Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba e CMDCA capacitam rede de atendimento à criança e ao adolescente
Prefeitura de Caraguatatuba e CMDCA capacitam rede de atendimento à criança e ao adolescente
O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura de Caraguatatuba promoveram na última semana, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, uma capacitação aos Conselheiros Tutelares e aos diretores de escolas municipais públicas e particulares.
A capacitação abordou o tema “A rede de educação no município, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sua interface com a lei de diretrizes e bases da educação nacional, na garantia dos direitos das crianças e adolescentes”.
No encontro, abordaram assuntos como legislações, normativas, atribuições e conceitos, situando o Conselho de Direitos no Sistema de Garantia. A capacitação evidenciou o papel do CMDCA nas suas relações com a rede de atendimento, detalhando os procedimentos de sua atuação.
Também teve como foco a articulação e fortalecimento da rede de profissionais que atuam diretamente com criança e adolescente. “Essa é uma oportunidade de consolidar e otimizar nosso trabalho”, explica o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes.
Ele anunciou que em breve será implantado um Conselho Tutelar na região Sul da cidade e a nova equipe também participou da capacitação.
A capacitação foi oferecida pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Caraguatatuba, utilizando o recurso do Fundo Municipal de Direitos da Criança e Adolescente de Caraguatatuba.
O curso foi orientado por Sônia Maria Bonfanti Gonçalves – assistente social, especialista em Políticas Sociais e em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente, ex-conselheira tutelar e do CMDCA em Campinas; e Reinaldo Balbino Pereira – ex-conselheiro tutelar e do CMDCA de Engenheiro Coelho, coordenador da Comissão Organizadora dos Encontros Bimestrais de Conselheiros Tutelares da Região Metropolitana de Campinas e Macrorregião.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe a grande final do Mini Ramp Pro Attack 2024 com estrelas do skate brasileiro neste fim de semana
Neste fim de semana, Caraguatatuba será palco da final do Mini Ramp Pro Attack 2024, o maior circuito de mini rampa do mundo. O evento ocorre na Praça da Cultura, no Centro, neste sábado (30/11) e domingo (01/12), reunindo os melhores skatistas profissionais do Brasil em disputas de alto nível.
Recadastramento para transporte universitário termina no próximo dia 16
A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba informa aos universitários que estavam cadastrados no 2º semestre de 2024, no transporte com destino às Universidades em São José dos Campos, que o prazo para realizar o recadastramento para o 1º semestre de 2025, termina dia 16 (segunda-feira), e deve ser feito
Procon de Caraguatatuba orienta consumidores sobre compras de presentes natalinos
O comércio fica aquecido em dezembro devido às compras dos presentes de Natal (25/12), “amigos secretos” das confraternizações de final de ano e da injeção do 13º salário na economia. O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba ajuda os consumidores a escapar das surpresas indesejáveis e violações dos direitos assegurados pela
Caraguatatuba reúne municípios do Litoral Norte em Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Sanitária, e em conjunto com o Grupo de Vigilância Sanitária Estadual (GVS), promoveu nesta quinta-feira (28), a 2ª Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária. O evento foi realizado no auditório do polo da Fundacc, no Centro, e reuniu representantes de
Tamoios reforça que o não pagamento da tarifa “Free Flow – Pedágio Eletrônico” gera multa de 5 pontos na CNH
O Free Flow Tamoios, praça de Pedágio Eletrônico, começou a funcionar no dia 18 de novembro no km 13,5 do Contorno Sul. A Concessionária Tamoios reforça que o pagamento da tarifa evita a multa de R$ 195,23 por evasão de pedágio, infração grave aplicada pelos órgãos competentes e punida cinco