Pesquisar No Site
Ação coordenada da Prefeitura de Caraguatatuba promove enterro de baleia Jubarte no Aruan

Ação coordenada da Prefeitura de Caraguatatuba promove enterro de baleia Jubarte no Aruan

Foto: Cláudio Gomes/PMC
Em uma ação rápida e eficaz, a Prefeitura de Caraguatatuba e o Instituto Argonauta trabalharam em conjunto para enterrar uma baleia Jubarte que apareceu morta e ficou encalhada na praia do Aruan, próximo à ponte sobre o Rio Lagoa.
Participaram da ação as Secretarias de Serviços Públicos (Sesep) e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap), que seguiram orientações prestadas pelo Instituto Argonauta para fazer o enterro do animal. Além disso, a Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil coordenou a circulação de veículos e pedestres próximos ao local.
Segundo Hugo Gallo, presidente do Instituto Argonauta, o enterro é a melhor providência a ser tomada no caso dessa baleia, levando em consideração o avançado estágio de putrefação do animal.
Gallo conta que o animal morto foi avistado pela primeira vez em 8 de outubro, boiando entre a Ilhabela e Caraguatatuba.

Foto: Cláudio Gomes/PMC
“Fomos ao local tentar localizar e só a encontramos no dia seguinte. Rebocamos o corpo até a Ilha do Mar Virado, nas proximidades da Praia da Tabatinga e lá fizemos o seu fundeamento para que não fosse arrastado pela força da maré”, explica.
Ele acredita que durante a madrugada de hoje, com a agitação do mar, os cabos que prendiam o animal ancorado no fundo das águas devem ter se rompido e levado a baleia até à praia do Aruan.
“Mas graças à agilidade da Prefeitura de Caraguatatuba, tudo foi resolvido hoje mesmo, durante a manhã. O trabalho coordenado das secretarias solucionou o que poderia ser um enorme problema, se não fosse a presteza de todos os envolvidos na ação”.
O enterro

Foto: Cláudio Gomes/PMC
A Sesep levou à praia do Aruan uma pá carregadeira e uma escavadeira hidráulica, além de uma equipe de seis funcionários, que foram orientados a abrir uma cova com quatro metros de profundidade, 15 metros de comprimento e sete de largura. Foi necessário rolar o corpo do animal até a cova, que foi coberta com a areia que já tinha resquícios do animal.
Hugo Gallo acredita que o forte odor do corpo em putrefação ainda será sentido por aproximadamente dois dias. “Depois, a tendência é desaparecer”.
Os trabalhos foram coordenados desde o seu início, às 9h, até o encerramento, às 13h, pelos secretários da Smaap, Marcel Giorgeti, e Sesep, Roberti Costa.
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

#ElasTech reúne centenas de alunas em evento de tecnologia de inclusão de gênero em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (24), no Teatro Mário Covas, a primeira edição do #ElasTech, evento de tecnologia de inclusão de gênero. As atividades foram propostas para conscientizar sobre a necessidade de mais meninas e mulheres no

Governo convoca novos estagiários para serviço público municipal de Caraguatatuba
Mais dez alunos aprovados de dois cursos do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 de novembro são esperados até a próxima quarta-feira (30/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração de Caraguatatuba, no Centro.

Cineasta e fotógrafo Ralph Friedericks ministra oficina de efeitos especiais na próxima semana em Caraguatatuba
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, recebe no dia 17/5 (sábado), às 15h, a oficina gratuita “Cinema com efeitos especiais”, com o cineasta e fotógrafo, Ralph Friedericks. A realização é do Pontos MIS (programa do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo), em parceria com o governo municipal,

Alunos do 6º ano da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar participam de experimentação de diversas frutas e sucos
Apaixonado pelo ofício de educar, o professor de Geografia, Antônio Carlos Oliveira, o Lula, gosta de inovar no ambiente de trabalho, ou seja, na sala de aula com os alunos. Um dos projetos que anualmente coloca em prática é o Dia da Alimentação Saudável na Escola. O projeto funciona da