Pesquisar No Site
Comitê Municipal de Vigilância à Violência cria plano de combate ao alto número de suicídios em Caraguatatuba
Comitê Municipal de Vigilância à Violência cria plano de combate ao alto número de suicídios em Caraguatatuba
Dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, por meio do Comitê Municipal de Vigilância à Violência (COMVIV), apontam que de janeiro a agosto de 2017 foi detectado um alto número de ocorrências de suicídios e violência autoprovocada.
Foram 37 tentativas de suicídio (maioria dos casos com mulheres que tentam a intoxicação com remédios) e 52 lesões autoprovocadas (maioria dos casos com jovens que entraram em grupos de desafios).
Para reduzir essa estatística, o COMVIV está estruturando um plano de combate ao suicídio. A intenção é levar o tema para discussão nas escolas e em órgãos públicos com grande alcance de pessoas, como os Centros de Referência de Assistência Social.
De acordo com a presidente do Comitê, Lídia Ferreira, é fundamental levar esse tema para discussão pública. “Precisamos entrar nas escolas, falar com as famílias, para que possamos ter sucesso na redução de casos de violência autoprovocada e suicídio. Vamos capacitar nossos profissionais para que eles sempre consigam detectar e ajudar pessoas nesta situação”, afirmou.
Ao todo, foram registradas 253 notificações de violência na cidade. Os casos se referem às violências física, psicológica, sexual, autoprovocada, tortura e registros de abandono.
Das 253 notificações, 209 foram contra mulheres (82%) e 44 contra homens, sendo que, no caso da violência contra mulheres, o ato é praticado na maioria das vezes pelo cônjuge ou ex-cônjuge.
Decreto
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, assina no próximo dia 5 de outubro o decreto que cria o Comitê Municipal de Vigilância à Violência (Comviv), que terá grande papel no combate à violência no município, englobando serviços de atendimento oriundos de diversas secretarias municipais.
A intenção do órgão é levantar e analisar casos de violência na cidade, elaborar um fluxo de atendimentos e estabelecer políticas para diminuir o número de ocorrências.
O Comitê será formado por 23 membros e terá representantes das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Segurança, Educação, Assuntos Jurídicos, Esportes e Fundacc, além da Casa de Saúde Stella Maris e os Conselhos Tutelar, do Idoso, da Pessoa com Deficiência, da Condição Feminina, dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Saúde e da Assistência Social.
Veja Também Recentes
Procon de Caraguatatuba orienta consumidores sobre compras de presentes natalinos
O comércio fica aquecido em dezembro devido às compras dos presentes de Natal (25/12), “amigos secretos” das confraternizações de final de ano e da injeção do 13º salário na economia. O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba ajuda os consumidores a escapar das surpresas indesejáveis e violações dos direitos assegurados pela
Concessionária Tamoios faz alerta sobre pagamentos pendentes no Free Flow-Pedágio Eletrônico
A Concessionária Tamoios alerta que há usuários que passaram pelo Free Flow – Pedágio Eletrônico no Contorno Sul e ainda não efetuaram o pagamento da tarifa. O pedágio eletrônico começou a funcionar em 18 de novembro e está próximo de completar 30 dias de operação. Os usuários que não realizarem
Caraguatatuba organiza força-tarefa para manter praias limpas e organizadas após festas de Réveillon
O Réveillon em Caraguatatuba é sempre um sucesso, reunindo milhares de pessoas na orla da cidade para as festividades e queima de fogos. Mesmo com todo o movimento da virada de ano, a Prefeitura assume o compromisso de manter as praias limpas imediatamente após as festas, para quem quer chegar
Fundacc lança cartilha de execução para projetos fomentados pela PNAB em Caraguatatuba
Entre os destaques estão as instruções para ajustes nos projetos aprovados, o correto uso dos logotipos oficiais e a realização da prestação de contas A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) lançou o Manual de Execução de Projetos Fomentados pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), voltado para os proponentes
Prefeitura de Caraguatatuba repara trecho da Avenida Geraldo Nogueira após erosão provocada pela chuva
A Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura de Caraguatatuba fez um reparo em um trecho da Avenida Geraldo Nogueira da Silva, no Jardim Aruan, em função da erosão provocada pela chuva do último sábado (4/1). Além de transbordar da galeria, a água causou erosão nos bloquetes da via. Os operários