Pesquisar No Site
1º Fórum encerrou atividades da 2º Semana de Segurança Alimentar
1º Fórum encerrou atividades da 2º Semana de Segurança Alimentar
A 2ª Semana de Segurança Alimentar encerrou no sábado (21/10) com o 1º Fórum de Segurança Alimentar. O evento, realizado no auditório da FUNDACC, abordou diversos assuntos voltados à discussão de políticas públicas como ferramenta para o desenvolvimento municipal.
O funcionário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cesar El Pharro Costa palestrou sobre hortas domésticas na agricultura familiar e ensinou como ter em casa uma horta de qualidade sem gastar muito.
“A falta de espaço não é motivo para não ter a horta em casa, e sim, uma boa maneira de economizar na compra de alimentos e, ao mesmo tempo, consumir frutas, verduras, legumes e temperos mais saudáveis, sem agrotóxicos”, afirmou ele.
Técnicos da ONG Casa da Criança de Taubaté falaram sobre Aleitamento Materno e o programa Banco de Leite Humano, o primeiro mantido e vinculado a uma entidade assistencial filantrópica.
A enfermeira Fernanda Muassab Fernandes explicou que o programa desenvolve a prestação de serviços adequados para o atendimento ambulatorial às gestantes, nutrizes e recém-nascidos, por meio de orientações individuais e atividades em grupo.
“Também realizamos recepção, consultas médicas, laboratório de análise do leite, estocagem, coleta e processamento do leite materno e seu envio às UTIs Neonatais de Taubaté e de Pindamonhangaba”, disse.
O Fórum encerrou com a palestra do agrônomo Dr. Marcos Roberto Furlan, com o tema “Alimentação do Campo a Mesa”, abordando os diversos tipos de legumes; a importância dos alimentos orgânicos e como reconhecê-los e o princípio ativo de alguns alimentos.
O evento também contou com a apresentação do grupo musical da Casa Beija Flor e do grupo de dança Geração Futuro.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, disse ser um momento especial, já que a última semana foi realizada em 2007. “É uma honra poder retomar essas atividades e levar tanto conhecimento à população”, destacou.
“Caraguatatuba não é só turismo, é também uma cidade agrícola. Temos quase 100 agricultores locais que fornecem para escolas municipais e diversos comércios da cidade”, finalizou o secretário.
A presidente do COMSEA, Benedita Caetano dos Santos, agradeceu a presença de todos e disse que, o Conselho precisa muito da participação da população nas reuniões. “É muito importante ouvirmos as opiniões dos munícipes para realizamos ações efetivas nessa área”, disse.
A 2ª Semana de Segurança Alimentar foi promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e parceria das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação e Esporte.
Veja Também Recentes
EDP realiza blitz de segurança em Caraguatatuba para prevenção de acidentes com energia na construção civil
A EDP, distribuidora de energia elétrica do Litoral Norte, promove, na quinta (24) e sexta-feira (25), em Caraguatatuba, ações de conscientização para os riscos de acidentes com energia elétrica na construção civil. A Blitz de Segurança, que percorrerá canteiro de obras da cidade, faz parte da campanha de segurança da
Prefeitura divulga classificação para bolsa de estudos para alunos em vulnerabilidade social
A Prefeitura de Caraguatatuba divulga nesta terça-feira (05) em Diário Oficial do Município, a classificação para concessão de bolsas de estudos no Colégio Módulo para alunos em vulnerabilidade social. Veja aqui O processo seletivo teve a finalidade de conceder um total de 39 bolsas de estudos, que vão de 33,33%
No mês da consciência negra MACC apresenta exposições com temáticas Afro
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a partir desta sexta-feira (1/11), às 18 horas, três novas exposições que visam valorizar a cultura negra do município: a 3ª Mostra Coletiva da Consciência Negra, com curadoria da Comissão Setorial de Artes Plásticas; Olhos de África, com curadoria de
Prefeitura executa obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes no Pegorelli
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, executa as obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes, no bairro do Pegorelli, Região Sul da cidade. As intervenções foram divididas em três trechos. Nos trechos já liberados e desapropriados, a empresa terceirizada executa os serviços, como da
Prefeitura de Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Proclamação da República
As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não vão funcionar nesta sexta-feira (15/11), em função do feriado da Proclamação da República. O atendimento ao público continua na próxima segunda-feira (18), às 8h30, no Paço Municipal, e no horário habitual de cada setor. O expediente volta a ser suspenso novamente na quarta-feira