Pesquisar No Site
Votação de projeto da carga suplementar dos professores adjuntos será na próxima semana em Caraguá
Votação de projeto da carga suplementar dos professores adjuntos será na próxima semana em Caraguá
O projeto de lei do pagamento da carga suplementar dos professores adjuntos I e II da Prefeitura de Caraguatatuba deve ser votado na próxima terça-feira (22/8), às 19h30, na Câmara Municipal. A discussão da proposta começou ontem (17/8) e continua na segunda audiência pública nesta sexta-feira (18/8), às 18h30, no mesmo local.
O projeto de autoria do prefeito Aguilar Junior visa disciplinar a base de cálculo e incluir o pagamento da carga suplementar aos professores em substituição de classe nos afastamentos de licença-gestante, adotante, paternidade, acidente em serviço e licença-prêmio e no período do recesso, além de revogar o entendimento que não a considerava uma vantagem pecuniária.
O presidente do Legislativo, Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar), coordenou os trabalhos da audiência. O chefe da Seção de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Mário Luiz da Silva, explicou as alterações na Lei 2.065/2013, que dispõe sobre normas regulamentadoras funcionais e do Plano de Carreira e de Remuneração do Magistério Público Municipal.
De acordo com Silva, o cálculo da carga suplementar incluirá as incorporações conquistadas durante a carreira do docente. “A proposta também acrescenta os pagamentos das licenças maternidade, adoção e paternidade aos professores adjuntos. Quando se afastavam por esses motivos não recebiam no salário”, destaca.
O chefe da Seção de Programas disse que o Decreto 207/2014 (revogado pelo decreto 610/2017) regulamentava o pagamento da carga suplementar foi considerado inconstitucional. “O Supremo Tribunal Federal entendeu que a Lei 2.065/2013 não poderia ser alterada por decreto e julgou improcedente o recurso extraordinário do município na época”, recorda.
A primeira audiência pública também contou com a participação do secretário de Educação, Ricardo Ribeiro e dos vereadores Dennis Guerra, Flávio Nishiyama, Salete Paes e Tomaz Soares de Santana (Tomaz da Mansão).
Alterações
Caso o projeto de lei seja aprovado, a jornada dos professores adjuntos I e II será ampliada sempre que houver a necessidade de substituição, fazendo jus à jornada do cargo em substituição, no qual a base de cálculo a título de carga suplementar será sobre o vencimento base do cargo de origem e nunca superior ao valor da hora-aula do substituído, acrescidas das vantagens permanentes do cargo de origem estabelecidas em lei.
Quando os profissionais do magistério em substituição a título de carga suplementar forem afastados de acordo com as licenças previstas no Estatuto do Servidor, terão os vencimentos limitados à carga horária de origem do cargo.
Os professores em substituição de classe que forem afastados por licenças maternidade, adoção, paternidade, acidente de trabalho e por motivo de doença em pessoas da família, além do vencimento base e vantagens permanentes do cargo de origem, receberão também a carga suplementar no período do referido afastamento.
As horas prestadas a título de substituição serão devidas se efetivamente cumpridas, não incorporando ao vencimento do servidor. O parágrafo 4º do Artigo 87 da Lei 2.065/2013 que não considerava a carga suplementar vantagem pecuniária foi revogada.
A Câmara Municipal fica Av. Frei Pacífico Wagner, 830 – Centro. O telefone é o (12) 3897-2525.
Veja Também Recentes
Campanha de vacinação contra a febre amarela imuniza 474 pessoas em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba encerrou a Campanha de Intensificação da Vacinação contra a Febre Amarela, com 474 pessoas imunizadas. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde como medida preventiva para aumentar a cobertura vacinal da população e proteger contra a doença. O público-alvo da campanha foram pessoas não
Alunos do 5º ano do CIEFI Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos participam de formatura do Proerd
Nesta quinta-feira, 106 alunos dos 5º anos A, B, C e D, do Ciefi Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos, no bairro Sumaré, participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), no Ciase Sumaré – “Wilson Francisco Valente”. O Proerd é uma parceria entre a Secretaria de
Parque Juqueriquerê participa do Empreenda Caraguatatuba e doa mais de 300 mudas nativas
O Parque Natural Municipal Juqueriquerê marcou presença no Empreenda Caraguatatuba 2024, a maior feira de empreendedorismo da região, com uma participação que não apenas promoveu o parque, mas também reforçou a importância da arborização e conservação ambiental. Durante o evento, foram doadas mudas do viveiro municipal, incluindo espécies como pitangueiras,
Lar São Francisco assume administração da Instituição de Longa Permanência em Caraguatatuba
A Organização Social Lar São Francisco, desde o dia 1º de novembro, assumiu a administração da Instituição de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência Maria Lúcia Baracat (ILP). A medida foi tomada após o término do contrato de gestão 145/2023, firmado entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a
Beneficiários com dados desatualizados no CadÚnico podem ter pagamento do BPC bloqueados
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, alerta os beneficiários do BPC, Benefício de Prestação Continuada, sobre o bloqueio do pagamento para quem não realizou a inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico), para Programas Sociais do Governo Federal, nos últimos 48 meses. A medida cumpre