Pesquisar No Site
Caraguatatuba lança Campanha “Não dê esmola, Dê Futuro”
Caraguatatuba lança Campanha “Não dê esmola, Dê Futuro”
Com o objetivo de orientar às instituições sociais que reconhecidamente desenvolvem projetos e atendimento junto à população em situação de rua, Caraguatatuba lançará nesta segunda-feira (9/10) a Campanha “Não dê esmolas. Dê futuro”. O lançamento do programa será no auditório da Fundacc, às 14h.
O foco principal da ação serão entidades religiosas e filantrópicas e associações que fazem trabalho voluntário com este segmento. O evento será aberto ao público.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, afirma que a adesão de toda a sociedade na campanha é de extrema importância.
“Queremos orientar estas associações e aos próprios munícipes a ajudarem de maneira correta, que é por meio do contato com a Casa Transitória Luz do Caminho ou com o Creas (Centro de Referência de Assistência Social) para que estes cidadãos sejam acolhidos corretamente”, destaca.
Casa Transitória
De acordo com Fontes, ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com a equipe da Casa Transitória Luz do Caminho que tomará com as devidas providências.
O primeiro passo é o acolhimento e este momento se dará com o deslocamento de uma equipe especializada da Casa Transitória até o local indicado para acolher estas pessoas. A partir daí, elas são encaminhadas à casa para receber todo o suporte, com a inclusão de quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar).
O próximo passo é proporcionar, além da alimentação, apoio físico e psicológico. São também fornecidos produtos de higiene pessoal e banho. Além disso, a equipe técnica responsável busca a reinserção familiar e comunitária dos acolhidos, que são identificados conforme sua origem e encaminhados às suas cidades, quando assim o desejam.
Documentos pessoais destes acolhidos também são renovados ou providenciados conforme cada necessidade.
A Prefeitura de Caraguatatuba informa que a Casa Transitória Luz do Caminho é a entidade conveniada com o município para acolher oficialmente às pessoas em situação de rua. A população que deseja ajudar deve encaminhar estes cidadãos ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) ou entrar em contato diretamente com a Casa Transitória. Crianças e adolescentes nesta situação devem ser encaminhados ao Conselho Tutelar (12) 3887-6287.
Serviço:
Casa Transitória Luz do Caminho
Rua: Banco Itaú, 201 – Porto Novo
Telefone: (12) 3887-6287
Centro de Referência Especializada de Assistência Social
Rua: Senador Feijó, n. 165 – Jardim Aruan
Telefone: (12) 3882-5236
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba inicia transição de governo na próxima segunda
A Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima segunda-feira (4/11) o processo de transição de governo. Para isso, foi publicado em outubro o Decreto 2.044/24 que dispõe sobre a transição do governo municipal e sobre a nomeação dos membros da respectiva equipe. A transição de governo é o procedimento institucionalizado que
UNITAU e Prefeitura de Caraguatatuba realizam atividade com foco na prevenção de acidentes nas praias
A Universidade de Taubaté (UNITAU), com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, realizará neste sábado (9), das 8h às 12h, uma ação que visa à prevenção de acidentes nas praias. A iniciativa é parte do programa “UNITAU na sua vida”, que visa integrar saúde, educação e conscientização em benefício da comunidade,
Núcleo Artístico Atlântica apresenta espetáculo “Somos Todos Alvo” com entrada gratuita
Neste domingo, 27 de outubro, às 17 horas, acontece no Auditório do Polo Cultural do Centro, o espetáculo, “Somos Todos Alvo”, com direção de Minerva Almeida. A entrada é gratuita. A peça apresenta temáticas sensíveis como vício em aposta online e relações abusivas, convidando o público a interferir diretamente no destino
Caraguatatuba é reconhecida em dupla premiação por eliminar transmissão vertical de HIV e Sífilis
Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (12), o prestigiado 6º Prêmio Luiza Matida, em reconhecimento à sua conquista na eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis congênita. A cidade integrou um grupo de 34 municípios do estado de São Paulo que receberam a dupla certificação. A cerimônia de premiação ocorreu durante
Empresa EDP apresenta Projeto Verão e promete equipes fixas no Litoral Norte
A EDP apresentou nesta quinta-feira (07/11) o Projeto Verão para as cidades administradas pela concessionária. Segundo a empresa, haverá reforço de novas equipes técnicas para mobilização em campo e no Centro de Operação Integrado (COI), além de equipes multidisciplinares. Em caso de necessidade, será realizada a migração de técnicos de outras