Pesquisar No Site
Rota do Cambuci recebe mais de 500 visitantes e é considerada um sucesso
Rota do Cambuci recebe mais de 500 visitantes e é considerada um sucesso
Pelo menos 570 pessoas visitaram, no domingo (23), a IX Rota Gastronômica do Cambuci realizada no Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), Núcleo Caraguatatuba. O evento foi considerado um sucesso entre a direção e expositores. A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural marcou presença com a Orquestra Estrela D´Ouro e o Coletivo Teatral Saturnália que contou a lenda do fruto rico na Mata Atlântica.
Para o gestor do PESM – Núcleo Caraguatatuba – Miguel Nema Neto, o evento superou todas as expectativas. “Durante todo o dia recebemos visitantes. A orquestra foi sensacional, animou e fez as pessoas dançarem. O teatro também teve um público excepcional”, analisou.
O passeio à Trilha do Jequitibá, com cerca de um quilômetro, também encantou quem aproveitou o dia para conhecer um pouco mais sobre as belezas do parque e a natureza que o rodeia.
Caso de Ana Elisabete Lima, 36 anos, moradora em Caraguá, que ainda não conhecia o local. “Isso é muito lindo. Quero vim com mais tempo e com calor para ficar no poção (cachoeira) e passear mais”.
Licores, bolo de rolo, sorvete, sequilhos, bolo, molhos. Uma variedade de produtos à base de Cambuci foi apresentada para os visitantes que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre este fruto que esteve à beira da extinção e hoje serve como geração de renda para a comunidade que vive no entorno do PESM, cercada pela Mata Atlântica.
De acordo com Miguel Neto, o objetivo do evento foi mesmo mostrar que é possível produzir sem explorar outros produtos como o palmito juçara, que tem sua extração controlada, podendo ser retirada apenas por índios.
Ainda como opções e ricas na Mata Atlântica, o gestor lembra que os produtores também levaram produtos à base de Uvaia e de Grumixama.
A Uvaia, Uvalha ou Uvaieira ganha a cada dia mais fãs no mundo da alimentação saudável. Pode ter entre 6 m a 13 m de altura, 30 cm a 50 cm de diâmetro e ocorrendo nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Além de ter uma forma bela e flores lindas, proporciona um fruto delicioso e super nutritivo.
Já a Grumixama é prima da pitanga e também conhecida como grumixaba, grumixameira, cumbixaba, ibaporoiti. Ela ocorre do sul da Bahia até Santa Catarina.
Sua fruta, saborosa e rica em antocianinas, fica ótima em compota, sucos e geleias e, melhor ainda, comida no pé, in natura. Esta frutinha cor de vinho, quando madura, é rica em antioxidantes, com elevados teores de vitaminas C, B1, B2 e flavonoides.
A fruta da grumixama também é usada na produção de aguardentes, vinagres e licores e sua madeira é adequada para uso na marcenaria e carpintaria, ideal para ser trabalhada em torno, por sua densidade e textura firme.
Veja Também Recentes
EMEF Professora Maria Moraes promove concurso de enfeites natalinos com materiais recicláveis para encerrar ano letivo
Mais de 200 enfeites de Natal já foram produzidos pelos alunos e alunas da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, no Jardim Gaivotas, e já enfeitam as dependências da unidade escolar. Os trabalhos concorrem a uma premiação no dia 7 de dezembro, no Dia da Família na Escola. A ideia
Prefeitura prepara adequações em edital para republicar novo chamamento para implantação do Hospital Veterinário
A Prefeitura de Caraguatatuba faz adequações no edital para continuar o processo de chamamento público para implantação Hospital Veterinário Municipal. O processo foi iniciado em julho deste ano, mas um morador da cidade questionou o certame e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) pediu informações ao município. Após manifestação
Prefeitura divulga classificação para bolsa de estudos para alunos em vulnerabilidade social
A Prefeitura de Caraguatatuba divulga nesta terça-feira (05) em Diário Oficial do Município, a classificação para concessão de bolsas de estudos no Colégio Módulo para alunos em vulnerabilidade social. Veja aqui O processo seletivo teve a finalidade de conceder um total de 39 bolsas de estudos, que vão de 33,33%
Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização durante feriado
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, atendeu neste final de semana 29 denúncias de perturbação de sossego. A fiscalização resultou em quatro multas no valor de 460 VRMS, equivalente a R$ 2.116 cada. Além disso, os fiscais estiveram nas praias para orientar banhistas e ambulantes a
Orçamento de 2025 vai para votação em dois turnos na Câmara de Caraguatatuba
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba na última quarta-feira (13/11) e no dia 4 de novembro. Agora, o projeto que estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano será discutido e