Pesquisar No Site
Ação coordenada da Prefeitura de Caraguatatuba promove enterro de baleia Jubarte no Aruan
Ação coordenada da Prefeitura de Caraguatatuba promove enterro de baleia Jubarte no Aruan
Em uma ação rápida e eficaz, a Prefeitura de Caraguatatuba e o Instituto Argonauta trabalharam em conjunto para enterrar uma baleia Jubarte que apareceu morta e ficou encalhada na praia do Aruan, próximo à ponte sobre o Rio Lagoa.
Participaram da ação as Secretarias de Serviços Públicos (Sesep) e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap), que seguiram orientações prestadas pelo Instituto Argonauta para fazer o enterro do animal. Além disso, a Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil coordenou a circulação de veículos e pedestres próximos ao local.
Segundo Hugo Gallo, presidente do Instituto Argonauta, o enterro é a melhor providência a ser tomada no caso dessa baleia, levando em consideração o avançado estágio de putrefação do animal.
Gallo conta que o animal morto foi avistado pela primeira vez em 8 de outubro, boiando entre a Ilhabela e Caraguatatuba.
“Fomos ao local tentar localizar e só a encontramos no dia seguinte. Rebocamos o corpo até a Ilha do Mar Virado, nas proximidades da Praia da Tabatinga e lá fizemos o seu fundeamento para que não fosse arrastado pela força da maré”, explica.
Ele acredita que durante a madrugada de hoje, com a agitação do mar, os cabos que prendiam o animal ancorado no fundo das águas devem ter se rompido e levado a baleia até à praia do Aruan.
“Mas graças à agilidade da Prefeitura de Caraguatatuba, tudo foi resolvido hoje mesmo, durante a manhã. O trabalho coordenado das secretarias solucionou o que poderia ser um enorme problema, se não fosse a presteza de todos os envolvidos na ação”.
O enterro
A Sesep levou à praia do Aruan uma pá carregadeira e uma escavadeira hidráulica, além de uma equipe de seis funcionários, que foram orientados a abrir uma cova com quatro metros de profundidade, 15 metros de comprimento e sete de largura. Foi necessário rolar o corpo do animal até a cova, que foi coberta com a areia que já tinha resquícios do animal.
Hugo Gallo acredita que o forte odor do corpo em putrefação ainda será sentido por aproximadamente dois dias. “Depois, a tendência é desaparecer”.
Os trabalhos foram coordenados desde o seu início, às 9h, até o encerramento, às 13h, pelos secretários da Smaap, Marcel Giorgeti, e Sesep, Roberti Costa.
Veja Também Recentes
CCZ de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Somente na próxima sexta-feira (1º/11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. O atendimento será feito apenas presencialmente e as senhas começam a ser distribuídas, a partir das 8h30.
Prefeitura de Caraguatatuba faz retirada de peixes mortos na praia do Indaiá
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realiza nesta semana a retirada de cerca de 150 kg de peixes mortos das areias da praia do bairro Indaiá, região central da cidade. Para a ação, a Sesep utilizou um rastelo mecânico, que vem sendo utilizado também
Procon de Caraguatatuba fornece orientações para compras na Black Friday 2024
A Black Friday de 2024 será marcada por grandes descontos em vários tipos de produtos e serviços na próxima sexta-feira (29/11). A Black Friday (a sexta-feira após o Dia de Ações de Graças nos Estados Unidos), incorporada ao mercado brasileiro, é a penúltima data importante para o comércio antes do
Caraguatatuba está com vagas disponíveis para feiras de Artes e Artesanatos do Centro e da Martim de Sá
Caraguatatuba segue até o dia 27 de novembro com inscrições abertas para seis vagas remanescentes de novos expositores na Feira Municipal de Artes e Artesanato (Femaac), dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro e da Praça Antônio Fachini, na Martim de Sá. São disponibilizadas três vagas para
Caraguatatuba é um dos 5 municípios brasileiros com certificação máxima em Previdência Social – Pró-Gestão Nível IV
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) recebeu a certificação Pró-Gestão Nível IV do Ministério da Previdência Social (MPS) como reconhecimento da gestão eficiente da entidade. Agora, Caraguatatuba é uma das cinco cidades brasileiras com o selo do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes