Pesquisar No Site
Participantes de Festival do Camarão e Festa da Tainha fazem Curso de Manipulação de Alimentos da Fundacc

Participantes de Festival do Camarão e Festa da Tainha fazem Curso de Manipulação de Alimentos da Fundacc
Mais de 200 pessoas que vão trabalhar no 20º Festival do Camarão e 14ª Festa da Tainha, que serão realizadas este mês, em Caraguatatuba, participaram, nesta segunda-feira (3), na Fundacc – Fundação Educacional e Cultural, do Curso de Manipulação de Alimentos. No total, são nove dias de eventos gastronômicos.

Participantes de Festival do Camarão e Festa da Tainha fazem Curso de Manipulação de Alimentos da Fundacc (Fotos: JC Curtis/Fundacc)
É importante destacar que entre as obrigações dos contemplados com as barracas nas festas estão a participação nas reuniões preparatórias de organização, manipulação de alimentos, degustação, questões sanitárias, entre outras. Todos receberão certificado com validade de um ano.
A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, destaca a importância do curso para atender os mais de 50 mil visitantes que devem passar pelo Festival do Camarão que será realizado entre os dias 12 e 16 de julho na Praça da Cultura (Praia do Centro). “Organizamos o curso para que o festival seja cada vez melhor para nossa população e visitantes”.
Já a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar, ressalta a necessidade de capacitação dos pescadores e seus familiares que estarão à frente das cozinhas. “É sempre importante se capacitar e ter mais segurança quando se mexe com alimentação”.
Presente na abertura, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, observa que sua pasta tem procurado fazer o melhor para o atendimento à comunidade pesqueira. “A gestão Aguilar (Junior) tem um olhar mais humanizado para fomentar a pesca”.
O curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos foi ministrado pela nutricionista Fernanda Cardoso Fernandes, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e Segurança Alimentar, que contou, ainda, com a participação do secretário Jonas Fontes. Ela orientou os participantes em relação a uso de equipamentos básicos como touca, luvas, não ter barba ou pelos, usar a roupa de trabalho só na hora que estiver na barraca, entre outras.
A expectativa dos organizadores – Fundacc e da Associação dos Pescadores do Camaroeiro – é a comercialização de cerca de 6 toneladas do crustáceo que é a sensação da festa.
Expectativa
Para os pescadores da barraca, o curso traz a capacitação e a orientação necessária para oferecer um bom trabalho para a população, como explica a dona Elza Maria Monteiro, de 50 anos, que participa do Festival do Camarão há 20 anos. “Melhorou muito o meu atendimento. Antes gritávamos dentro das barracas para anotar os pedidos, hoje é tudo feito por comandas e senhas, tornando o ambiente mais

Participantes de Festival do Camarão e Festa da Tainha fazem Curso de Manipulação de Alimentos da Fundacc (Fotos: JC Curtis/Fundacc)
agradável”.
Dona Elza ainda explica que no começo do festival não havia cursos e o produto final poderia trazer riscos a quem consumia já que os ‘barraqueiros’ não sabiam a forma correta se manusear os alimentos. “Cada dia me ajuda mais, hoje eu sei trabalhar direitinho por causa do curso”.
Um ponto abordado durante a capacitação foi o armazenamento da comida, o que chamou a atenção de dona Eloisa Rolim do Amaral, de 50 anos, que participa com uma barraca no Festival do Camarão. “Muitas vezes a gente só coloca o alimento na geladeira e acha que está certo”.
Já para cozinheira Cirlândia Maria da Silva, de 36 anos, que trabalhará nos Festivais da Tainha e do Camarão, o curso ajuda na organização das barracas. “Tem que ter o curso para sabermos nos organizar na cozinha, saber trabalhar”.
A técnica em nutrição, Thais Monteiro Nascimento, de 21 anos, filha da ‘barraqueira’ Elza, afirma que o mais importante é a atenção que se dá à segurança do produto final. “Um fica atento ao outro, principalmente na questão do armazenamento”, destaca a jovem que trabalha com outras nove pessoas na barraca de sua família.
Tainha
A tradicional Festa da Tainha será realizada entre os dias 6 e 9 de julho, no Entreposto de Pesca, no bairro Porto Novo. A previsão de consumo é de 12 toneladas do peixe, em forma dos famosos pratos caiçaras, como a tainha recheada, a tainha assada espalmada, filé ao molho de camarão e catupiry, moqueca de tainha, entre outros. Também será comercializado o peixe fresco.
A Festa da Tainha é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca) e Conselho Municipal de Turismo (Contur).
Serviço
Festa da Tainha
Quinta-feira (06/07) – Das 19h às 0h
Sexta-feira (07/07) – Das 11h às 0h
Sábado (08/07) – Das 11h às 0h
Domingo (09/07) – Das 11h às 0h
Serviço: Entreposto de Pesca do bairro Porto Novo
Rua Izamira Pinto Santana, 708
Mais informações sobre o 20º Festival do Camarão http://www.fundacc.sp.gov.br/festival-do-camarao/
Festival do Camarão
Quarta – feira (12/07) – das 17h às 23h59
Quinta – feira (13/07) – das 10h às 23h59
Sexta – feira (14/07) – das 12h às 23h59
Sábado – (15/07) – das 12h às 23h59
Domingo – (16/07) – das 9h às 23h59
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações