Pesquisar No Site
Livro sobre Clube XV de Caraguatatuba tem noite de autógrafos nesta sexta
Livro sobre Clube XV de Caraguatatuba tem noite de autógrafos nesta sexta
A história do clube mais antigo de Caraguatatuba está registrada no livro “Clube X – Sua Última Jogada – E Outros Fatos”, de Justo Arouca, que será lançado durante noite de autógrafos, nesta sexta-feira (27), às 18h, no Auditório Maristela de Oliveira, à rua Santa Cruz, 365, no Centro.
Para ganhar um exemplar autografado é preciso levar um brinquedo de forma a contribuir com o Natal Solidário da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
Com 83 anos de existência, o Clube XV de Novembro foi fundado em fevereiro de 1934 e passou por dias de glória e dificuldade. Fez história sendo o primeiro Clube Esportivo de Caraguatatuba.
O livro conta toda a jornada do clube, desde a ideia para a sua criação, até a sua fundação com todos os relatos e documentos guardados pelo autor, Justo Arouca.
“Eu tenho os documentos do clube que guardo há muitos anos. Quando o clube fez 25 anos eu fiz uma revista, o Jubileu de Prata, para homenagear e guardei tudo desde então”.
Em relação a outros fatos, o livro conta também a história da travessia Ilhabela – Caraguatatuba, que no passado representou o maior evento da natação brasileira, sendo a primeira competição sulamericana de águas abertas e como foi realizado todo o planejamento da prova.
O autor, Justo Arouca, de 84 anos, filho de Benedito Zacarias Arouca, que foi prefeito de Caraguatatuba por dois mandatos, nasceu na cidade e com 16 anos foi convidado para ajudar na diretoria do clube recém-criado. “Joguei futebol no XV desde garoto, eu tenho uma vida inteira dedicada ao clube”.
Ele explica que seu objetivo é, além de homenagear e documentar a história do clube, mostrar para os jovens como era a vida em Caraguá na época. “Eu morei na Vila, vi todas as transformações dessa cidade, quero dar a dimensão aos jovens de tudo o que ela já passou”.
Justo ainda escreveu sobre Caraguá em diversas publicações, entre elas, um pequeno livro sobre a Catástrofe de 1967 e um livro sobre a história política da cidade.
Serviço
Noite de Autógrafo com Justo Arouca
Livro – Clube X – Sua Última Jogada – E Outros Fatos
Dia: 27 de outubro
Horário: 18h
Local: Auditório Maristela de Oliveira, Rua Santa Cruz, 365, Centro – Caraguatatuba
Veja Também Recentes
Futebol Máster 40 anos chega às semifinais no próximo final de semana
No final de semana foram realizadas as quartas de final do campeonato de Futebol Máster 40 anos. As partidas foram intensas e desafiadoras para os times. No campo do CEMUG quem permaneceu no campeonato foi o Esportinga, que venceu por 2 a 0 o EC 1º de Maio. O A.E
GCM apreende motocicleta furtada com auxilio do COI em Caraguatatuba
Na manhã de domingo (1), a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba, com a ajuda do Centro de Operações Integradas (COI), apreendeu uma motocicleta proveniente de furto no bairro Poiares, região centro/Sul. A equipe realizava o patrulhamento preventivo no Poiares, quando foi informada pelo COI que uma motocicleta, proveniente de um
Prefeitura realiza plantio de mais de 1 mil mudas pelo programa de “Arborização Urbana”
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou o plantio de mais de 1 mil mudas e doou, aproximadamente, 400 mudas para plantios em calçadas ou áreas públicas ao longo deste ano. A ação faz parte do programa de arborização urbana, que busca
Corpo de Baile de Caraguatatuba apresenta espetáculo “Meandro até o sal”
No dia 7 de dezembro, sábado, às 19h, o Corpo de Baile de Caraguatatuba apresenta “Meandro até o sal”. O palco é o Teatro Mario Covas e o espetáculo faz uma alusão à relação entre a sociedade e a natureza. A entrada é ingresso solidário, um panetone. Inspirado na vivência
Exposições do grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas integram inauguração do Complexo do Mirante do Camaroeiro
As exposições “A Grande Maloca e Percurso” do grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas criam o ambiente para a inauguração no Centro Administrativo do Complexo do Mirante do Camaroeiro no dia 27 de dezembro, às 9h. Os artistas Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata, Kadu Gravato e Giuliana Argañaraz e a artista plástica convidada Érica