatatuba fornece algumas orientações que auxiliam na economia e conscientização dos consumidores durante a aquisição do material escolar de mais um ano letivo. De acordo com
Sambista carioca tem sessão cineclubista em Caraguatatuba nesta sexta
No dia 20 de dezembro, sexta, às 18h, o Espaço Cultural Casa da Democracia recebe a sessão “Mês do Samba”, do Cineclube Pyatá, projeto contemplado pela LPG municipal. A classificação é de 12 anos e a entrada é gratuita. Os filmes exibidos serão “Eterno Filme”, de Luiz Claudio Lima, que
Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba entra em recesso a partir do dia 23
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba estará em atividade somente até o dia 20 de dezembro (sexta-feira). A partir do dia 23, a instituição encerra suas atividades e entra em recesso. A reabertura, em 2025, está programada para o dia 2 de janeiro (quinta-feira). A instituição desenvolve ações que