Pesquisar No Site
Livro sobre Clube XV de Caraguatatuba tem noite de autógrafos nesta sexta
Livro sobre Clube XV de Caraguatatuba tem noite de autógrafos nesta sexta
A história do clube mais antigo de Caraguatatuba está registrada no livro “Clube X – Sua Última Jogada – E Outros Fatos”, de Justo Arouca, que será lançado durante noite de autógrafos, nesta sexta-feira (27), às 18h, no Auditório Maristela de Oliveira, à rua Santa Cruz, 365, no Centro.
Para ganhar um exemplar autografado é preciso levar um brinquedo de forma a contribuir com o Natal Solidário da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
Com 83 anos de existência, o Clube XV de Novembro foi fundado em fevereiro de 1934 e passou por dias de glória e dificuldade. Fez história sendo o primeiro Clube Esportivo de Caraguatatuba.
O livro conta toda a jornada do clube, desde a ideia para a sua criação, até a sua fundação com todos os relatos e documentos guardados pelo autor, Justo Arouca.
“Eu tenho os documentos do clube que guardo há muitos anos. Quando o clube fez 25 anos eu fiz uma revista, o Jubileu de Prata, para homenagear e guardei tudo desde então”.
Em relação a outros fatos, o livro conta também a história da travessia Ilhabela – Caraguatatuba, que no passado representou o maior evento da natação brasileira, sendo a primeira competição sulamericana de águas abertas e como foi realizado todo o planejamento da prova.
O autor, Justo Arouca, de 84 anos, filho de Benedito Zacarias Arouca, que foi prefeito de Caraguatatuba por dois mandatos, nasceu na cidade e com 16 anos foi convidado para ajudar na diretoria do clube recém-criado. “Joguei futebol no XV desde garoto, eu tenho uma vida inteira dedicada ao clube”.
Ele explica que seu objetivo é, além de homenagear e documentar a história do clube, mostrar para os jovens como era a vida em Caraguá na época. “Eu morei na Vila, vi todas as transformações dessa cidade, quero dar a dimensão aos jovens de tudo o que ela já passou”.
Justo ainda escreveu sobre Caraguá em diversas publicações, entre elas, um pequeno livro sobre a Catástrofe de 1967 e um livro sobre a história política da cidade.
Serviço
Noite de Autógrafo com Justo Arouca
Livro – Clube X – Sua Última Jogada – E Outros Fatos
Dia: 27 de outubro
Horário: 18h
Local: Auditório Maristela de Oliveira, Rua Santa Cruz, 365, Centro – Caraguatatuba
Veja Também Recentes
“Lisbela e o Prisioneiro” ganha adaptação para o teatro e se apresenta no Mario Covas
No próximo dia 22 de novembro, às 20h30, o Teatro Mario Covas recebe o espetáculo, “Lisbela e o Prisioneiro – Teatrando por Aí – O Musical”, da Trupe Garagem & Cia de Teatro, da cidade de Tatuí (SP). O espetáculo apresenta o encontro entre Lisbela e Leléu numa cidade do
Alunos do 8º ano da EMEF Professor Euclydes Ferreira recebem prêmio do Programa Boa Energia nas Escolas da empresa EDP
A EMEF Professor Euclydes Ferreira, no bairro Perequê-Mirim, foi um dos destaques da Gincana “Xô Desperdício”, dentro do Programa Boa Energia nas Escolas, promovido pela empresa EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte. O vídeo produzido pelos alunos do 8º ano ficou em
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, filme Macoura chega às telas de Caraguatatuba no mês da Consciência Negra
No dia 23 de novembro (sábado), o Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (FUNDACC) em Caraguatatuba, recebe a aguardada estreia do filme “Macoura”, com direção de Gilda Brasileiro e co-direção de Rodrigo Pereira. O evento começa às 18h e conta com uma
Fundo Social de Caraguatatuba doa mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba entregou nesta segunda-feira (11), mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui, dedicada ao acolhimento de pessoas em situação de rua. Os alimentos foram arrecadados por meio de doações solidárias durante um show realizado no último final de semana na cidade.
14º Festival do Mexilhão supera expectativas e comercializa 1,5 tonelada do molusco
O 14º Festival do Mexilhão, realizado no último final de semana, encerrou com chave de ouro o calendário gastronômico de 2024. Organizado pela Prefeitura de Caraguatatuba e Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), o festival movimentou a economia local ao comercializar cerca de 1,5 tonelada de