Pesquisar No Site
Caraguatatuba oferece capacitação gratuita sobre atendimento de casos de infarto e AVC

Caraguatatuba oferece capacitação gratuita sobre atendimento de casos de infarto e AVC
Buscando a atualização de protocolo no atendimento dos médicos, enfermeiros, farmacêuticos e estudantes, em relação a casos de infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC), a Prefeitura Caraguatatuba realizará uma capacitação gratuita sobre protocolos emergenciais.
A ação é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim. O curso acontece no dia 19 de agosto (sábado), no auditório da Fundacc, na Rua Santa Cruz, 396, Centro. Haverá um café da manha de recepção aos profissionais, às 8h30. O treinamento começa às 9h e deverá ter duração de aproximadamente três horas.
De acordo com o coordenador da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), André Leandro, é importante que os profissionais de saúde que lidam diretamente com casos emergenciais participem dessa capacitação.
“Os processos de atendimento nesses casos são regidos pela Sociedade Americana de Cardiologia e pela Sociedade Brasileira de Neurologia, pois são grandes referências. Nosso treinamento terá dois dos melhores profissionais do país”, afirmou.
A capacitação do atendimento ao infarto agudo do miocárdio será ministrada pelo Dr. Pedro Duccini Trindade, que é instrutor credenciado de Advanced Cardiac Life Support (ACLS) e Basic Life Support (BLS) pela Associação Americana do Coração. Esses cursos destacam a importância da dinâmica da equipe e sua comunicação, os procedimentos de atendimento e cuidados imediatos pós-parada cardíaca.
O médico responsável pelo curso de atendimento em casos acidente vascular cerebral será o Dr. Luis Eduardo Belini, que é neurologista com mestrado na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
André Leandro falou também sobre as novas técnicas de atendimento. “Os protocolos são atualizados a cada três anos, com o melhor da ciência e tecnologia. Quanto mais ágil o atendimento, mais músculos cardíacos e células neurais são preservadas”, disse o coordenador da UPA.
Segundo o secretário de Saúde, Amauri Toledo, é muito importante à participação dos profissionais e estudantes ligados a medicina em Caraguatatuba. “Precisamos cada vez mais aprimorar o conhecimento dos profissionais que trabalham no UPA, SAMU e Santa Casa, para melhorar nosso atendimento a população”, afirmou.
Os profissionais interessados em mais informações podem ligar no telefone (12) 3897-8832, ou enviar um e-mail para andre.leandro@caraguatatuba.sp.gov.br para tirar outras dúvidas.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza evento de tecnologia de inclusão de gênero
Tecnologia e inclusão. O Governo Municipal de Caraguatatuba realiza no dia 24 de abril, às 9h, no Teatro Mário Covas, o #ElasTech – evento de tecnologia de inclusão de gênero. A data comemora o Dia Internacional das Meninas na TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Congresso Técnico define regulamento para Torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo
O Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade de Caraguatatuba e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão foi realizado na noite de terça-feira (15), no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), e reuniu mais de 60 representantes de clubes do município. O congresso definiu o

Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Reunião técnica aborda automatização de fluxos e viabilidade do Programa Facilita SP
A reunião fez parte do cronograma de implantação do fluxo automatizado de viabilidade empresarial, o VRE Municipal. Esse trabalho integra uma série de reuniões e esforços de diversas secretarias do governo municipal na modernização do ambiente de negócios e maior transparência e agilidade no processo de abertura de empresas. O