Pesquisar No Site
Caraguatatuba usará técnica ABA para atendimento de autistas

Caraguatatuba usará técnica ABA para atendimento de autistas
Nesta segunda-feira (2), o prefeito de Caraguatatuba Aguilar Junior, o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Leonardo Macedo, o vereador Evandro do Nascimento e profissionais do Instituto de Desenvolvimento de Gestão, Tecnologia e Pesquisa em Saúde e Assistência Social (IDGT), estiveram reunidos com representantes do Grupo de Mães de Autistas de Caraguatatuba (GMAC).

Fotos: Luis Gava/PMC
Na oportunidade, o prefeito confirmou que será adotada a Análise do Comportamento Aplicada (ABA – Applied Behavior Analyses), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi). A ABA é conjunto de técnicas e procedimentos advindos de um campo específico da psicologia comportamental.
Dentro do Conviver, programa sob responsabilidade do IDGT, está o projeto Tudo Azul, que é voltado especificamente para cuidadores familiares que serão treinados com a ABA como co-terapeutas no processo de aprendizagem da pessoa com autismo.
“Ao adotarmos a ABA, procuramos atender a maioria dos pais que nos procuraram com reivindicações. A ideia, agora, é capacitar profissionais do Ciapi para que essa metodologia seja aplicada. Estamos sempre abertos ao diálogo para atender melhor à população”, enfatizou Aguilar Junior.
Posteriormente os psicólogos, Marco Siqueira e Inara Cabral, coordenadores de projeto e técnica do IDGT, respectivamente, explicaram ao público a proposta do Programa Conviver/Projeto Tudo Azul.
“A ABA é uma abordagem científica baseada em evidência ampla que pode ser usada em diversas situações como: dependência química, transtornos do sono, transtornos de alimentação, medos e fobias. Porém, vem ganhando cada vez mais destaque na educação especial, principalmente nos casos de transtornos do espectro autista (TEA). A intervenção com ABA deve ser o mais precoce possível. No entanto, pode beneficiar jovens e adultos. Também pode ser aplicadas em casa ou na escola ou nas instituições”, explicou Marco Siqueira.

Fotos: Luis Gava/PMC
A coordenadora do GMAC, Bárbara de Almeida, afirmou estar emocionada com a ação da Prefeitura de Caraguatatuba. “Essa decisão do prefeito Aguilar Junior é uma conquista para os autistas do município”.
O professor Lucelmo Lacerda, pai de uma criança autista, disse que Caraguatatuba será pioneira no país com a adoção da ABA. “Esse é um modelo usado nos EUA e referência mundial. No Brasil, não há nenhuma cidade que adotou esse conjunto de técnicas que permite ensinar pessoas com autismo a se portar em ambientes públicos, para diminuir atitudes e ações inadequadas como a agressividade em ambientes públicos”, avaliou.
O secretário da Sepedi, Leonardo Macedo, disse que esse é o início de um processo que deverá envolver, futuramente, outras secretarias como Saúde e Educação.
Veja Também Recentes

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Membros do Conselho de Alimentação Escolar de Caraguatatuba participam de Encontro Regional em Ubatuba
Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Caraguatatuba participam do Encontro de Formação do Conselho de Alimentação Escolar das Cidades do Litoral de São Paulo, nos dias 24 e 25 de abril, na Câmara Municipal de Ubatuba. O evento tem como principal objetivo fortalecer o papel fiscalizador e deliberativo

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder