Pesquisar No Site
Votação de projeto da carga suplementar dos professores adjuntos será na próxima semana em Caraguá
Votação de projeto da carga suplementar dos professores adjuntos será na próxima semana em Caraguá
O projeto de lei do pagamento da carga suplementar dos professores adjuntos I e II da Prefeitura de Caraguatatuba deve ser votado na próxima terça-feira (22/8), às 19h30, na Câmara Municipal. A discussão da proposta começou ontem (17/8) e continua na segunda audiência pública nesta sexta-feira (18/8), às 18h30, no mesmo local.
O projeto de autoria do prefeito Aguilar Junior visa disciplinar a base de cálculo e incluir o pagamento da carga suplementar aos professores em substituição de classe nos afastamentos de licença-gestante, adotante, paternidade, acidente em serviço e licença-prêmio e no período do recesso, além de revogar o entendimento que não a considerava uma vantagem pecuniária.
O presidente do Legislativo, Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar), coordenou os trabalhos da audiência. O chefe da Seção de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Mário Luiz da Silva, explicou as alterações na Lei 2.065/2013, que dispõe sobre normas regulamentadoras funcionais e do Plano de Carreira e de Remuneração do Magistério Público Municipal.
De acordo com Silva, o cálculo da carga suplementar incluirá as incorporações conquistadas durante a carreira do docente. “A proposta também acrescenta os pagamentos das licenças maternidade, adoção e paternidade aos professores adjuntos. Quando se afastavam por esses motivos não recebiam no salário”, destaca.
O chefe da Seção de Programas disse que o Decreto 207/2014 (revogado pelo decreto 610/2017) regulamentava o pagamento da carga suplementar foi considerado inconstitucional. “O Supremo Tribunal Federal entendeu que a Lei 2.065/2013 não poderia ser alterada por decreto e julgou improcedente o recurso extraordinário do município na época”, recorda.
A primeira audiência pública também contou com a participação do secretário de Educação, Ricardo Ribeiro e dos vereadores Dennis Guerra, Flávio Nishiyama, Salete Paes e Tomaz Soares de Santana (Tomaz da Mansão).
Alterações
Caso o projeto de lei seja aprovado, a jornada dos professores adjuntos I e II será ampliada sempre que houver a necessidade de substituição, fazendo jus à jornada do cargo em substituição, no qual a base de cálculo a título de carga suplementar será sobre o vencimento base do cargo de origem e nunca superior ao valor da hora-aula do substituído, acrescidas das vantagens permanentes do cargo de origem estabelecidas em lei.
Quando os profissionais do magistério em substituição a título de carga suplementar forem afastados de acordo com as licenças previstas no Estatuto do Servidor, terão os vencimentos limitados à carga horária de origem do cargo.
Os professores em substituição de classe que forem afastados por licenças maternidade, adoção, paternidade, acidente de trabalho e por motivo de doença em pessoas da família, além do vencimento base e vantagens permanentes do cargo de origem, receberão também a carga suplementar no período do referido afastamento.
As horas prestadas a título de substituição serão devidas se efetivamente cumpridas, não incorporando ao vencimento do servidor. O parágrafo 4º do Artigo 87 da Lei 2.065/2013 que não considerava a carga suplementar vantagem pecuniária foi revogada.
A Câmara Municipal fica Av. Frei Pacífico Wagner, 830 – Centro. O telefone é o (12) 3897-2525.
Veja Também Recentes
Guarda Municipal atua em caso de abuso contra menor em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi acionada para atender uma ocorrência envolvendo uma denúncia de estupro de vulnerável contra uma criança de 10 anos no último domingo (19/1), no bairro do Indaiá. A equipe foi acionada durante um patrulhamento de rotina pelo bairro, ao deparar-se com uma discussão
Congresso Técnico para Campeonato Municipal de Beach Soccer é nesta sexta-feira
O Governo Municipal de Caraguatatuba realiza o congresso técnico do Campeonato Municipal de Beach Soccer nesta sexta-feira (24), às 19h, na sede da Secretaria de Esportes e Recreação. É importante que o responsável pela equipe leve a ficha de inscrição devidamente preenchida, junto com os documentos solicitados no regulamento. As
Justiça nega mandado de segurança e mantém exoneração da presidente da Fundacc
A Justiça negou o pedido de mandado de segurança impetrado pela ex-presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), contra o prefeito do município, Mateus Silva. A decisão foi proferida pelo juiz Walter de Oliveira Junior, da 3ª Vara Cível da Comarca de Caraguatatuba. A impetrante alegava que sua
Governo Municipal intensifica fiscalização dos horários de ônibus
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, intensificou a fiscalização do serviço prestado pela concessionária SOU Transportes para minimizar atrasos, faltas de viagens e problemas na conservação dos veículos. A fiscalização é realizada diariamente por agentes credenciados, por meio do Centro de Controle
Caraguatatuba recebe Cia. Estável Promodança para apresentações gratuitas
A Cia. Estável Promodança se apresenta em Caraguatatuba entre os de quinta-feira a sábado (23 a 25) no Teatro Mario Covas, com o III Ato de Coppélia e Grand Divertissement. As sessões serão realizadas às 20h na quinta e sexta-feira e em dois horários no sábado, às 15h e às