Pesquisar No Site
Prefeitura estuda a renovação de semáforos e câmeras de monitoramento

Prefeitura estuda a renovação de semáforos e câmeras de monitoramento
Preocupado com a violência da cidade, apesar de sua diminuição neste ano, o Prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, autorizou a Secretaria de Segurança e Trânsito a adquirir novas câmeras de monitoramento e novos semáforos para instalação no município.
Atualmente, há em toda a cidade16 câmeras de monitoramento, espalhadas pelas ruas do centro, avenida da praia e entrada da cidade. “São aparelhos antigos, instalados há mais de 8 anos, e que estiveram desativados por muito tempo”, explica o Secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Capitão Campos Júnior.

Prefeitura estuda a renovação de semáforos e câmeras de monitoramento (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
Segundo ele, já está em estudo a compra de mais 30 novos aparelhos, que serão instalados em locais a serem determinados por meio de estudos que estão sendo realizados pela Secretaria de Trânsito, em parceria com as polícias civil e militar.
Uma das agentes de fiscalização que monitora as câmeras apoia a iniciativa e fala sobre a importância dos novos aparelhos. “Essas câmeras nos permitem monitorar tudo em tempo real como acidentes de trânsito, furtos, tráfico de drogas, fluxo de veículos. E assim, podemos acionar a polícia militar, o SAMU ou qualquer outro auxílio, conforme a necessidade”.
A agente garante que as câmeras, apesar de antigas, funcionam bem. “Hoje, somente uma está em manutenção”. Ela conta também que todo o sistema de monitoramento desde os computadores até os softwares de segurança são os mais modernos. “O que vamos fazer é compatibilizar novas câmeras com esse sistema avançado”, explica.
Semáforos em estudo
Outra mudança que também já está em estudo é a troca dos antigos semáforos instalados na cidade. De acordo com o secretário Campos Júnior, a intenção é adquirir aparelhos mais modernos, que possam ser controlados à distância.
O diretor administrativo da Secretaria de Trânsito, Maurício Ferreira, conta que, dos cinco aparelhos existentes na cidade, dois estão desligados, um deles em frente a Casa de Saúde Stella Maris e outro no bairro Perequê Mirim, região Sul. “Como são semáforos de travessia, enviamos para o local, agentes de trânsito que fazem o controle, sem prejudicar o fluxo”.
Maurício explica que a empresa que faz a manutenção dos semáforos, sediada em Minas Gerais, já foi acionada para fazer reparos nos equipamentos. “Estamos aguardando a chegada da equipe técnica”.
Veja Também Recentes

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Programa Bombeiro nas Escolas forma mais uma turma em unidade educacional no bairro Martim de Sá
Alunos do 8º ano da EMEF Professor Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá, em Caraguatatuba, participaram da formatura do projeto Bombeiros na Escola, na quinta-feira (27). O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros, voltado aos estudantes do 8º e

Reunião técnica aborda automatização de fluxos e viabilidade do Programa Facilita SP
A reunião fez parte do cronograma de implantação do fluxo automatizado de viabilidade empresarial, o VRE Municipal. Esse trabalho integra uma série de reuniões e esforços de diversas secretarias do governo municipal na modernização do ambiente de negócios e maior transparência e agilidade no processo de abertura de empresas. O