Pesquisar No Site
Caraguatatuba lança Campanha “Não dê esmola, Dê Futuro”

Caraguatatuba lança Campanha “Não dê esmola, Dê Futuro”
Com o objetivo de orientar às instituições sociais que reconhecidamente desenvolvem projetos e atendimento junto à população em situação de rua, Caraguatatuba lançará nesta segunda-feira (9/10) a Campanha “Não dê esmolas. Dê futuro”. O lançamento do programa será no auditório da Fundacc, às 14h.
O foco principal da ação serão entidades religiosas e filantrópicas e associações que fazem trabalho voluntário com este segmento. O evento será aberto ao público.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, afirma que a adesão de toda a sociedade na campanha é de extrema importância.
“Queremos orientar estas associações e aos próprios munícipes a ajudarem de maneira correta, que é por meio do contato com a Casa Transitória Luz do Caminho ou com o Creas (Centro de Referência de Assistência Social) para que estes cidadãos sejam acolhidos corretamente”, destaca.
Casa Transitória
De acordo com Fontes, ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com a equipe da Casa Transitória Luz do Caminho que tomará com as devidas providências.
O primeiro passo é o acolhimento e este momento se dará com o deslocamento de uma equipe especializada da Casa Transitória até o local indicado para acolher estas pessoas. A partir daí, elas são encaminhadas à casa para receber todo o suporte, com a inclusão de quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar).
O próximo passo é proporcionar, além da alimentação, apoio físico e psicológico. São também fornecidos produtos de higiene pessoal e banho. Além disso, a equipe técnica responsável busca a reinserção familiar e comunitária dos acolhidos, que são identificados conforme sua origem e encaminhados às suas cidades, quando assim o desejam.
Documentos pessoais destes acolhidos também são renovados ou providenciados conforme cada necessidade.
A Prefeitura de Caraguatatuba informa que a Casa Transitória Luz do Caminho é a entidade conveniada com o município para acolher oficialmente às pessoas em situação de rua. A população que deseja ajudar deve encaminhar estes cidadãos ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) ou entrar em contato diretamente com a Casa Transitória. Crianças e adolescentes nesta situação devem ser encaminhados ao Conselho Tutelar (12) 3887-6287.
Serviço:
Casa Transitória Luz do Caminho
Rua: Banco Itaú, 201 – Porto Novo
Telefone: (12) 3887-6287
Centro de Referência Especializada de Assistência Social
Rua: Senador Feijó, n. 165 – Jardim Aruan
Telefone: (12) 3882-5236
Veja Também Recentes

Congresso técnico do torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo será nesta terça-feira (15)
Está marcado para esta terça-feira (15), o Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão. Todas as equipes inscritas estão convidas a participar do encontro, a partir das 19h, no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), localizado na Avenida

Servidores e representantes de entidades parceiras do Governo participam de capacitação sobre Marco Regulatório para o 3º setor
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba e representantes de entidades sociais participaram de uma capacitação sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), como é conhecida a Lei nº 13.019/2-14, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), nesta quinta-feira (27). De acordo com a

Secretaria Serviços Públicos promove reparos e limpeza em vários bairros de Caraguatatuba
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos executaram atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (24/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, assentamentos de pisos, jardinagem, desobstrução de valas de drenagem e consertos em

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro

Confira programação esportiva deste fim de semana em Caraguatatuba
Caraguatatuba respira esporte e neste fim de semana (22 e 23 de março) não será diferente. A cidade será palco de diversas modalidades, como beach soccer, futevôlei, beach tênis, vôlei de praia e futebol. A programação começa nesta sexta-feira (21), com a final do Campeonato Municipal de Beach Soccer (Adulto)