Pesquisar No Site
Mais de 250 pessoas participam do 2º Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente
Mais de 250 pessoas participam do 2º Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente
Mais de 250 pessoas participaram do 2º Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente, promovido no último sábado (23/9), no auditório do Centro Universitário Módulo, que teve como tema “Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes como Prioridade Absoluta no Município”.
O encontro realizado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, reuniu diversos profissionais que atuam diretamente com esse público.
O objetivo foi promover uma reflexão e debate sobre os trabalhos voltados às crianças e adolescentes e fortalecer a garantia de Direitos e a prioridade absoluta no município de Caraguatatuba.
O vice-prefeito, Eugênio de Campos Junior, ressaltou a importância de duas palavras, cuidar e prioridade. “Termos o cuidado com nossas crianças e como prioridade em nossas vidas, é o norte do nosso trabalho. Com esse espírito e palavras, desejo que vocês levem todo aprendizado do Fórum, ao dia a dia de trabalho”, disse Campos.
A presidente do CMDCA, Patricia Sousa Moreira, agradeceu a participação de todos e disse que seu maior desejo, é que, o encontro despertasse nos participantes, a necessidade na otimização do atendimento às crianças e adolescentes.
Para o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, o evento foi um dia recheado de aprendizado. “Aprendam com as histórias e conhecimentos dos palestrantes e coloquem em prática na rotina de trabalho, tenho certeza que será muito produtivo”, finalizou.
O Fórum iniciou com a história de superação de Renato Mello, considerado o maior caso de violência infantil da América Latina.
Renato sofreu violência da mãe, desde os oito meses de vida até os 12 anos de idade, quando ela foi denunciada e presa. Passou por 42 cirurgias para reconstrução da face e atualmente, viaja todo o país contando sua história.
Após, teve a palestra do psicólogo Dr. João Laurentino dos Santos, sobre “Políticas de Prevenção de Drogas e Violências contra Crianças e Adolescentes: cuidar deles com prioridade absoluta”.
Para encerrar as atividades do período da manhã, os internos da Fundação Casa, fizeram uma apresentação de Maculelê.
O Fórum deu continuidade com a palestra da jornalista e educadora sexual, Julieta Jacob, que abordou o tema “Sexualidade na Adolescência”.
Os alunos da ETEC, do curso de Meio Ambiente falaram um pouco dos projetos que concorrem na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza.
O Fórum encerrou com a palestra sobre “Protagonismo Juvenil” do psicólogo, Erivan Freire Braga.
Também participaram do evento, secretários municipais, entidades sociais e conselheiros municipais.
Veja Também Recentes
Alunos da rede municipal recebem medalhas pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Mais um ano em que estudantes da rede municipal de ensino brilham na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Foram 19 alunos de cinco unidades escolares, que conquistaram medalhas pelo desempenho na OBA: quatro de ouro, duas de prata e 13 de bronze. Além de um tricampeonato na Jornada
Alunos do 9º ano da EMEF Professora Antonia Antunes Arouca visitam sede da TV Vanguarda em São José dos Campos
O Projeto Jovem Repórter, desenvolvido junto aos alunos do 9º ano da EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu, rendeu uma visita ao estúdio do Link Vanguarda na sede da emissora de televisão, em São José dos Campos, na quinta-feira (28). A idealizadora do projeto foi a professora Lilian
Veículo de Prefeitura do interior é apreendido em fiscalização por desvio de função pública
A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Empresa Municipal de Transporte Urbano (EMTU), a Agência de Transporte de São Paulo (Artesp) e a Polícia Militar intensificou as operações que visam coibir o transporte clandestino de passageiros, em especial, em veículos de turismo de um dia. No primeiro final de
Fundacc apresenta programação especial de encerramento das Oficinas Culturais com o tema “Mar de Cordel”
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) deu início às atividades de encerramento e certificação das oficinas culturais de 2024 com uma programação especial que tem como tema central “Mar de Cordel”. São apresentações de dança, música, artes plásticas, literatura, libras, audiovisual, fotografia, artesanato e capoeira com diversas performances
Prefeitura de Caraguatatuba altera atendimento da Coleta Seletiva e Ecopontos durante Natal e Ano Novo
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, irá suspender o serviço da Coleta Seletiva nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de dezembro, durante as comemorações de Natal. Além disso, o serviço não funcionará também nos dias 31 de dezembro e 1º