Pesquisar No Site
Procon reúne representantes de hotéis e pousadas em palestra sobre Código de Defesa do Consumidor
Procon reúne representantes de hotéis e pousadas em palestra sobre Código de Defesa do Consumidor
O Procon de Caraguatatuba iniciou nesta quinta-feira (14/9), o ciclo de palestras “Noções Básicas de Direitos e Deveres” com base na Lei 8.078, de 11 de setembro 1990, que instituiu o Código de Defesa do Consumidor. O primeiro encontro foi voltado para representantes de hotéis, pousadas e restaurantes, na sede da Associação Comercial de Caraguatatuba.
O coordenador do Procon, Aliex Moreira, abordou conceitos de fornecedor, consumidor, produto, bens e serviços, direitos do consumidor e deveres do fornecedor.
Também reforçou a determinação de deixar sempre o Código do Consumidor na recepção para consulta dos clientes, preenchimento e emissão corretos da nota fiscal e a importância de deixar expresso o preço de produtos e serviços à vista, a prazo e no cartão de crédito.
Já o fiscal do Procon, João Ricardo do Nascimento Machado, chamou a atenção para que as bebidas alcoólicas não fiquem disponíveis para menores de 18 anos e também junto com sucos e refrigerantes, destinar e sinalizar área específica para fumantes, entre outros assuntos.
A representante da Pousadas Vivendas Sol e Mar e Viamar, Inês Tavano, disse que um dos pontos esclarecidos na palestra foi em relação às reservas. “Se o cliente desiste, não podemos reter 100% do valor, mas por lei, podemos cobrar 20% de multa”, explicou.
Já Sandra Abril do Hotel Paradise Indaiá achou proveitoso saber como contratar pedreiros e eletricistas e como não sair no prejuízo pela não entrega do trabalho acordado. “Não sabia que temos 90 dias de garantia, em relação ao serviço, mesmo sendo executado por um autônomo”, comentou.
Na próxima quinta-feira (21/9), às 15h, é a vez dos mercados, açougues e padarias participarem do encontro. A palestra com o setor de lojas de departamentos e afins será na quarta-feira (27/9), às 19h.
As palestras são organizadas pelo Procon de Caraguatatuba, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial.
Inscrições
Os interessados podem se inscrever na sede da ACE, localizada na R. São Sebastião, 19 – Sumaré. O horário de atendimento é das 9h às 18h. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8822.
Veja Também Recentes
Com apoio da Polícia Ambiental, Prefeitura de Caraguatatuba impede tentativa de invasão em área pública
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, impediu a tentativa de invasão em uma área pública do bairro Massaguaçu nesta quarta-feira (13). A operação contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental. Os fiscais agiram prontamente para coibir o cercamento da área e degradação da mata ao
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 30 pontos de sinalização de trânsito em outubro
A Prefeitura de Caraguatatuba, em outubro, instalou e recuperou 34 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais, quatro foram indicativas de lombadas, uma indicando mão única da via, uma de proibição
EMEF Professor Oswaldo Ferreira forma alunos do 5º ano no Proerd
Nesta sexta-feira, 108 alunos, dos 5º anos A, B, C, D e E, da EMEF Professor Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, receberam o certificado de formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O Proerd é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia
A.A. Corinthians vence o Campeonato de Futebol Amador da 2ª Divisão
Após partidas intensas, A.A. Corinthians venceu por 2 a 0 nos pênaltis e se torna campeão do Futebol Amador da 2ª Divisão. Seu adversário, E.C. Travessão, conquistou o título de vice-campeão. O jogo foi desafiador; Clayton Thiago marcou o gol que garantiu o empate para o time, mas foi nos
Câmeras do COI de Caraguatatuba ajudam polícias na solução de crimes e prisão de envolvidos
Implantando em dezembro de 2022, o Centro de Operações Inteligentes (COI) da Prefeitura de Caraguatatuba tem sido fundamental para solução de crimes praticados na cidade e na prisão de envolvidos. O sistema conta com 183 câmeras de monitoramento com reconhecimento facial e são interligadas aos sistemas de monitoramento dos Governos