Pesquisar No Site
1º Fórum encerrou atividades da 2º Semana de Segurança Alimentar
1º Fórum encerrou atividades da 2º Semana de Segurança Alimentar
A 2ª Semana de Segurança Alimentar encerrou no sábado (21/10) com o 1º Fórum de Segurança Alimentar. O evento, realizado no auditório da FUNDACC, abordou diversos assuntos voltados à discussão de políticas públicas como ferramenta para o desenvolvimento municipal.
O funcionário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cesar El Pharro Costa palestrou sobre hortas domésticas na agricultura familiar e ensinou como ter em casa uma horta de qualidade sem gastar muito.
“A falta de espaço não é motivo para não ter a horta em casa, e sim, uma boa maneira de economizar na compra de alimentos e, ao mesmo tempo, consumir frutas, verduras, legumes e temperos mais saudáveis, sem agrotóxicos”, afirmou ele.
Técnicos da ONG Casa da Criança de Taubaté falaram sobre Aleitamento Materno e o programa Banco de Leite Humano, o primeiro mantido e vinculado a uma entidade assistencial filantrópica.
A enfermeira Fernanda Muassab Fernandes explicou que o programa desenvolve a prestação de serviços adequados para o atendimento ambulatorial às gestantes, nutrizes e recém-nascidos, por meio de orientações individuais e atividades em grupo.
“Também realizamos recepção, consultas médicas, laboratório de análise do leite, estocagem, coleta e processamento do leite materno e seu envio às UTIs Neonatais de Taubaté e de Pindamonhangaba”, disse.
O Fórum encerrou com a palestra do agrônomo Dr. Marcos Roberto Furlan, com o tema “Alimentação do Campo a Mesa”, abordando os diversos tipos de legumes; a importância dos alimentos orgânicos e como reconhecê-los e o princípio ativo de alguns alimentos.
O evento também contou com a apresentação do grupo musical da Casa Beija Flor e do grupo de dança Geração Futuro.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, disse ser um momento especial, já que a última semana foi realizada em 2007. “É uma honra poder retomar essas atividades e levar tanto conhecimento à população”, destacou.
“Caraguatatuba não é só turismo, é também uma cidade agrícola. Temos quase 100 agricultores locais que fornecem para escolas municipais e diversos comércios da cidade”, finalizou o secretário.
A presidente do COMSEA, Benedita Caetano dos Santos, agradeceu a presença de todos e disse que, o Conselho precisa muito da participação da população nas reuniões. “É muito importante ouvirmos as opiniões dos munícipes para realizamos ações efetivas nessa área”, disse.
A 2ª Semana de Segurança Alimentar foi promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e parceria das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação e Esporte.
Veja Também Recentes
6ª parcela do ISS Fixo e das taxas de licença da Prefeitura de Caraguatatuba vence na próxima sexta-feira
A sexta e última parcela das seis do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba vence nesta sexta-feira (20/12). Os carnês online estão disponíveis para download no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na parte destinada aos Serviços Online (no link da 2ª
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 42 estagiários aprovados de seis cursos das duas seleções de 2024
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais 42 aprovados de seis cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e setembro para comparecer até a próxima quarta-feira (18/12),
CCZ de Caraguatatuba encaminha 106 animais para adoção neste ano e 30 pets ainda aguardam um novo lar
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba continua com o trabalho de encontrar novos lares para cães e gatos resgatados em situações de maus tratos. Este ano, 106 animais já foram adotados, mas ainda 30 pets aguardam um novo lar. O CCZ costuma realizar uma vez por mês
Prefeitura de Caraguatatuba retira cercas irregulares em área pública no Porto Novo
Em uma ação conjunta com a Policia Militar Ambiental, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, retirou as cercas irregulares que começaram a ser instaladas em uma área pública no bairro Porto Novo, região Sul da cidade. A medida foi tomada para coibir a tentativa de apropriação
Time de futsal feminino de Caraguatatuba disputa 86º Jogos Abertos do Interior
A equipe de futsal feminino de Caraguatatuba vai representar a cidade na 86ª edição dos Jogos Abertos do Interior, de 15 a 20 de dezembro, em São José do Rio Preto. O time conquistou o vice-campeonato inédito nos Jogos Regionais 2024, garantindo a vaga nesta importante etapa. Os Jogos Abertos