Pesquisar No Site
Assembleia é adotada contra a indisciplina em escola no Porto Novo
Assembleia é adotada contra a indisciplina em escola no Porto Novo
De acordo com pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Brasil mais de 60% dos educadores apontam o mau comportamento dos alunos como o maior problema em sala de aula.
Na EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, no bairro Porto Novo, em Caraguatatuba, a equipe gestora e professores adotaram a assembleia restaurativa para combater esse problema.
De acordo com o diretor Fábio Luís dos Santos, instaurar um momento de debate com os estudantes foi a estratégia empregada para diminuir o ruído em sala de aula.
“A assembleia restaurativa é uma situação democrática, onde todos podem dar sua opinião sobre os problemas e soluções para melhorar o relacionamento, a qualidade das aulas e da escola”, afirmou o diretor.
A primeira foi realizada nessa quinta-feira (17), com o 7º ano B. Além dos discentes participaram representantes do grêmio estudantil, Associação de Pais e Mestres e Conselho Escolar.
A coordenadora pedagógica, Natália Siqueira, contou que antes da assembleia foi feito um questionário com os alunos, que levantou o que eles gostam e não gostam na escola e o que esperam de contribuição do ensino formal para a vida.
Numa das dinâmicas a professora de Matemática, Kátia Apresentação, ajudou a turma a evidencias suas qualidades: participativa, assídua, trabalha bem em equipe, aprende fácil.
Por outro lado, também expuseram os defeitos: muita piadinha desnecessária, várias pessoas falando ao mesmo tempo e brincadeiras infantis como jogar bolinha de papel no colega, comprometem o aprendizado.
“Vim para a reunião, pensando no que iria falar. Eu, por exemplo, admito que converso demais. Daí, sei que não adianta apontar o erro do colega se eu não começo por mim a mudança. A assembleia foi ótima, agora vai depender de cada um”, avaliou o aluno Mario Fonseca Neto, de 13 anos.
O representante da Associação de Pais e Mestres e do Conselho Escolar, Dilson dos Santos, fez um alerta. “É muito desagradável para os pais ou avós serem chamados na escola por causa da bagunça de vocês. Sem contar que muitos são obrigados a se ausentar do trabalho para estarem, aqui, e esse tipo de situação pode prejudicá-los no emprego”.
Ao final, o grupo se comprometeu a zelar pelo bom comportamento nas aulas, com atitudes que não comprometam o relacionamento e as atividades em sala de aula.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe Cia. Estável Promodança para apresentações gratuitas
A Cia. Estável Promodança se apresenta em Caraguatatuba entre os de quinta-feira a sábado (23 a 25) no Teatro Mario Covas, com o III Ato de Coppélia e Grand Divertissement. As sessões serão realizadas às 20h na quinta e sexta-feira e em dois horários no sábado, às 15h e às
Bloqueio na Tamoios nesta terça-feira (14), a partir das 9h
A Concessionária Tamoios informa a realização de bloqueios momentâneos, nesta terça-feira (14), para aferição de radares fixos. As interdições serão realizadas pela Concessionária Tamoios com o apoio da Polícia Militar Rodoviária. As atividades serão realizadas nos seguintes horários e locais: às 9h, km 30 sentido litoral; a partir das 10h30, km
Vigilância Sanitária fecha açougue em Caraguatatuba por irregularidades
A Vigilância Sanitária atendeu, na quarta-feira (15), uma denúncia relacionada à venda de carnes impróprias e à fabricação irregular de linguiças em um açougue na região Sul. Durante a fiscalização, a equipe encontrou o estabelecimento em condições inadequadas de higiene e organização, com carnes armazenadas de maneira imprópria em uma
Prefeitura de Caraguatatuba atende moradores e limpa local de descarte irregular no Jardim Jaqueira
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba removeu na última quarta-feira (15/2), os resíduos sólidos descartados irregularmente em uma área no Jardim Jaqueira. Há muito tempo os moradores da região vinham solicitando a limpeza do terreno, que está localizado embaixo de uma linha de transmissão da Companhia Energética
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atende denuncia de ameaça familiar
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu denúncia de um indivíduo que invadiu uma residência e ameaçou os moradores no bairro Caputera. A ocorrência foi registrada na noite de quinta-feira (30), durante uma patrulha preventiva. Os agentes foram acionados pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) para averiguar um desentendimento familiar,