Pesquisar No Site
Prefeitura reativa o Comitê de Vigilância à Violência em Caraguatatuba
Prefeitura reativa o Comitê de Vigilância à Violência em Caraguatatuba
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, assinou ontem (05/10) o decreto que reativa oficialmente o Comitê Municipal de Vigilância à Violência (Comviv), órgão que presta apoio às vítimas de violência.
A cerimônia de assinatura, realizada na sede da Secretaria de Educação, contou com a presença de secretários, presidentes dos Conselhos Municipais do Idoso, da Saúde e da Condição Feminina, da vereadora Vilma Teixeira e da presidente do Comviv, Lídia Ferreira.
Durante o evento, a presidente do Conselho da Condição Feminina, Graziele Chacon Borla, falou sobre a importância de um atendimento qualificado à mulher vítima de violência. “Quando mal atendida, a mulher se sente humilhada e não voltam a pedir ajuda”.
Ao relatar o caso de uma adolescente que tentou suicídio depois de ter sido estuprada, a conselheira do Conselho Municipal de Saúde, Cilmara Oliveira dos Santos contou que hoje a menor passa por tratamento psiquiátrico. “Com a reativação do Comviv, jovens como essa podem receber atenção especial. Mas para que o Comitê atue como uma rede de atenção, precisa do apoio de todos”.
Criado em 2012 em Caraguatatuba, o Comviv atuou regularmente até 2014, quando foi desativado.
A presidente do Comitê, Lídia Ferreira Aguiar, destacou que a oportunidade de reativar a entidade surgiu agora com a gestão de Aguilar Junior. “Não podemos fechar os olhos aos altos índices de violência e o prefeito está conosco, somando forças por essa causa”.
Para o secretário de Saúde, Amauri Toledo, “assinar o decreto é uma grande satisfação, pois o Comviv é uma das mais importantes diretrizes do governo humanizado de Aguilar Junior. Estamos reiniciando um trabalho de combate à violência”.
O secretário contou que a Secretaria de Saúde está envolvida no programa e desde o dia 3 de outubro, os médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) vêm passando por treinamento para fazer o acolhimento adequado às vítimas de violência. “Já temos um cronograma para que todas as Unidades de Saúde recebam esse preparo. Não podemos permitir tanta dor. Queremos o melhor para a população”.
O prefeito Aguilar Junior acredita que a formação de uma força-tarefa entre as pessoas envolvidas podem não só ajudar as vítimas de violência como também diminuir os índices de violência na cidade. “Queremos entender o por quê desses altos índices e trabalhar para melhorar essa situação. Acredito que a reativação do Comviv é um grande passo para isso e o Comitê pode contar com nosso apoio”.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais 39 estagiários aprovados de sete cursos de duas seleções
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais 39 aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e setembro para comparecer até a próxima quarta-feira (27/11),
Feiras de Artes e Artesanatos do Centro e Martim de Sá continuam com vagas disponíveis para novos expositores
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, abriu nesta terça-feira (12), novo edital de chamamento para seis vagas remanescentes de novos expositores na Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (Femaac), dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Centro) e da Praça Antônio Fachini (Martim
Prefeitura continua com obras da 2ª Fase do Complexo Turístico do Camaroeiro
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com as obras da 2ª Fase do Complexo Turístico do Camaroeiro. As intervenções preveem a construção do Centro de Exposições, calçadas, infraestrutura elétrica e hidráulica, além de banheiros e espaço administrativo. As redes de água e esgoto também
Caraguatatuba é uma das 5 cidades do Brasil com certificação máxima em Previdência Social – Pró-Gestão Nível IV
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) conquistou a certificação Pró-Gestão Nível IV da Secretaria de Regime Próprio e Complementar (SRPC), do Ministério da Previdência Social (MPS). Desta forma, Caraguatatuba passa a ser um dos cinco municípios brasileiros com a certificação Pró-Gestão Nível IV, a mais alta certificação
EMEFS Professor Geraldo de Lima e Luiz Silvar do Prado vencem 13ª edição dos Jogos Escolares de Caraguatatuba
A EMEF Professor Geraldo de Lima, no Perequê-Mirim, e a EMEF Professor Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, sagraram-se campeãs na classificação geral dos 13º Jogos Escolares Municipais (JEM) da Prefeitura de Caraguatatuba, nos Ensinos Fundamental I e II, respectivamente. A Emef Professor Geraldo de Lima conquistou 95 pontos