Pesquisar No Site
1º Fórum encerrou atividades da 2º Semana de Segurança Alimentar

1º Fórum encerrou atividades da 2º Semana de Segurança Alimentar
A 2ª Semana de Segurança Alimentar encerrou no sábado (21/10) com o 1º Fórum de Segurança Alimentar. O evento, realizado no auditório da FUNDACC, abordou diversos assuntos voltados à discussão de políticas públicas como ferramenta para o desenvolvimento municipal.

Fotos: Luís Gava/PMC
O funcionário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cesar El Pharro Costa palestrou sobre hortas domésticas na agricultura familiar e ensinou como ter em casa uma horta de qualidade sem gastar muito.
“A falta de espaço não é motivo para não ter a horta em casa, e sim, uma boa maneira de economizar na compra de alimentos e, ao mesmo tempo, consumir frutas, verduras, legumes e temperos mais saudáveis, sem agrotóxicos”, afirmou ele.
Técnicos da ONG Casa da Criança de Taubaté falaram sobre Aleitamento Materno e o programa Banco de Leite Humano, o primeiro mantido e vinculado a uma entidade assistencial filantrópica.
A enfermeira Fernanda Muassab Fernandes explicou que o programa desenvolve a prestação de serviços adequados para o atendimento ambulatorial às gestantes, nutrizes e recém-nascidos, por meio de orientações individuais e atividades em grupo.
“Também realizamos recepção, consultas médicas, laboratório de análise do leite, estocagem, coleta e processamento do leite materno e seu envio às UTIs Neonatais de Taubaté e de Pindamonhangaba”, disse.

Fotos: Luís Gava/PMC
O Fórum encerrou com a palestra do agrônomo Dr. Marcos Roberto Furlan, com o tema “Alimentação do Campo a Mesa”, abordando os diversos tipos de legumes; a importância dos alimentos orgânicos e como reconhecê-los e o princípio ativo de alguns alimentos.
O evento também contou com a apresentação do grupo musical da Casa Beija Flor e do grupo de dança Geração Futuro.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, disse ser um momento especial, já que a última semana foi realizada em 2007. “É uma honra poder retomar essas atividades e levar tanto conhecimento à população”, destacou.
“Caraguatatuba não é só turismo, é também uma cidade agrícola. Temos quase 100 agricultores locais que fornecem para escolas municipais e diversos comércios da cidade”, finalizou o secretário.
A presidente do COMSEA, Benedita Caetano dos Santos, agradeceu a presença de todos e disse que, o Conselho precisa muito da participação da população nas reuniões. “É muito importante ouvirmos as opiniões dos munícipes para realizamos ações efetivas nessa área”, disse.
A 2ª Semana de Segurança Alimentar foi promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e parceria das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação e Esporte.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 171 vagas de emprego nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 161 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (19/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Pastoral da Criança visita Fundo Social de Caraguatatuba
Em uma sociedade na qual o cuidado com a infância é essencial para o desenvolvimento de uma comunidade mais justa e solidária, toda iniciativa voltada à proteção e ao bem-estar das crianças merece ser destacada. É nesse contexto que ações integradas entre o poder público e instituições da sociedade civil

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Complexo Turístico do Camaroeiro
O Complexo Turístico do Camaroeiro será o novo local em 2025 para a 15ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba. A encenação será realizada no dia 18 de abril, sexta-feira, às 20h. A classificação é livre e a entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento

Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em