Pesquisar No Site
Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba receberá e encaminhará doações para instituições sociais
Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba receberá e encaminhará doações para instituições sociais
O Banco Municipal de Alimentos será reinaugurado na próxima segunda-feira (28/8), às 16h, na Avenida Ministro Dilson Funaro, 287, no bairro Jardim Britânia, em Caraguatatuba.
Sua principal função será atender a demanda de alimentação de 16 instituições sociais conveniadas à Prefeitura de Caraguatatuba.
Os alimentos arrecadados serão distribuídos entre entidades e organizações que atendam pessoas que necessitam de auxílio para assegurar seu direito básico à alimentação. Além disso, o Banco Municipal de Alimentos terá como prioridades ações socioeducativas, onde serão ministradas palestras, cursos e orientações nutricionais.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, explica que o Banco de Alimentos é um importante equipamento para a estruturação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional de Caraguatatuba.
“Receberemos os produtos dos supermercados e distribuiremos às entidades sociais do município para consumo próprio”, esclarece Jonas.
Os doadores poderão ser supermercados varejistas e atacadistas do município, podendo ser estendido para cidades vizinhas. As parcerias serão concretizadas por meio de contratos, assegurando receptor e doador.
Jonas enfatiza ainda que, qualquer atendimento de beneficio eventual, como cesta básica, leite, entre outros, continua sendo por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). “O Cras continuará sendo a referência dos munícipes para esse tipo de atendimento”, explicou.
Segundo a nutricionista Fernanda Cardoso, será implantado no Banco de Alimentos o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“Isso é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção”, ressaltou.
A presidente do Fundo de Social de Solidariedade, Samara Aguilar, citou outros objetivos do órgão. “Um dos nossos objetivos é combater o desperdício e a fome, através de doações de alimentos próprios para o consumo”, disse Samara, que também presidirá o Banco Municipal de Alimentos.
Cresans
Além disso, o prédio do Banco Municipal de Alimentos receberá o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans), que é um instrumento público comunitário da Política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado de São Paulo, e tem como objetivo contribuir para a aliança entre o poder público e a sociedade civil no combate à insegurança alimentar, com melhor aproveitamento dos alimentos, controle de peso, avaliação nutricional, além de oferecer cursos de geração de renda.
Veja Também Recentes
6ª parcela do ISS Fixo e das taxas de licença da Prefeitura de Caraguatatuba vence na próxima sexta-feira
A sexta e última parcela das seis do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba vence nesta sexta-feira (20/12). Os carnês online estão disponíveis para download no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na parte destinada aos Serviços Online (no link da 2ª
Caraguatatuba firma parceria com Circuito Litoral Norte de São Paulo e CVC para fomentar turismo nacional e internacional
A Prefeitura de Caraguatatuba firmou parceria com o Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo e com a CVC para lançar dois novos produtos turísticos inéditos: o Circuito Litoral Norte de São Paulo 7 dias e o Circuito Litoral Norte de São Paulo 10 dias. Essa iniciativa visa
Orçamento de Caraguatatuba para 2025 é aprovado na Câmara Municipal em 1º turno
A Câmara Municipal aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba por maioria de votos em primeiro turno na sessão ordinária da última terça-feira (26/11). O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano em R$ 1.316.180.623,00. A proposta passará
Ciapi promove palestra sobre conscientização do câncer de próstata dentro da campanha Novembro Azul
Os frequentadores do Centro Integrado de Atendimento à Pessoa com Deficiência e do Idoso (Ciapi) assistiram à palestra “Homem também precisa se cuidar”, dentro das atividades da campanha mundial Novembro Azul, voltada à conscientização sobre o câncer de próstata. O evento foi conduzido pelo médico urologista, Paulo Sérgio Abreu, que
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza empresas de atividades náuticas nas praias
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem realizado fiscalizações constantes nas praias e notificou alguns pontos de atividades náuticas realizadas de forma inadequada, colocando em risco a segurança dos banhistas. Conforme a Lei 2.252/15, artigo 11, as embarcações devem respeitar os limites de distância em relação