Pesquisar No Site
Palestra sobre competências socioemocionais para professores lota Teatro Mario Covas
Palestra sobre competências socioemocionais para professores lota Teatro Mario Covas
O escritor, palestrante, consultor organizacional, mestre em neuropsicologia, Eduardo Shinyashiki, cativou os professores da rede municipal de Caraguatatuba presentes no Teatro Mario Covas na noite de terça-feira (3), com sua palestra “Competências Socioemocionais na Educação: Integração entre o Sentir e o Aprender”.
O encontro promovido pela Secretaria de Educação em parceria com a empresa Planneta teve por objetivo proporcionar uma reflexão sobre as práticas diárias na escola e na vida pessoal e sobre como compreender e gerir emoções, definir e atingir metas, sentir e mostrar empatia com os outros, manter relações positivas e tomar decisões responsáveis.
Na abertura, o secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, deu boas-vindas ao público e destacou a importância da habilidade de resolver conflitos e lidar com as frustrações no dia-a-dia. “Isso é o que a empresa mais espera do seu funcionário hoje em dia”, afirmou.
Durante a explanação, Shinyashiki disse que a educação oferecida, atualmente, não prepara para a vida e sim para ter conhecimento. Para ele, o aprendizado deve vir de maneira inovadora e não por métodos repetitivos e tradicionais. O ideal, de acordo com o palestrante é que cada pessoa saia do “piloto automático” e faça o seu trabalho de forma diferente e divertida.
“Não é quanto de tempo a gente tem para estar com um filho, aluno, com a pessoa que se ama, por exemplo. Mas o que a gente faz com o tempo que tem. É fazer a diferença com o tempo que se tem”, destacou.
Outro ponto ressaltado pelo escritor é que as pessoas devem reconhecer e exercitar a gratidão antes mesmo que a vida lhe dê em troca. “Qual é a estratégia vencedora no mundo de hoje? A resposta está na capacidade de se comunicar, de influenciar pessoas, de exercer a humildade para pedir o que precisamos e de saber pedir”, pontuou.
“Comunicação é a capacidade de tornar algo em comum e para se comunicar bem, é preciso escolher bem as palavras, o tom de voz e a entonação e, principalmente, a expressão corporal”, afirmou.
A professora do CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros, no bairro Travessão, Adriana Matos, disse que a palestra contribuiu para fazer uma reflexão da postura na vida pessoal e no trabalho.
A colega da EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, no Travessão, concorda: “Chegar na sala de aula com postura e alto astral com certeza motiva o aluno”.
Já Andrea de Lima Martes, da EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu, disse que a palestra cumpriu o papel de despertar a motivação. “A mensagem que ficou para mim, é de que com gratidão, união dentro da escola e bom humor podemos fazer um excelente trabalho”, completou.
Veja Também Recentes
Prefeitura prepara adequações em edital para republicar novo chamamento para implantação do Hospital Veterinário
A Prefeitura de Caraguatatuba faz adequações no edital para continuar o processo de chamamento público para implantação Hospital Veterinário Municipal. O processo foi iniciado em julho deste ano, mas um morador da cidade questionou o certame e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) pediu informações ao município. Após manifestação
Campeonato Amador de Futebol da 2ª divisão em Caraguatatuba chega as quartas de final
Os times que disputam o Campeonato de Futebol Amador da 2ª Divisão vão jogar as quartas de final em Caraguatatuba no dia 10 de novembro, domingo, nos campos do Galo de Ouro e Estrela do Morro. No Galo de Ouro, a partir das 11h, o time EC Travessão jogará contra
Orçamento de 2025 vai para votação em dois turnos na Câmara de Caraguatatuba
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba na última quarta-feira (13/11) e no dia 4 de novembro. Agora, o projeto que estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano será discutido e
Alunos do 5º ano do CIEFI Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos participam de formatura do Proerd
Nesta quinta-feira, 106 alunos dos 5º anos A, B, C e D, do Ciefi Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos, no bairro Sumaré, participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), no Ciase Sumaré – “Wilson Francisco Valente”. O Proerd é uma parceria entre a Secretaria de
Lar São Francisco assume administração da Instituição de Longa Permanência em Caraguatatuba
A Organização Social Lar São Francisco, desde o dia 1º de novembro, assumiu a administração da Instituição de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência Maria Lúcia Baracat (ILP). A medida foi tomada após o término do contrato de gestão 145/2023, firmado entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a