Pesquisar No Site
Cambuci é adotado na alimentação das escolas públicas em Caraguatatuba

Cambuci é adotado na alimentação das escolas públicas em Caraguatatuba
As crianças e jovens de Caraguatatuba já estão se beneficiando da experiência de terem em sua alimentação um dos produtos mais típicos do litoral, o cambuci.
O Instituto AUÁ fechou uma parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba e entrega cerca de 780 quilos do produto a cada 15 dias. A fruta é oferecida na forma de suco aos alunos ou utilizada no preparo com outras frutas como banana e laranja ou na forma de vitamina com leite.
O cambuci é rico em vitamina C, possui agentes antioxidantes e taninos, sendo repleto de fibras, que contribuem para o fortalecimento de hábitos saudáveis e diminuição de incidência da obesidade Infantil, que tem aumentado significativamente no Brasil.
De acordo com a nutricionista Fernanda Nunes, diretora do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, o cambuci beneficia diretamente a saúde das crianças e jovens em processo de crescimento.
“Ao mesmo tempo, fortalece nossa produção local e estimula o desenvolvimento econômico das comunidades. A Secretaria de Educação também adquire outros produtos provenientes da agricultura familiar como banana, tomate, inhame, mandioca, repolho, acelga, beterraba, abobrinha, entre outros”, disse a nutricionista.
O Instituto AUÁ representa os pequenos agricultores que possuem a Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), ampliando as possibilidades de comercialização do fruto. A venda para a merenda escolar gera renda com uma agricultura que preserva a região, tanto ambientalmente como em termos de tradições culturais brasileiras.
Atualmente, 68 escolas da rede pública de Caraguatatuba recebem o Cambuci de produtores do Alto da Serra, cultivado de forma agroecológica sem qualquer agroquímico.
Veja Também Recentes

Rotary Club de Caraguatatuba beneficia Cooperativa de Reciclagem com novos equipamentos
O Rotary Club de Caraguatatuba realizou a entrega dos equipamentos do Projeto de Subsídio Distrital para a Cooperativa de Reciclagem Maranata no último domingo (23). A cerimônia reuniu membros do clube, representantes da cooperativa e autoridades locais. A ação fez parte das celebrações dos 61 anos de fundação do Rotary

Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” retoma atendimento presencial a partir da próxima segunda-feira
A partir da próxima segunda-feira (24/2), o Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” (Amasb), retoma suas atividades presenciais – de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h. O espaço, localizado no Polo Cultural e Educacional “Profª Eloíza Andrade Antunes”, esteve temporariamente fechado nas últimas semanas para manutenção do sistema de ar-condicionado da

Caraguatatuba espera 300 mil turistas durante Carnaval
O Governo Municipal de Caraguatatuba espera aproximadamente 300 mil turistas durante o Carnaval, entre sexta (28/2) e terça-feira (4/3). A expectativa é que 90% dos meios de hospedagem estejam ocupados no período, incluindo hotéis, pousadas, colônias de férias e hospedagens caseiras. Ao todo, 21 blocos de rua desfilam nas regiões

Ocorrência de furto de bicicleta é registrada pela Guarda Civil de Caraguatatuba
Durante patrulhamento pela região central da cidade, agentes da Guarda Civil Municipal encontraram dois indivíduos com comportamento suspeito, sendo que um deles correspondia às características de um indivíduo previamente assinalado pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) como autor do furto de duas bicicletas ocorridas na manhã da última quarta-feira (26).

Universidade de Caraguatatuba promove conscientização sobre câncer de pele na Martim de Sá neste sábado
A Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (8), das 8h às 13h a segunda edição do Projeto “Saúde à Beira-Mar”, uma iniciativa voltada à conscientização e prevenção do câncer de pele. Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, a exposição excessiva ao sol torna-se