Pesquisar No Site
Professores participam do 2º Seminário do Programa Formar em Rede+

Professores participam do 2º Seminário do Programa Formar em Rede+
Professores de Educação Infantil e equipes gestoras de 14 unidades escolares da rede municipal de ensino, integrantes do Apoio Pedagógico e Supervisão participaram nessa terça e quarta-feira (29 e 30/8) do 2º Seminário do Programa Formar em Rede+, na Secretaria de Educação, no Indaiá.

Foto: Claudia Moyses/PMC
O programa iniciado em abril do ano passado tem o objetivo de fortalecer as políticas públicas na Educação Infantil, voltadas à faixa etária de 4 a 5 anos e 11 meses de idade, por meio de qualificação técnico-pedagógica.
A instrutora Ana Lúcia Bresciane, do Instituto Avisa Lá (SP), mediadora do seminário, abordou a linguagem escrita como um sistema e não apenas como um código a ser decifrado; o que e como as crianças pensam a escrita; como constroem as suas hipóteses; e quais as intervenções dos professores para que elas avancem no processo de escrita.
Também repensar as práticas de leitura, a qualidade dos livros lidos e as ações do professor enquanto mediador da leitura.
“É importante que os educadores trabalhem com indicações de livros para os alunos, sessões simultâneas de leitura nas escolas, dinâmicas para as crianças escolherem as histórias que querem ouvir, atividades de produção de textos sem muita interferência dos professores. Esses são os desafios propostos”, disse Ana Lúcia.

Foto: Claudia Moyses/PMC
A professora Camila Simões, da 1ª Fase A, do CEI/EMEI Profª Maria Elma Mansano, avaliou que o seminário foi produtivo por direcionar e nortear os trabalhos desenvolvidos no dia a dia com as crianças.
“Na escola já realizamos a leitura simultânea. Uma vez por mês, as atividades na escola são paralisadas e todos se concentram somente na leitura. Também trabalhamos as indicações de livros por meio de brincadeiras e entre as turmas”, contou.
O Programa Formar em Rede+ teve início em abril de 2016 e termina em 2018 e tem como parceiros o Instituto Sonho Grande, financiador, o Instituto Avisa Lá, responsável técnico, e a Secretaria Municipais de Educação.
Veja Também Recentes

Projeto Guri – Polo Fundacc está com inscrições abertas para novos alunos
O Projeto Guri – Polo Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) está com inscrições abertas para novos alunos enquanto houver vagas. As aulas são gratuitas e não é necessário ter conhecimento musical prévio e instrumento próprio. O polo está aberto as terças e quintas-feiras, das 8h às 17h30, e

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de tráfico de drogas
Em patrulhamento preventivo pela região central de Caraguatatuba na noite de terça-feira (18), os agentes da Guarda Civil Municipal avistaram um indivíduo que retirava algo do mato e movia-se em direção a uma aglomeração de pessoas. Ao notar a presença da viatura da Guarda Civil, o indivíduo tentou se desvencilhar

Desfile de pets é destaque em Caraguatatuba na abertura do Carnaval 2025
Caraguatatuba abre oficialmente o Carnaval 2025 na próxima sexta-feira (28), com uma programação especial para todos os foliões. O Blocão será um dos destaques da noite com o desfile dos pets pelo Centro da cidade às 21h30. Os tutores devem usar a imaginação e fantasiar seu bichinho para compor o

Caraguatatuba impulsiona qualificação do turismo com participação em workshop em São Paulo
A Secretaria de Turismo de Caraguatatuba participou, na última quinta-feira (20), do workshop “Apoio e Incentivo à Comercialização de Roteiros e Experiências Turísticas no Estado de São Paulo”, realizado na sede da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado. O evento teve como objetivo fortalecer a atuação dos receptivos turísticos

Funcionárias da Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba celebram Dia Internacional da Mulher com café da manhã
Ao todo 113 funcionárias, entre servidoras e bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) das Regionais Sul, Centro e Norte foram recepcionadas com um café da manhã em comemoração ao Dia Internacional da Mulher nesta terça-feira (11/3), na Secretaria de Serviços Públicos, no Jardim Aruan, em Caraguatatuba. As homenageadas trabalham na