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Recuperação paralela é prioridade na Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba

Publicado em: 01/08/2017
Recuperação paralela (3)
Recuperação paralela é prioridade na Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba
Recuperação paralela é prioridade na Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba (Fotos: Cláudia Moysés/PMC)

Recuperação paralela é prioridade na Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba (Fotos: Cláudia Moysés/PMC)

A recuperação não deve ser encarada como castigo e sim como uma oportunidade de aprender e esclarecer as dúvidas daquilo que não foi aprendido. Para alcançar tal objetivo há que se conhecer a necessidade e a realidade dos estudantes de cada unidade escolar e inserí-la no conteúdo pedagógico do currículo anual.

Essa foi a proposta do HTPC (hora de trabalho pedagógico coletivo) ministrado pelos professores do Apoio Pedagógico, Alessandra Magalhães Ciaca e Tiago Brandão, voltado aos professores de 3º e 5º anos, da rede municipal, nessa segunda-feira (1º de agosto), na Secretaria de Educação.

“Esse HTPC foi elaborado para proporcionar momentos de estudo e reflexão sobre os materiais disponíveis na unidade escolar e estimular sistemáticas atividades que contribuam com o processo de alfabetização, o uso de jogos e tecnologias na aprendizagem da Matemática”, explicou Alessandra.

A professora Maria José Marcolino Nunes, da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, bairro Tabatinga, disse que gostou muito do encontro, pois houve troca de experiências. “É muito importante o suporte da equipe do Apoio Pedagógico para que possamos trabalhar bem com alunos que já chegam com dificuldades. O conteúdo de hoje vem ao encontro do que acredito. Aprendizagem depende do interesse e é isso que temos que despertar no aluno”, avaliou.

Recuperação paralela é prioridade na Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba (Fotos: Cláudia Moysés/PMC)

Recuperação paralela é prioridade na Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba (Fotos: Cláudia Moysés/PMC)

A colega da EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes, no Barranco Alto, Maristela José Ferreira Orlando Costa, acredita que o lúdico é fundamental para atingir o aluno. “Eles ficam até 6 horas na escola assim como nós educadores. É uma jornada cansativa, daí a necessidade de buscar alternativas como ilustração, desenhos, quadrinhos e outras formas para tornar o aprendizado mais leve”, observou.

Já a professora Flávia Alves Lima, da EMEI/EMEF Carlos Altero Ortega, Morro do Algodão, afirmou: “Dou 10 para o HTPC. Foram repassadas ideias para trabalhar de forma diferenciada e de maneira divertida. O material distribuído também é muito bom. Que venham mais encontros como este”.

Para encerrar o HTPC, o professor Tiago (Apoio Pedagógico) disse aos presentes que disponibilizará via email dos professores presentes, todos os arquivos utilizados nesta reunião, juntamente com os materiais digitais do PIC e RI.

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